Acompanhar Processo de Atribuição

Pessoal faz já um mês e alguns dias que enviei os documentos do meu pai lá pra CRC para atribuição de nacionalidade...eu consegui falar uma vez, mas como ainda não tinha completado 1 mês nem o número de processo eles tinham. Pediram pra que eu ligasse então com 45 dias, eu estou esperando pra ligar.
Alguém sabe se esse número de processo demora pra sair?Vocês acompanham o processo, ligando pelo menos uma vez ao mês para saber como vai?
Enfim queria saber que postura tomar agora e depois que obtiver o número do processo!!
Obrigada

Gabriela

Comentários

• Gabi,
    Escreva para crcentrais.nacionalidade-b@dgrn.mj.pt e peca o numero do seu processo. Quando o tiver terá que esperar. A experiencia diz que de nada serve ficar ligando para lá, pois nao agiliza de nenhuma forma o processo.
    Tenha em mente que o mesmo demorará no mínimo 4 meses para ser aprovado.
    Se algum dia pretende ligar, tenha à mao o numero do processo para que possam lhe dar qualquer informacao.
  • DEMORA

OLA A TODOS,
    TENHO 3 AMIGOS EM SITUAÇAO DE ESPERA , E POR E-MAIL ELES TBEM NAO RESPONDEM.
    RENATO DE SOUSA BRAIT , PROC 13603/09 ENVIADO EM MARÇO DE 2009
    DEBORAH DO CARMO SOUSA, PROC 13625/09 , ENVIADO EM MARÇO DE 2009
    MARIA DE FATIMA BORGES SANTOS , PROC 28175/09 , ENV EM JULHO DE 2009

SE ALGUEM PUDER AJUDAR , SEREI GRATO
  • Então eu também ja enviei uns 2 e-mails e não obtive nenhuma resposta. Inclusive agora acabei de ligar( 0021351213817603) e também chama e ninguém atende e tb não é a primeira vez que ligo. Bom eu estou preocupada...num sei não tive nenhuma notícia ainda...alguém sabe algum outro contato ou sei la alguma forma de saber qualquer informação que seja?!
  • Rogerio,
    Seus amigos tem que ligar para la e perguntar. Esses processos já deveriam ter alguma resposta. Por e-mail só consegui o numero do processo da minha mae. As demais informacoes foram ligando mesmo.
    Liguem na proxima semana sem falta. Veja o numero na mensagem anterior da Gabi. Se forem ligar do skype nao usem o 21.
  • Gabi

Fica tranquila, todo mundo já passou por isso e sobreviveu... eu inclusive. Pensava que todo mundo recebia nº de processo e só o nosso aqui que não saía. Até que quase 2 meses depois, consegui ligar e me deram o número.

Durante a espera, me ajudou muito ler o gigantesco tópico que temos sobre o assunto aqui na comunidade, o famoso "Telefonar p/ CRC", que já está com umas 400 mensagens: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=31227596&tid=5332769765678832110

Lá tem inúmeras experiências de pessoas tentando falar com a CRC e acompanhar seus processos, e também todos os e-mails e telefones que já conseguiram usar.

Eu sempre consegui falar com a CRC ligando bem cedo, 7h-8h da manhã aqui no Brasil. Tentei ligar algumas vezes de tarde mas nunca consegui nesse horário. Email já mandei uns 4 de várias formas diferentes, nunca recebi uma resposta.

Demora mas consegue, o importante é perseverar.
  • Maurício

Nossa fiquei bem mais aliviada mesmo ehehe...eu num tinha visto aquele tópico....vai ser de grande ajuda....!!Obrigada mesmo
  • meus documentos foram recebidos pela crc em 03-03-2010, mandei e-mail no dia 31-03-2010 perguntando sobre o numero do processo e hoje 05-04-2010 me responderam o seguinte:

Atribuição de nacionalidade portuguesa‏
    De: CR Centrais - Nacionalidade-b (crcentrais.nacionalidade-b@dgrn.mj.pt)
    Enviada: segunda-feira, 5 de abril de 2010 10:58:06
    Para: jotacassino@hotmail.com

Exmº senhor(a)

Em resposta ao vosso e-mail, venho por este meio informar V. Exª que o processo para atribuição de nacionalidade portuguesa nº 13xxx/10, referente a Jorge Manoel Avelhano Fangueiro, se encontra em fase de análise.

Mais informo que os processos serão analizados por ordem de entrada no sector e que, da sua conclusão ou demais informação necessária para o bom andamento do processo, será dado conhecimento ao interessado.

Com os melhores cumprimentos,

O Oficial,

Sónia Martins
  • Jorge,
    Agora é aguardar com paciência e fé.
    Boa Sorte!
  • [APAGADO]
  • valeu denise , muito obrigado.
  • Um dica muito importante!!!
    Liguei agora na CRC, o processo do meu pai, chegou na CRC em novembro/09 está parado esperando a certidão de nascimento do meu avô portugues, a funcionária me disse que nao é obrigatório colocar no envelope, mas é favorável, pois a CRC pediu esta certidão há mais de 40 dias e ainda nao foi anexado ao processo.

Ela disse que é normal este prazo e com o tempo deve aumentar e me aconselhou que no meu processo eu envie a original do meu Pai.
  • Dani,
    Boa dica para as certidoes que nao foram emitidas recentemente na Conservatoria dos Registos Centrais, ou seja, para as certidões dos portugueses "antigos". Os portugueses que recentemente adquiriram a cidadania por atribuição ou naturalização foram registrados nessa Conservatoria e, portanto, o acesso à certidão dos mesmos é eletrônico. Nao deveria demorar 40 dias.
    Quando solicitei a cidadania da minha mãe, enviei a certidão do meu avô, pois era de 1905 da Ilha da Madeira. Agora para solicitar a minha e como ainda nao recebemos a certidao da minha mãe por correio, preenchi o formulário só com o numero de assento que está super fresquinho na CRC.
  • Bruno,
    Tendo a certidao à mao, vale a pena mandar, apesar que a dos portugueses recentes, como disse, estao à distancia de um click la na CRC.
    Quando voce enviou os documentos da sua mae?
  • Quero dizer, os seus documentos?
  • Po Bruno, quando foi a última vez que Você ligou? O meu foi recebido um dia após o seu e já teve parecer favorável, está pra registro. Eu mandei uma cópia simples da certidão do meu pai e escrevi no formulário os dados dele tambem no formulário.
  • fiz pelo consulado em Julho de 2009

Acompanho por email, já que pelo telefone eles não dão mais informações. A CRC informa que só o consulado pode dar as informações também.

Resposta do ultimo email:

"Com referência ao e-mail de V.Exa. o Consulado Geral de Portugal informa o seguinte:

O seu processo de Nacionalidade está em fase de conclusão.

Pedimos desculpas pelo transtorno, mais devido a grande demanda de solicitações de processos neste consulado, está havendo alguns atrasos na conclusão dos mesmos.

Por favor aguardar, a cada 30 dias poderá retornar o contacto para verificação."

NÃO TENHO MAIS PRESSA NESSE ASSUNTO, MAS QUE É TENSO, É !
  • [APAGADO]
  • Brito

Qual o consulado?
    Se for de SP, como alguns processos duram 1,2 semanas e outros meses. Isso é loteria por acaso!!!
  • Pessoal,
    Eu hoje até que enfim consegui contactar o setor responsável por atribuição de nacionalidade, bom eles falaram que o processo ainda está em andamento e que aquele setor está sobrecarregado então pode ser que leve ai algum tempo( não foi especificado). Bom então agora é só esperar né....Já tenho inclusive o número do processo, quando devo ligar novamente pra ver se tem novas informações alguém sabe?
    Obrigada
  • Deixa passar uns 7 a 10 dias ,e liga novamente.
  • Gabi,
    Se todos os documentos estavam completamente em ordem, o processo do seu pai demorará no mínimo 4 meses, ou seja, deverá estar pronto lá para junho.
    Respire fundo e espere. Ligue uma vez por mes, assim nao sobrecarregamos o pessoal e eles podem trabalhar agilizando os processos.
  • O meu já se passou 20 dias que liguei e fui informado que está pra Registro. Liguei hoje e nada de assento. Gabi, liga quando completar 2 meses (provavelmente não estará pronto) só pra ver se tem alguma nóticia. Ta demorando ums 4 meses pra eles darem o parecer favorável e mandarem pra Registro. E pelo que estou vendo o registro não demora menos do que 1 mês.
  • Marco,
    Se voce mandou uma original é possível que eles nao tenham que voltar a pedir e se enquadre nos 4 meses nos casos de atribuicao. Como disse o Mario, 4 meses para o parecer favorável e 1 mes para que facam o assento. Esperemos que o volume de trabalho nao os obrigue a extender esses prazos.
  • Quem quizer saber se ja saiu o numero de acento, vai uma dica, pedir uma certidao para atribuicao de menor, pelo portal do cidadao, eh gratis, mas essa certidao so vai servir para ver o numero de acento.
  • [APAGADO]
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.