Só posso fazer o processo se meu pai tiver o bilhete de identidade válido?
mynameisdown
Member
Meu pai é filho de português e já tem a cidadania dele. Ao verificar o site do consulado de portugal em sp, notei que o Bilhete de Identidade do meu pai deve estar válido. Alguém sabe se isso é realmente necessário? Meu pai é obrigado a ir comigo no consulado? Existe como fazer sem ele ter o bilhete atualizado?
É mais fácil fazer enviar os documentos para portugal? É necessário ter o Bilhete do pai válido quando faz o processo por portugal?
Faço esta pergunta, pois acredito que não tenho como garantir que meu pai aceitará renovar o Bilhete e nem me acompanhar ao consulado.
Muito obrigado
É mais fácil fazer enviar os documentos para portugal? É necessário ter o Bilhete do pai válido quando faz o processo por portugal?
Faço esta pergunta, pois acredito que não tenho como garantir que meu pai aceitará renovar o Bilhete e nem me acompanhar ao consulado.
Muito obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Mandar para uma conservatória é relativamente simples, e o processamento é mais rápido do que quando se dá entrada pelo Consulado (3 a 6 meses contra quase 1 ano).
O casamento do seu pai já está transcrito? Se não tiver e ele for o declarante do seu nascimento, mande para ACP ou Vila Nova de Gaia; se já estiver transcrito, pode mandar para 3a CRC do Porto ou Tondela. Todas essas têm tópicos aqui no forum. Nos tópicos você encontra maiores informações de como proceder.
Ele foi o declarante do meu nascimento e o casamento dele também está transcrito em Portugal.
Muito obrigado
Como você falou de certas dificuldades com o seu pai (que não me interessam e nem vêm ao caso), se não for possível conseguir uma cópia do assento com ele ou essa informação, outra opção é pedir uma certidão no civil online, mas tem um custo de 10 euros. Pode pagar com cartão internacional. http://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/
A certidão de nascimento dele no Brasil só interessa para a atribuição de nacionalidade, depois disso, com relação a Portugal, só o assento de nascimento português dele é relevante.
Vou pesquisar direitinho os próximos passos do processo.
Só deixo registrado que esse link não funcionou pra mim. Consegui entrar por https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/homepage.jsp e depois cliquei em "Pedido de Certidão Online"
Mais uma vez muito obrigado!
Que bom que deu tudo certo!
Quando enviei o meu pedido, tinha feito uma certidão online pra minha mãe (só tinha o email da Conservatória e queria "ver para crer"), aí, quando mandei meu pedido de nacionalidade, enviei tanto a página com o código de acesso quanto a certidão (o documento word que o site gera) junto com os documentos.
Já tinha resolvido mandar da maneira que você falou, até já imprimi e juntei aos outros documentos que recebi hoje apostilados.
Você fez por qual conservatória o seu processo? Não reclamaram da certidão dessa maneira?
Semana que vem vou mandar os processos (minha irmã e meu), hoje não tive tempo de tentar fazer o vale postal.
3aCRC do Porto.
Deixei o quadro 2 em branco,
No quadro 4 marquei "certidão do registo da mãe/pai nacional português" e "Outros documentos" e indiquei "Civil Online (Chave)"
O processo já foi numerado, não sei se já teriam reclamado ou se isso é só quando forem decidir. Em princípio, acho que está OK.
Já tinha decidido mandar pra 3a. CRC também.
Deve estar OK mesmo, acredito que quando numerem já verifiquem os documentos e peguem a certidão do progenitor português para o processo, pelo menos consta que antes da numeração é feito estudo da viabilidade do processo e juntar toda a documentação estaria nessa etapa a meu ver.
Obrigado pelas dicas.