Acompanhar Processo de Atribuição
Pessoal faz já um mês e alguns dias que enviei os documentos do meu pai lá pra CRC para atribuição de nacionalidade...eu consegui falar uma vez, mas como ainda não tinha completado 1 mês nem o número de processo eles tinham. Pediram pra que eu ligasse então com 45 dias, eu estou esperando pra ligar.
Alguém sabe se esse número de processo demora pra sair?Vocês acompanham o processo, ligando pelo menos uma vez ao mês para saber como vai?
Enfim queria saber que postura tomar agora e depois que obtiver o número do processo!!
Obrigada
Gabriela
Alguém sabe se esse número de processo demora pra sair?Vocês acompanham o processo, ligando pelo menos uma vez ao mês para saber como vai?
Enfim queria saber que postura tomar agora e depois que obtiver o número do processo!!
Obrigada
Gabriela
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Escreva para crcentrais.nacionalidade-b@dgrn.mj.pt e peca o numero do seu processo. Quando o tiver terá que esperar. A experiencia diz que de nada serve ficar ligando para lá, pois nao agiliza de nenhuma forma o processo.
Tenha em mente que o mesmo demorará no mínimo 4 meses para ser aprovado.
Se algum dia pretende ligar, tenha à mao o numero do processo para que possam lhe dar qualquer informacao.
OLA A TODOS,
TENHO 3 AMIGOS EM SITUAÇAO DE ESPERA , E POR E-MAIL ELES TBEM NAO RESPONDEM.
RENATO DE SOUSA BRAIT , PROC 13603/09 ENVIADO EM MARÇO DE 2009
DEBORAH DO CARMO SOUSA, PROC 13625/09 , ENVIADO EM MARÇO DE 2009
MARIA DE FATIMA BORGES SANTOS , PROC 28175/09 , ENV EM JULHO DE 2009
SE ALGUEM PUDER AJUDAR , SEREI GRATO
Seus amigos tem que ligar para la e perguntar. Esses processos já deveriam ter alguma resposta. Por e-mail só consegui o numero do processo da minha mae. As demais informacoes foram ligando mesmo.
Liguem na proxima semana sem falta. Veja o numero na mensagem anterior da Gabi. Se forem ligar do skype nao usem o 21.
Fica tranquila, todo mundo já passou por isso e sobreviveu... eu inclusive. Pensava que todo mundo recebia nº de processo e só o nosso aqui que não saía. Até que quase 2 meses depois, consegui ligar e me deram o número.
Durante a espera, me ajudou muito ler o gigantesco tópico que temos sobre o assunto aqui na comunidade, o famoso "Telefonar p/ CRC", que já está com umas 400 mensagens: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cm
Lá tem inúmeras experiências de pessoas tentando falar com a CRC e acompanhar seus processos, e também todos os e-mails e telefones que já conseguiram usar.
Eu sempre consegui falar com a CRC ligando bem cedo, 7h-8h da manhã aqui no Brasil. Tentei ligar algumas vezes de tarde mas nunca consegui nesse horário. Email já mandei uns 4 de várias formas diferentes, nunca recebi uma resposta.
Demora mas consegue, o importante é perseverar.
Nossa fiquei bem mais aliviada mesmo ehehe...eu num tinha visto aquele tópico....vai ser de grande ajuda....!!Obrigada mesmo
Atribuição de nacionalidade portuguesa
De: CR Centrais - Nacionalidade-b (crcentrais.nacionalidade-b@dgrn.mj.pt)
Enviada: segunda-feira, 5 de abril de 2010 10:58:06
Para: jotacassino@hotmail.com
Exmº senhor(a)
Em resposta ao vosso e-mail, venho por este meio informar V. Exª que o processo para atribuição de nacionalidade portuguesa nº 13xxx/10, referente a Jorge Manoel Avelhano Fangueiro, se encontra em fase de análise.
Mais informo que os processos serão analizados por ordem de entrada no sector e que, da sua conclusão ou demais informação necessária para o bom andamento do processo, será dado conhecimento ao interessado.
Com os melhores cumprimentos,
O Oficial,
Sónia Martins
Agora é aguardar com paciência e fé.
Boa Sorte!
Liguei agora na CRC, o processo do meu pai, chegou na CRC em novembro/09 está parado esperando a certidão de nascimento do meu avô portugues, a funcionária me disse que nao é obrigatório colocar no envelope, mas é favorável, pois a CRC pediu esta certidão há mais de 40 dias e ainda nao foi anexado ao processo.
Ela disse que é normal este prazo e com o tempo deve aumentar e me aconselhou que no meu processo eu envie a original do meu Pai.
Boa dica para as certidoes que nao foram emitidas recentemente na Conservatoria dos Registos Centrais, ou seja, para as certidões dos portugueses "antigos". Os portugueses que recentemente adquiriram a cidadania por atribuição ou naturalização foram registrados nessa Conservatoria e, portanto, o acesso à certidão dos mesmos é eletrônico. Nao deveria demorar 40 dias.
Quando solicitei a cidadania da minha mãe, enviei a certidão do meu avô, pois era de 1905 da Ilha da Madeira. Agora para solicitar a minha e como ainda nao recebemos a certidao da minha mãe por correio, preenchi o formulário só com o numero de assento que está super fresquinho na CRC.
Tendo a certidao à mao, vale a pena mandar, apesar que a dos portugueses recentes, como disse, estao à distancia de um click la na CRC.
Quando voce enviou os documentos da sua mae?
Acompanho por email, já que pelo telefone eles não dão mais informações. A CRC informa que só o consulado pode dar as informações também.
Resposta do ultimo email:
"Com referência ao e-mail de V.Exa. o Consulado Geral de Portugal informa o seguinte:
O seu processo de Nacionalidade está em fase de conclusão.
Pedimos desculpas pelo transtorno, mais devido a grande demanda de solicitações de processos neste consulado, está havendo alguns atrasos na conclusão dos mesmos.
Por favor aguardar, a cada 30 dias poderá retornar o contacto para verificação."
NÃO TENHO MAIS PRESSA NESSE ASSUNTO, MAS QUE É TENSO, É !
Qual o consulado?
Se for de SP, como alguns processos duram 1,2 semanas e outros meses. Isso é loteria por acaso!!!
Eu hoje até que enfim consegui contactar o setor responsável por atribuição de nacionalidade, bom eles falaram que o processo ainda está em andamento e que aquele setor está sobrecarregado então pode ser que leve ai algum tempo( não foi especificado). Bom então agora é só esperar né....Já tenho inclusive o número do processo, quando devo ligar novamente pra ver se tem novas informações alguém sabe?
Obrigada
Se todos os documentos estavam completamente em ordem, o processo do seu pai demorará no mínimo 4 meses, ou seja, deverá estar pronto lá para junho.
Respire fundo e espere. Ligue uma vez por mes, assim nao sobrecarregamos o pessoal e eles podem trabalhar agilizando os processos.
Se voce mandou uma original é possível que eles nao tenham que voltar a pedir e se enquadre nos 4 meses nos casos de atribuicao. Como disse o Mario, 4 meses para o parecer favorável e 1 mes para que facam o assento. Esperemos que o volume de trabalho nao os obrigue a extender esses prazos.