Ajuda com documentos de meu avô

Olá boa tarde, gostaria da ajuda de vocês.
O único documento que consegui do meu avô foi esse, https://www.familysearch.org/search/record/results?count=20&query=+givenname:Mateus~ +surname:"Da rocha evangelho"~

Mandei um e-mail para Portugal, ao qual me informaram o seguinte: Informa-e que o assento de nascimento de seu avô está informatizado com o n.º 1321 do ano de 2011 da Conservatória do Registo Civil de Lajes das Flores.

Como processeguir ???

Comentários

  • @marochaa
    Este número já é do assento do avô, com esta numeração vc já pode dar entrada no seu pedido de cidadania.
  • @mtrin mais e a certidão de nascimento ? Como consigo achar? Sou neta ele já se encontra falecido
  • @marochaa
    nesta póagina você pode ter maiores informações aqui no forum
    Certidoes on line - novo serviço od IRN
    ou no proprio página do IRN.pt
    o custo é 10 euros.
  • Estarei em Portugal agora em janeiro em Lisboa, será que facilitaria alguma coisa ou melhor enviar do brasil mesmo? @mtrin obrigada
  • @marochaa pode pedir a cópia do assento por esse endereço


    registos.lfores@irn.mj.pt
  • @vlanpen pedindo a cópia eu não preciso da certIdaho de nascimento para dar entrada certo? obrigada
  • @marocha..vc tendo o nr do registro vc não precisa do assento de nascimento.
  • @vlad o número de registro eu não tenho, tenho apenas essas informações por enquanto, estou um pouco confusa com os documentos que eu realmente preciso como neta. Não sei se de fato seria melhor convencer meu pai a tirar .
  • @marochaa é muito mais fácil e rápido se seu pai tirar a nacionalidade primeiro, para netos tem que comprovar laços efetivos com Portugal.
    Você não precisa pedir nenhuma cópia do nascimento em papel, basta no formulário indicar o número, no campo próprio, indicar o número do assento (1321), o ano (2011) e a conservatória (Conservatória do Registo Civil de Lajes das Flores). Você já tem todos os dados que precisa do seu avô agora faltam os documentos brasileiros.
  • @vlad infelizmente o email que me passou está errado não consegui enviar.
  • @daniel nossa não sabia! Isso é otemo! Pode me dizer em qual consulado seria melhor encaminhar? E agora quais documentos que realmente são necessários?
  • @Marochaa..se vc é neta de portugues e seu pai é vivo , o melhor é vc primeiro fazer a atribuição de nacionalidade dele e depois a sua. Se fizer direto como neta terá q fazer pela lei nova q exige comprovação de laços efetivos com a comunidade portuguesa.

    http://consuladoportugalsp.org.br/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-de-portugueses/
  • Se for fazer pelo consulado tem que ser o que atende sua região, o que recomendamos aqui no fórum é juntar a documentação e enviar direto para a conservatória. Como falei o melhor é seu pai tirar primeiro pois com nova lei para tirar como neto ficou bem mais difícil.
    Veja essas informações e nos fale que te passamos todos os passos do processo e o que tem que ser feito
    Seu avô casou no Brasil? Sua avó é brasileira? Quem foi o declarante que consta na certidão de nascimento de seu pai?
  • Pelo site os documentos são esses...

    Certidão de nascimento do português

    Com estado civil atualizado
    Certidão de nascimento do pai ou mãe do requerente (filho ou filha do português)

    De inteiro teor
    Emitida há menos de 1 ano
    Firma do oficial que a assina reconhecida
    Legalizada no consulado português
    Certidão de nascimento do requerente

    De inteiro teor
    Emitida há menos de 1 ano
    Firma do oficial que a assina reconhecida
    Legalizada no consulado português
    Cópia de diploma ou histórico escolar em instituição de ensino de língua portuguesa

    Autenticada em cartório
    Certidão de antecedentes criminais da policia federal

    Emitida há menos de 90 dias
    Legalizada no Itamaraty
    Cópia do RG ou passaporte do requerente

    Autenticada em cartório
    Requerimento preenchido

    Assinatura do requerente
    Reconhecida presencialmente no consulado português
    OU reconhecida por AUTENTICIDADE em cartório brasileiro
    Vale postal no valor de €250 (confirme o valor)
  • @daniel entendi, nossa que pena. Casou no brasil, minha vó brasileira viva, ele falecido. Não temos a certidão do meunière pai mais diz meu pai que foi meu avô
  • Pelo consulado a exigência de documentação é maior. Veja com seu pai se ele tira a nacionalidade dele primeiro, como te falei é mais rápido que você tentar como neta. Repare que disse tentar pois como neta o processo pode ser negado, como filho basta apresentar a documentação exigida que é direito a nacionalidade.
    Para seu pai fazer o processo precisa de:
    - Certidão de nascimento reprográfica e apostilada de seu pai
    - Cópia autenticada e apostilada do RG dele, o RG tem que ter sido emitido a menos de 10 anos
    - Formulário 1C preenchido e com firma reconhecida por autenticidade (seu pai tem que assinar na presença do funcionário do cartório)
    - Vale postal no valor de 175 euros
    Se seu avô foi o declarante na certidão de nascimento de seu pai mande o processo para o Arquivo Central do Porto (ACP) ou Vila Nova de Gaia que não exigem a transcrição de casamento do seu avô nesse caso. ACP está mais rápido
    Se a certidão reprográfica de seu pai estiver com a leitura muito difícil mande também uma inteiro teor digitada para facilitar a compreensão, essa não precisa apostilar.
    O formulário 1C com as instruções para preenchimento tem em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
  • @daniel então você acha melhor, pegar todos os documentos e enviar direto para uma das conservatórias ou tentar ver como funciona para levar documentação já que estarei em Portugal agora é maneiro? Se for casa das conservatórias qual delas é melhor?
  • @danirk muito obrigada
  • Pessoal falei com meu pai e vamos ver de dar entrada na cidadania dele antes, temos uma dúvida sobre conseguir tirar a cidadania para minha mãe, primeiro se tira a do meu pai? Aí ele sendo português conseguiria tirar a da minha mãe? Eles têm 36 anos de casados. Ou daria para fazer tudo no mesmo processo?
  • @marochaa
    Um processo de cada vez. 1º Seu pai, quando ficar pronto transcreve o casamento dele. Depois pode dar entrada na sua e a da sua mãe.
    Ao todo 4 processos.
  • Vamos lá, fazendo nas conservatórias somente nessas duas que indiquei seu pai vai conseguir fazer o processo de atribuição de nacionalidade dele sem fazer a transcrição do casamento de seu avô. A transcrição é um processo onde você manda a certidão de casamento brasileira e a certidão de nascimento de sua avó e pede para o casamento ser registrado, na pratica faz o casamento eles em Portugal. Esse processo tem um custo de 100 euros.
    Pelo consulado eles vão exigir a transcrição de casamento e que seja averbado o óbito de seu avô.

    Assim que o processo de seu pai for concluído ele terá que transcrever o casamento dele com sua mãe para ela poder pedir a nacionalidade. Tem que ver a data exata que eles se casaram pois se casaram antes de 03 de Outubro de 1981 é uma lei que se aplica, se posterior é outra lei mas sua mãe consegue nacionalidade sim.

    Para a sua nacionalidade, se seu pai foi o declarante de seu nascimento pode fazer como no caso do seu pai, assim que terminar o processo de seu pai e tiver o número do assento de nascimento dele de entrada no seu pedido como filha de português por ACP ou VNGaia sem esperar transcrever o casamento de seu pai, caso espere transcrever o casamento pode ser por outra conservatória.

    Para dar entrada pessoalmente tem que levar a documentação, se você for dar entrada por ele terá que levar também uma procuração específica para isso. Normalmente as conservatórias só dão entrada no processo depois de agendamento e para agendar a maioria pede que leve os documentos para conferência então não é um processo que de para fazer em um dia.
  • @daniel agora está tudo mais claro !!! Muito obrigada,
    Sim eles se casaram depois 1981 :(
    Pessoalmente estarei em Lisboa, acho que não é tô vantajoso em nada.
  • @marochaa fuja da CRC Lisboa...
    Mesmo casando depois de 1981 sua mãe consegue nacionalidade, entre os laços que ela tem que comprovar são considerados estar casada a pelo menos 3 anos com nacional portugues caso tenham filhos em comum e sejam nacionais portugueses também ou 5 anos sem filhos. Como você mencionou que são casados já fazem 36 anos está comprovado.
  • @daniel muito bom a saber. E o que você acha deu colocar no correio lá em Portugal os documentos para conservatórias ? Já que estarei lá e para chegar mais rápido
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.