Consultar NIF e abrir conta em banco

Bom dia, sou neto de portugueses e com os problemas de vínculos para resolver e tirar a cidadania; mas estou querendo abri uma conta num banco português.
Por conta de um inventário em andamento obtive um NIF, queria saber se existe uma forma de consultar este número para saber se é provisório ou definitivo?
Se alguém pode sugerir algum banco onde possa abrir uma conta estando no Brasil e que tenha um custo acessível, visto que será muito pouco utilizada.
Irei a Portugal no segundo semestre e pretendo usar esta conta para enviar aos poucos algum dinheiro que usarei quando estiver por lá.
Obrigado

Comentários

  • @Vlad Lopes ...
    Sei que o Banco Millenium tem escritórios em SP e RJ ...
    Você consegue facilmente contato com eles...
    Pode questionar sobre sua questão NIF/Custo de manutenção da conta direto "na fonte" ...
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Número_de_identificação_fiscal
    https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/257001/details/normal?p_p_auth=r2f9PvgF

    É constituído por nove dígitos, sendo os oito primeiros sequenciais e o último um dígito de controlo.
    O NIF pode pertencer a uma de várias gamas de números, definidas pelos dígitos iniciais, com as seguintes interpretações[1]:
    1 a 3: Pessoa singular, o 3 ainda não está atribuido;[2]
    45: Pessoa singular. Os algarismos iniciais "45" correspondem aos cidadãos não residentes que apenas obtenham em território português rendimentos sujeitos a retenção na fonte a título definitivo;[2]
    5: Pessoa colectiva obrigada a registo no Registo Nacional de Pessoas Colectivas;[3]
    6: Organismo da Administração Pública Central, Regional ou Local;
    70, 74 e 75: Herança Indivisa, em que o autor da sucessão não era empresário individual, ou Herança Indivisa em que o cônjuge sobrevivo tem rendimentos comerciais;
    71: Não residentes colectivos sujeitos a retenção na fonte a título definitivo;
    72: Fundos de investimento;
    77: Atribuição Oficiosa de NIF de sujeito passivo (entidades que não requerem NIF junto do RNPC);
    78: Atribuição oficiosa a não residentes abrangidos pelo processo VAT REFUND;
    79: Regime excepcional - Expo 98;
    8: "empresário em nome individual" (actualmente obsoleto, já não é utilizado nem é válido);
    90 e 91: Condomínios, Sociedade Irregulares, Heranças Indivisas cujo autor da sucessão era empresário individual;
    98: Não residentes sem estabelecimento estável;
    99: Sociedades civis sem personalidade jurídica.
  • Obrigado pela ajuda, bom meu número começa com 2, ou seja de pessoa singular, mas sem identificar se é comum ou provisório.
    Andei buscando informações e li algo sobre um NIF restrito, que serve apenas para um tipo de serviço, por exemplo, para abrir uma conta o banco pede um NIF no seu nome, mas esse número só serve para isso, não pode usar para outras transações....só fiquei mais confuso....antes só sabia do definitivo ou provisório e agora apareceu o restrito.
    Vou ver o que descubro direto com o banco, espero que esclareçam.
    Abraço
  • Ainda estou tentando descobrir se meu NIF é normal ou restrito/provisório, mas não vai mesmo fazer diferença pois acabo de ligar no Millenium e posso abrir uma conta tranquilamente, basta fazer um depósito inicial de 5.000,00 Euros...até repeti a pergunta e a pessoa esclareceu que por não ser cidadão português o “pequeno valor” é esse mesmo.
    Parece que não é só o governo que não nos quer por lá...os bancos também não.
  • Eu, quando abri, não colocaram essa dificuldade toda não... 5.000 euros em aplicações é o valor para você conseguir isenção de manutenção de conta, inclusive...

    Ou então diz que vai fazer, que tem aplicações vencendo daqui a alguns meses e vai transferir, mas que quer já abrir a conta para fazer algumas transferências e já mandar dinheiro pra não ter que levar em espécie pra lá quando for. (o que basicamente já deve ser o seu interesse mesmo)

    Aqui no Rio, pelo menos, é só um escritório, eles só fazem a intermediação. Você escolhe qualquer agência em qualquer lugar de Portugal, e, uma vez a conta aberta, você consegue fazer praticamente tudo direto com a agência por email ou telefone. Estava um reme-reme para eu conseguir um cartão de débito aqui com o escritório, com um email e uma ligação pra agência, resolvi.
  • Obrigado @jhmelman pelas dicas, vou procurar um modo mais simples (econômico) para fazer isso, já que realmente a ideia é usar o dinheiro da conta quando estiver em Portugal, irei ainda este ano e farei o possível para fazer outra visita no ano que vem.
    Quero com isso, além do passeio, criar algum dos tais laços com Portugal....difícil saber quantas deveriam ser as “viagens frequentes”, uma vez que quem trabalha não pode viajar toda hora...nem haveria dinheiro para isso.
  • @Vlad Lopes ...
    É a primeira vez que ouço falar dessa exigência para abrir a conta por esse banco daqui do Brasil...
  • Pois é @nilton você não foi o único que estranhou, eu ainda insisti com a pessoa que atendeu sobre o valor e ela repetiu claramente e com pouca paciência que era isso mesmo....pode ter havido alguma mudança nesse item.
  • @Vlad Lopes,
    qual a sucursal do Millenium que te deu esta informação?
    Uma amiga abriu no Rio no início de janeiro e apenas falaram que ela teria que fazer transferência de qq valor em 30 dias. A questão dos 5000 euros é para se ter uma cesta de serviços com isenção total de tarifas de manutenção da conta.
  • @Marcia, a informação foi do escritório de São Paulo, talvez seja como disse a @Mei , não sou cidadão português, por isso as dificuldades criadas.
    Abrir a conta seria para facilitar viagens a Portugal que pretendo fazer, não só para estreitar laços e pedir minha cidadania, mas também para avaliar a possibilidade de me mudar para lá daqui a alguns anos.
  • @Vlad Lopes,
    pode ser. A @Mei deve ter razão, realmente, por não ser português. Mesmo assim, pq não entra em contato direto com Portugal?

    https://ind.millenniumbcp.pt/pt/Particulares/pontocontacto/Pages/PontoContacto.aspx
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.