É preciso ter a certidão de nascimento do português para o processo de atribuição?

Olá!

Eu fiz o pedido de uma certidão de nascimento no Portal do Cidadão pois fui instruída a fazer isso, mas no site do Consulado de Portugal no RJ está escrito o seguinte:

"As certidões de nascimento de cidadãos portugueses para fins de instrução de processos de nacionalidade são obtidas gratuitamente no Consulado no dia do atendimento no setor do Registro Civil, desde que não estejam nos Arquivos Distritais."

Eu gostaria de saber se realmente é necessário procurar a certidão no cartório em Portugal ou se é possível ir direto ao consulado?

Comentários

• @mfmargarido, se no caso a certidão ja tiver informatizada ,vc pode pedir uma cópia pelo consulado.Normalmente assentos de nascimento após 1911 ja se encontram informatizados.
  • Obrigada pela resposta, Vlad!
    O português nasceu em 1942, então quando eu der início ao processo no consulado eu preciso apresentar algum documento dele? Pois o único documento que de fato diz exatamente onde ele nasceu é o cartão de imigração encontrado no familysearch, o resto dos documentos que eu possuo só mostram o concelho e não a freguesia...
  • @mfamargarido , para o processo , vc precisa nr do registro e localidade onde nasceu.
  • editado January 2018
    @mfmargarido
    Pelo consulado o processo demora cerca de um ano; mandando direto para uma Conservatória em Portugal, algo entre 3 e 6 meses, e é relativamente simples (dá pra fazer por conta própria tranquilamente). Veja informações nos tópicos em "Processos de Atribuição" aqui no fórum. (especialmente os da 3a CRC do Porto, ACP, Tondela, Vila Nova de Gaia)
  • Obrigada por responderem! Fiz o pedido pelo Portal do Cidadão, espero que dê certo. O português é meu avô, então eu irei fazer o processo para minha mãe e para mim. É possível fazer os dois processos ao mesmo tempo ou primeiro o dela e depois o meu?
  • @mfmargarido
    Primeiro o dela, depois a transcrição de casamento dela, depois o seu.
    Antes do dela, verifique se a transcrição de casamento do seu avô está feita.
    Se estiver feita, mande a atribuição da sua mãe pra 3a CRC do Porto ou Tondela; se não estiver feita e não quiser transcrever o casamento do seu avô e ele tiver registrado sua mãe quando ela tinha menos de 1 ano de idade, mande para ACP ou Vila Nova de Gaia.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.