Atribuição-bisavô p/ avó p/ neta p/ filha
gaoutor
Member
Para quem tiver um tempinho e puder analisar meu caso e dar algumas dicas...
Uma amiga quer tirar a cidadania portuguesa dela.
A bisavó e o bisavô eram portugueses, porém já faleceram. Tenho o assento do bisavô.
A avo dela nasceu no Brasil e casou-se no Brasil e esta viva.
A mãe dela nasceu no Brasil e casou-se no Brasil e esta viva.
E ela(minha amiga) quer tirar a cidadania.
1-O procedimento é: primeiro tirar a cidadania da avo, averbar o casamento da avo, depois tirar a cidadania da mãe, averbar o casamento da mãe e depois tirar a cidadania dela?
Fui ao Conservatória de Felgueiras e informaram que ela(minha amiga) por ser bisneta nao consegue tirar a cidadania por conta da mudança da lei em julho/2017.
Outra dúvida é:
2-Para tirar a cidadania da avó dela, é necessário: formulário 1c; certidão de nascimento da avó de inteiro teor apostilada; certidão por copia repografica apostilada; copia do rg e passaporta apostilada; nr do assento do bisavô(pai da avo). certo?
E depois pra averbar o casamento, precisa de quais documentos?
Uma amiga quer tirar a cidadania portuguesa dela.
A bisavó e o bisavô eram portugueses, porém já faleceram. Tenho o assento do bisavô.
A avo dela nasceu no Brasil e casou-se no Brasil e esta viva.
A mãe dela nasceu no Brasil e casou-se no Brasil e esta viva.
E ela(minha amiga) quer tirar a cidadania.
1-O procedimento é: primeiro tirar a cidadania da avo, averbar o casamento da avo, depois tirar a cidadania da mãe, averbar o casamento da mãe e depois tirar a cidadania dela?
Fui ao Conservatória de Felgueiras e informaram que ela(minha amiga) por ser bisneta nao consegue tirar a cidadania por conta da mudança da lei em julho/2017.
Outra dúvida é:
2-Para tirar a cidadania da avó dela, é necessário: formulário 1c; certidão de nascimento da avó de inteiro teor apostilada; certidão por copia repografica apostilada; copia do rg e passaporta apostilada; nr do assento do bisavô(pai da avo). certo?
E depois pra averbar o casamento, precisa de quais documentos?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
a)Os bisavós são ambos portugueses, portanto o casamento tem que estar transcrito. Se não estiver, tem que fazer, não tem jeito. (o assento do bisavô menciona casamento?)
b) Pedir a atribuição da avó;
c) Transcrever casamento da avó;
d) Pedir a atribuição da mãe;
e) Transcrever casamento da mãe;
f) Pedir a atribuição dela.
Para transcrição de casamento, a Conservatória mais rápida é a de Ponta Delgada. Precisa de:
- formulário que tem no tópico de Transcrição de Casamento por Ponta Delgada aqui no fórum
- certidão de nascimento/batismo do português (se for anterior a 1911 tem que pedir cópia ao Arquivo Distrital)
- certidão de casamento de inteiro teor apostilada;
- certidão de nascimento do cônjuge brasileiro de inteiro teor apostilada (não precisa ser reprográfica);
- cópia autenticada do documento de identidade (expedido há menos de 10 anos - pode ser do passaporte novo que tem dados de filiação; algumas Conservatórias aceitam CNH) do requerente; (caso o requerente não seja o próprio ou filho, tem que enviar cópias autenticadas de documentos que comprovem interesse/descendência do requerente)
- Vale Postal de 120 euros em favor de IRN, IP
Para atribuição:
- Formulário 1c;
- Cópia certificada do assento de nascimento/batismo se for nascido antes de 1911 ou indicação de local ou do assento informatizado;
- Certidão de nascimento reprográfica do requerente, apostilada (se a legibilidade estiver ruim, peça também a de inteiro teor - não sei se precisa apostilar esta última);
- cópia autenticada do documento de identidade (expedido há menos de 10 anos - pode ser do passaporte novo que tem dados de filiação; algumas Conservatórias aceitam CNH)
- Vale Postal de 175 euros em favor de IRN, IP.