Só posso fazer o processo se meu pai tiver o bilhete de identidade válido?

Meu pai é filho de português e já tem a cidadania dele. Ao verificar o site do consulado de portugal em sp, notei que o Bilhete de Identidade do meu pai deve estar válido. Alguém sabe se isso é realmente necessário? Meu pai é obrigado a ir comigo no consulado? Existe como fazer sem ele ter o bilhete atualizado?

É mais fácil fazer enviar os documentos para portugal? É necessário ter o Bilhete do pai válido quando faz o processo por portugal?

Faço esta pergunta, pois acredito que não tenho como garantir que meu pai aceitará renovar o Bilhete e nem me acompanhar ao consulado.

Muito obrigado

Comentários

• editado January 2018
    Basta ter o número do assento de nascimento informatizado ou mesmo informar os dados que possibilitem a pesquisa. Cópia do assento ajuda, mas não é fundamental.

Mandar para uma conservatória é relativamente simples, e o processamento é mais rápido do que quando se dá entrada pelo Consulado (3 a 6 meses contra quase 1 ano).

O casamento do seu pai já está transcrito? Se não tiver e ele for o declarante do seu nascimento, mande para ACP ou Vila Nova de Gaia; se já estiver transcrito, pode mandar para 3a CRC do Porto ou Tondela. Todas essas têm tópicos aqui no forum. Nos tópicos você encontra maiores informações de como proceder.
  • Meu pai nasceu no Brasil e se naturalizou por meio dos pais dele. Ao se naturalizar ele tem numero do assento em Portugal ou eu teria que ter os dados da certidão brasileira dele?

Ele foi o declarante do meu nascimento e o casamento dele também está transcrito em Portugal.

Muito obrigado
  • Quando ele teve a nacionalidade atribuída, ele deve ter recebido uma carta encaminhando uma cópia do assento, que provavelmente deve estar digitalizado, já. A informação é algo do tipo "Assento XXXXX/2016 da Conservatória tal" (2016 ou o ano que tenha sido feita a atribuição). Se você tiver essa informação, ótimo. Se tiver como conseguir uma cópia, melhor ainda, embora não seja obrigatório.

Como você falou de certas dificuldades com o seu pai (que não me interessam e nem vêm ao caso), se não for possível conseguir uma cópia do assento com ele ou essa informação, outra opção é pedir uma certidão no civil online, mas tem um custo de 10 euros. Pode pagar com cartão internacional. http://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/

A certidão de nascimento dele no Brasil só interessa para a atribuição de nacionalidade, depois disso, com relação a Portugal, só o assento de nascimento português dele é relevante.
  • Consegui a certidão de nascimento dele e o numero do assento nesse site que você indicou. Me enviaram a certidão em seis horas. Muito rápido!

Vou pesquisar direitinho os próximos passos do processo.

Só deixo registrado que esse link não funcionou pra mim. Consegui entrar por https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/homepage.jsp e depois cliquei em "Pedido de Certidão Online"

Mais uma vez muito obrigado!
  • O civilonline estava com problemas desde ontem a noite, fui solicitar uma certidão também e só consegui as 11h da manhã de hoje (19/01/18). A minha saiu em menos de 5 horas, é impressionante como esse tipo de serviço é bom em Portugal, aqui no Brasil levamos uma eternidade para pedir uma simples certidão.
  • @mynameisdown
    Que bom que deu tudo certo!
    Quando enviei o meu pedido, tinha feito uma certidão online pra minha mãe (só tinha o email da Conservatória e queria "ver para crer"), aí, quando mandei meu pedido de nacionalidade, enviei tanto a página com o código de acesso quanto a certidão (o documento word que o site gera) junto com os documentos.
  • @jhmelman, eu pedi a certidão para ver se o processo de transcrição de casamento que dei entrada pelo consulado de Santos estava concluído. Me deram prazo de 90 dias, descobri que estava averbado em menos de 20 dias...
    Já tinha resolvido mandar da maneira que você falou, até já imprimi e juntei aos outros documentos que recebi hoje apostilados.
    Você fez por qual conservatória o seu processo? Não reclamaram da certidão dessa maneira?
    Semana que vem vou mandar os processos (minha irmã e meu), hoje não tive tempo de tentar fazer o vale postal.
  • editado January 2018
    @Daniel Henriques
    3aCRC do Porto.
    Deixei o quadro 2 em branco,
    No quadro 4 marquei "certidão do registo da mãe/pai nacional português" e "Outros documentos" e indiquei "Civil Online (Chave)"
    O processo já foi numerado, não sei se já teriam reclamado ou se isso é só quando forem decidir. Em princípio, acho que está OK.
  • OK @jhmelman, vou fazer assim também só que no meu caso vai com o número do assento também no quadro 2 pois já está preenchido e reconhecido firma o formulário.
    Já tinha decidido mandar pra 3a. CRC também.
    Deve estar OK mesmo, acredito que quando numerem já verifiquem os documentos e peguem a certidão do progenitor português para o processo, pelo menos consta que antes da numeração é feito estudo da viabilidade do processo e juntar toda a documentação estaria nessa etapa a meu ver.
    Obrigado pelas dicas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.