Tenho a certidão do meu avô emitida em 1992

Colegas,

Consegui uma via da certidão do meu avô de 1992. Ele nasceu em 1913, em Moimenta da Beira, na Freguesia de Peravelha.
Pelo pouco que li pelo fórum, parece que não preciso tirar a certidão física dele, apenas receber informações sobre o assento. Seria isso?
Outro ponto, é que enviei um e-mail no dia 08/01 para registos.mbeira@irn.mj.pt, por orientação do Correio Oficial de ADVIS, entretanto não obtive resposta até o momento.
Alguém pode dar uma ajuda nos passos seguintes?
Obrigado

Bruno

Comentários

  • @Bruno

    Não precisa do assento físico mas, recomendo que envie uma cópia simples da certidão.
    O número, ano e Conservatória são os dados que precisa para preencher o 1C, leia a certidão e verá essas informações.
  • editado January 2018
    @Mariza

    A certidão não tem a transcrição do casamento, ao menos essa de 1992. Para fazer essa transcrição eu preciso da certidão de nascimento da minha avó, bem como a de casamento, certo? Você teria alguma ideia de onde poderia começar a procurar?
  • @Bruno


    Em alguns casos há dispensa de transcrição em duas Conservatórias - português casado com estrangeira declarante do nascimento do filho - porém, por causa dessa liberalidade ambas estão lotadas de processos. Vale a pena enviar somente se for impossível encontrar as certidões dos cônjuges.
    Informe os dados. Relate tudo que sabe, qualquer detalhe ajudará.
  • Descobri que meus avôs foram casados no Brasil.
    E que minha avó é de Vila Nova de Poiares.
    Será que consigo encontrar somente pelo nome dela? Maria da Conceição.
  • @Bruno

    É preciso ter a filiação e o provável ano de nascimento.
  • Obrigado, Mariza!!! Você é super!

    Consegui algumas informações adicionais e gostaria de saber se pode me ajudar:

    1) Localizei a certidão de nascimento do meu avô (Moimenta da Bera, 01/04/1913, Freguesia de Peravelha) eu encaminhei um e-mail para registos.mbeira@irn.mj.pt por orientação do Oficial Advis. Seria mesmo esse lugar para pedir a segunda via da certidão? Até o momento não informaram nada.

    2) A certidão da minha avó, por ser de 1911, verifiquei que deveria ser encaminhado os dados para o Arquivo da Universidade de Coimbra. Esta informação está correta?

    3) Consegui localizar uma anotação da certidão de casamento dos meus avós portugueses aqui no Rio de Janeiro, 3a Pretoriana Civil Freguesia de Santana- (Leopoldo Dias Maciez) Livro 222 fls 159 data do casamento 18/09/1937. Estou com dificuldade de localizar esse cartório de acordo com a atual circunscrição. Vi que poderia ser o 3° Registro Civil de Pessoas Naturais da Capital, mas como confirmo isso? Esse documento deve ser de inteiro teor , reprografado e apostilhado para ser transcrito nas certidões de nascimento portuguesas?

    Obrigado

    Bruno

  • @BrunoBarroso

    1. Sim, o pedido é para a Conservatória. Aguarde uns dias.

    2.O Concelho de Vila Nova de Poiares possui 4 freguesias: https://tombo.pt/f/poi04 - é preciso saber em qual delas a sua avó nasceu. Os assentos paroquiais em têm data limite até março/abril/1911. Após isso é preciso contactar a Conservatória de Vila Nova de Poiares indicando a freguesia e os dados para a busca.

    3. Se não me engano a 3ª Pretória se equivale a 3ª e 6ª Circunscrição - ligue e confirme.
    Peça a certidão de casamento de inteiro teor digitada, veja se o próprio cartório apostila.
  • Mariza,

    As certidões de inteiro teor devem ser digitada ou reprografada?
    To querendo tirar a do meu pai do ano de 1938 e do casamento dos meus avós de 1937.
  • @Bruno

    A de nascimento, reprográfica - se estiver ilegível peça uma digitada também e apostile apenas a reprográfica.

    A de casamento basta ser inteiro teor digitada apostilada.
  • Oi, Mariza!
    Eu fiz uma comparação com os antigos documentos do meu avô (provenientes de Portugal) com os deixados aqui no Brasil. Verifiquei que possui alguns erros, tais quais, a data de nascimento no CPF não é a mesma da certidão de nascimento.
    Acredito que terei que fazer aquele processo de retificação de dados no documentos brasileiros. Pergunto:

    1) Devo pedir os documentos as certidões em Portugal apostilada para que não encontre objeção nos cartórios daqui a fim de retificar os dados ?

    2) Eu só conseguirei saber se há erros pedindo a certidão aqui no Brasil, correto? Devo já pedir de inteiro teor com apostilhamento?

    Obrigado

    Bruno
  • @BrunoBarroso

    É preciso comparar o assento português com a certidão de casamento e nascimento dos filhos requerentes. Certidão de óbito e CPF e entram.
  • Mariza,

    recebi um email informando que não encontraram a certidão da minha avó. Fizeram uma pesquisa na Freguesia de Santo André de poiares, concelho de Nova Poiares, entre o período indicado na identidade, mas não localizaram o arquivo. Como pelo tombo informado no link acima Vila Nova de Poiares possui outras Freguesias, devo questionar à Universidade que realize a pesquisa nas outras freguesias (Poiares - Santo André -, Lavegadas, Arrifana)?
  • @Bruno

    Me envie os dados de sua avó. O ano de 1911 foi de transição entre registros paroquias e a lei de registro civil, seria bom tentar descobrir a freguesia para direcionar o pedido ao órgão correto.
  • editado January 2018
    Obrigado, Mariza! Lá vai:

    Maria da Conceição Vilela
    Filiação: Manoel Vilela e Marcia Conceição
    Data Nasc: 12/08/1911
    Freguesia: Poiares

    Essas informações estão na identidade portuguesa, se precisar que encaminhe fotos me diga.
  • Bruno,

    a freguesia de Poiares da sua avó não é a de Coimbra.

    PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/51/1454 Descrição em pdf
    - Cota original
    1394
    - Título
    Registo de passaporte
    - Datas
    Vila Real, 21/12/1929
    - Nível de descrição
    Documento Simples
    - Dimensão e suporte
    160x210 mm.; Papel
    - Âmbito e conteúdo
    Requerente: Maria da Conceição Vilela (filha de Márcia da Conceição)
    Bilhete de identidade número: 100512 (Porto)
    Data de nascimento: 30/08/1911
    Idade: 18 anos
    Lugar: Vila Seca
    Freguesia: Poiares
    Concelho: Peso da Régua
    Distrito: Vila Real
    Destino: Brasil
    - Localização
    F. 364
  • Show, Guilherme!!!!!
    O número da identidade é esse mesmo! Devo mandar esse dados novamente pra auc-geral@auc.uc.pt?
  • Não, Bruno. Solicite à Conservatória de Peso da Régua: registos.pregua@irn.mj.pt

    Repare que a data de nascimento é 30/08/1911.
  • OK, Guilherme. Enviei as informações.
    Na verdade pelo que percebi não há necessidade de pedir as segundas vias de certidão de nascimento, certo? Apenas saber qual conservatório está a certidão e informar o livro e nº da folha?

    Como saberei que as informações da certidão de casamento no Brasil estão compatíveis com os dados da certidão de nascimento dos meus avós? Até para saber se existe uma necessidade de retificação.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.