Registros de filhos de portugueses nascidos no Brasil

Fui informado no consulado aqui em Belém do Pará que mesmo sendo neto de Português, que se meu avô não tivesse feito o registro de minha mãe em Portugal eu não teria o direito a cidadania, as informações que tenho sobre isso são muito poucas, o que eu sei é que ela chegou a ir pelo menos uma vez com meus avós a Portugal, e como ele era muito organizado com as coisas dele acredito que tenha feito o tal registro, gostaria de saber se existe algum meio de verificar a existência de tal registro, pois não consigo achar nada referente a ele os dados que tenho foram os que consegui junto ao arquivo da Beneficente Portuguesa do Pará onde ele era remido e se alguém puder me ajudar e ou orientar, uma vez qua não consigo nem os registros dele e agora muito menos o registro referente a ela, os dados que tenho deles são os abaixo.

Nome do meu avô: Luiz Alves Castanheira ou Luiz Alves (eu achava que castanheira fosse apelido mas na beneficente está como sobrenome)
Nome do Pai: Antonio Alves Castanheira
Nome da Mãe: Maria do Rosário Alves
Naturalidade: Marmeleiro (no registro da beneficente aparece ao lado de Marmeleiro a palavra Cesta que já pesquisei e não sei do que se trata)

O nome de solteira de minha Mãe: Maria Adelaide de Sá Alves, nasceu em Belém do Pará, bairro do Comércio, na década de 30
Nome do meu Avô: Luiz Alves Castanheira ou Luiz Alves
Nome da minha Avó: Violeta Inês de Sá Alves
antecipadamente agradeço qualquer ajuda ou orientação.

Comentários

  • Sua mãe é viva? Se for, basta você pedir a nacionalidade para ela com os documentos do seu avô. Uma vez que ela tenha a atribuição de nacionalidade, você pode pedir. Se não for, você pode pedir a nacionalidade para netos, que necessita comprovação de vínculos com Portugal. Isso foi só para esclarecer que você provavelmente tem direito, fique tranquilo.
  • Pois é ela não esta mais viva e quase todos os documentos referente ao meu avô sumiram, e agora estou desesperado atrás dos registros dele de nascimento, batismo de saída de Portugal e de chegada ao Brasil e nos sites de Portugal não aparece nada.
    Estou tentando como neto, mas ja vi que se depender do consulado aqui de Belém do Pará, não vou conseguir.
  • editado January 2018
    Uma vez que tenha os documentos, mande direto pra Lisboa, que é a única que faz processo para netos. Os consulados apenas recebem e repassam para lá.

    Quanto aos documentos, não consegui te ajudar... Tem um pessoal mais "craque" em localizar certidões aqui, provavelmente daqui a pouco algum deles responde algo.

    Você já tentou contato com o Arquivo Distrital de Guarda?
    Provavelmente está neste livro aqui, que não está digitalizado:
    http://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1290240

    Faça a consulta e informe o Código de referência PT/ADGRD/PRQ/PGRD22/001/00002 juntamente com os dados do seu avô para o email mail@adgrd.dglab.gov.pt (não sei se esse email vai funcionar, mas foi o único que achei)
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado January 2018
    Dário

    Você não informou a data de nascimento do seu avô. Acredito que seja Marmeleiro do Concelho de Sertã (semelhante a Cesta)

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Marmeleiro_(Sert%C3%A3) - Distrito de Castelo Branco.

    Com a data de nascimento poderemos saber onde procurar.
  • Dário,

    a informação da Mariza está correta. Seu avô solicitou passaporte em 1919, nessa época a grafia de Sertã era Certã. Abaixo o assento nº 7, do ano de 1901, nascimento 01 de maio de 1901 (clica no m0005.tif):

    http://digitarq.adctb.arquivos.pt/viewer?id=1067001
  • Bom Dia.
    Ontem como da para perceber acima, fui dormir muito desanimado, mas graças a vcs hj comecei a caminhada para conseguir a cidadania portuguesa minha e de minha família, vcs não tem ideia da ajuda que deram.
    Guilherme deixe eu perturbar vcs mais um pouco, a informação do pedido de passaporte, tem como eu ter acesso a imagem ou vc pode dizer como consigo o acesso?
  • Mariza/Guilherme
    Eu já consegui as imagens da certidão e da solicitação do passaporte (graças a vcs).
    Vcs poderiam me orientar quanto quanto ao registro de minha mãe, quanto a situação que o pessoal do consulado colocou sobre ele ter feito o registro dela já que ela esteve pelo menos uma vez com eles em Portugal,

    O nome de solteira de minha Mãe: Maria Adelaide de Sá Alves, nasceu em Belém do Pará, bairro do Comércio, na década de 30
    Nome do meu Avô: Luiz Alves
    Nome da minha Avó: Violeta Inês de Sá Alves.

    Desculpem ficar alugando vcs mas não tenho muita intimidade com o sistema de buscas dos sites portugueses.
  • editado January 2018
    Não sei se é o caminho certo, mas acho que não custa tentar:
    Envie um email para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt com os dados completos de sua mãe (nome de solteira, dia/mês/ano de nascimento, nome dos pais, cidade, estado, país) e pergunte se há registo.
    Se o seu pai a registrou em Portugal quando esteve lá, esse registro provavelmente já foi informatizado e deve retornar alguma coisa.

    Se alguém tiver alguma outra ideia, "grite"! :)
  • @DárioJr

    Siga as orientações de @jhmelman.
  • Obrigado pela dica vou tentar.
  • jhmelman/Mariza guerra, bom dia
    Infelizmente na embaixada e no endereço indicado por vcs não obtive sucesso, porem fazendo mais buscas consegui mais informações sobre a minha mãe se vcs puderem dar mais uma ajuda agradeceria
    Nome Maria Adelaide Sá Alves
    Nasceu no Brasil na cidade de Belém no Estado do Pará em 07/08/1936.
    Nome dos Pais Luiz Alves e Violeta Inês ou Ignês de Sá Alves.
    .
  • O que você quer dizer com "não obteve sucesso"? Não te responderam ou te responderam que não?
    Você já consultou com essa informação nova da data de nascimento?
  • O endereço informado um retorna e o outro não pode informar.
    Já busquei inclusive na embaixada em Brasília que também não informou.
    Mandei email para o vice consulado aqui em Belém que ainda não respondeu e considerando a boa vontade deles acho que nem vão.
    Mas vou continuar tentando..
  • Outra alternativa é pedir uma certidão pelo civil online. Só que custa 10 euros. 10 euros se a resposta for positiva é um ótimo investimento, mas se for negativa é dinheiro no ralo.... Mas você saberia com certeza se ela foi registrada ou não. Mas você que decide como preferir, se quiser ainda tentar por algum meio sem custo. (será que uma visita ao vice consulado poderia resolver?)
    Caso queira pedir a certidão, precisa de cartão de crédito internacional habilitado para compras no exterior, em alguns bancos fica bloqueado mesmo sendo internacional, qualquer coisa ligue para a operadora do cartão:
    http://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/
    "Pedido de Certidão Online"
    "Entrar sem autenticação"
    O quadro de cima são os seus dados.
    Tipo de certidão: "Nascimento"
    A certidão que pretende pedir é sua ou de terceiro?: "Terceiro"
    Coloque os dados que tiver, mudando a naturalidade para "Brasil"
    Os campos vão mudando à medida que a pessoa escolhe as opções.
  • Obrigado amigo vou tentar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.