Averbacao do casamento!

Amigos,

Fui hoje no consulado e me mandaram voltar amanha.

Meu avô eh portugues e declarou o nascimento do meu pai.

Quero que meu pai vire portugues, mas pelo que eu tinha entendido, nao iria precisar averbar o casamento do meu avô, pois foi meu avô o declarante do nascimento do meu pai!!!

A responsavel do consulado falou que eu precisava averbar sim, porque na certidao de nascimento do meu avô consta como solteiro.

Ele veio para o Brasil muito pequeno e nunca atualizou o consulado do seu casamento.

A informacao da responsavel pelo consulado procede? Eu vou ter que realmente averbar o casamento do meu avô????

Obrigado!
Alvaro

Comentários

• Todos os atos civeis dos portugueses tem que ser transcritos e averbados. Essa é a lei, mas o pessoal aqui da comunidade tem a experiencia de que se o declarante é portugues e voce manda os documentos por correio à CRC ou os entrega pessoalmente em Portugal, os processos tem corrido na sua maioria sem problemas.
    Entretanto, se pretende fazer pelo consulado eles exigirao a transcricao. Em SP esta esta demorando apenas 15 dias aproximadamente. Se está em SP e tem condicoes de faze-la, vale a pena.
  • Transcrição de casamento + BI em São Paulo!

Só pra constar, fiz a transcrição do casamento da minha mãe + Bilhete de Identidade, demorou INCRÍVEIS 4 dias úteis... aí ligaram pra ela numa terça e na quarta ela foi lá assinar a papelada.

4 dias depois o BI dela chegou em casa e com o casamento transcrito eu mandei minha papelada (que já estava toda prontinha dentro do envelope!!!) direto pra CRC!

Agora é só esperar virar portuga! Maravilhaaa!!!
  • Fábio,
    Muito boa notícia!
    Boas sorte com o seu processo!
  • Pessoal,
    Para constar tambem: a transcricao de casamento da minha mae feita no Consulado de Sao Paulo saiu rápido apesar do feriadao da Semana Santa.
    Se voce é de Sao Paulo ou do Mato Grosso do Sul e nao pode fazer diretamente em Portugal sem ter que usar procuracao, convem usar o Consulado, pois no final das contas sai mais barato e rápido.
  • Queria ter esse consulado de SP aqui. Outro dia liguei para o consulado de BH para fazer meu BI, e eles deram um prazo de 60 dias.
  • Alvaro

A informacao da responsavel pelo consulado procede? Eu vou ter que realmente averbar o casamento do meu avô???? RESPOSTA: Nao para o processo. A lei existe para todos os portugueses que estao no exterior, mas averbar antes de dar entrada neste processo e apenas quando o declarante nao foi o portuga. Eu nao consegui na epoca averbar o casamento dos meus avos porque ambos eram portugueses e nao consegui saber a freguesia de minha avo para juntar a certidao dela. Entao escrevi as CRCs e responderam que realmente e lei mas que neste caso nao haveria necessidade previa de averbacao do casamento visto estar provado a paternidade na menoridade. Manda bala, averba coisa nenhuma, o consulado omite isso para ganhar grana
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.