averbação de divorcio
gcarolinagobbo
Member
Minha mâe é portuguesa nasceu em 1927, tem 90 anos. Ela tem o bilhete de identidade de cidadão nacional vitalicio e passaporte tirada em 1996, pois iria viajar para Portugal e ela tinha perdido o passaporte. Neste cartão não consta estado civil dela. O meu pai era brasileiro, eles se divorciaram em 1989 e faleceu 2006. Quero fazer atribuição de nacionalidade para depois passar nacionalidade por atribuição para minhas filhas. Preciso fazer averbação do divorcio de minha mãe com o advogado em Portugal?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Eles fazem uma porção de exigências que fazendo direto nas conservatórias não existem.
Para fazer pelas conservatórias o casamento de sua mãe deve estar transcrito em Portugal como a @Mei comentou, como você já falava em homologar o divórcio assumi que já estaria transcrito o casamento.
Seu pai foi o primeiro marido de sua mãe? Só teria que homologar divórcio caso ela tivesse sido casada antes e, como os fatos são averbados na ordem que ocorreram, teria que transcrever o primeiro casamento, homologar o divórcio, transcrever o segundo casamento, etc até chegar a transcrição do casamento de seu pai com ela.
Acredito que esteja na Conservatória do Registo Civil e Predial e Cartório Notarial de Vinhais
crcpncom.vinhais@dgrn.mj.pt
Da documentação brasileira para transcrição vai precisar de:
- Certidão de casamento inteiro teor, apostilada
- Certidão de nascimento de seu pai inteiro teor, apostilada
- Xérox autenticada do documento de identidade do requerente (pode ser sua mãe ou você, a mesma pessoa que assinar o requerimento)
- Requerimento para transcrição do casamento com firma reconhecida por autenticidade (tem que assinar na presença do funcionário do cartório).
Recomendamos Ponta Delgada para transcrição pois são bem rápidos para fazer o processo. Tem o modelo do requerimento e instruções de preenchimento em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
Na verdade o que quis dizer é que teria que fazer o divórcio se seu pai fosse o segundo marido dela, dai teria que fazer a transcrição do primeiro casamento, fazer o divórcio (do primeiro marido) para poder transcrever o casamento com seu pai. O divórcio do seu pai é irrelevante para seu processo de atribuição.
Não precisa entrar em contato com a conservatória para fazer o processo, basta juntar toda a documentação e enviar. CRC é a de Lisboa, não recomendamos fazer por lá pois os prazos médios de conclusão dos processos são muito longos.
Quanto a dúvida sobre o estado civil para preencher o requerimento é o estado civil que consta na certidão de casamento, como é o primeiro casamento ela era solteira e é assim que deve ser indicado no requerimento.
Tenho uma irmã que gostaria de fazer também a atribuição. Quando eu for enviar os documentos, posso enviar os dela junto com os meus documento ou tenho que fazer duas transcrições de casamento para cada uma?
Quando for fazer sua atribuição pode mandar a da sua irmã junto sim, coloque a documentação completa de cada processo em um envelope, de preferência identifique no envelope atribuição de fulana, e no outro atribuição de sicrana. Os processos não podem compartilhar nenhum documento, tem que fazer 1 vale postal para cada. Coloque os dois envelopes dentro do envelope para envio.
Para atribuição a mais rápida hoje é a 3a. CRC do Porto mas lá não fazem transcrição de casamento.
A transcrição do casamento é única, a pessoa se casou uma vez, não existe transcrever o casamento para cada filho que tiveram, seria o mesmo que exigir que para pessoa ter um segundo filho tivesse que se casar novamente.
Documentação para o processo de atribuição:
- Certidão de nascimento do requerente emitida por cópia reprográfica e apostilada (é feito um xerox do livro de registro)
- Cópia autenticada e apostilada do documento de identidade emitido a menos de 10 anos
- Formulário 1C preenchido e com firma do requerente reconhecida em cartório por autenticidade. Indicar no formulário o número, ano e local do assento de nascimento de sua mãe, caso queira junte também cópia simples do assento de nascimento dela
- Vale postal no valor de 175 euros
O formulário e instruções de preenchimento em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
Hoje as conservatórias mais indicadas para processos de atribuição são ACP, 3a. CRC do Porto e Tondela.
Os endereços das conservatórias pode conferir em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos
Segue abaixo os dados que são necessários para o preenchimento do requerimento para solicitar a certidão de nascimento da minha mãe:
DADOS DO TITULAR DA CERTIDÃO DESEJADA:
Nome:
Nome de solteiro(a):
Data de Nascimento: Local de Nascimento - Freguesia: Concelho: Distrito:
Ou, se nasceu fora de Portugal, informe apenas o país de nascimento
Filho de: e de:
Nome do(a) conjuge (se for casado):
Desculpe, estou constrangida de pedir tanta ajuda para você, espero que você compreenda que estou muito receosa em relação a todo esse processo.
Não se preocupe, são processos caros e cheio de detalhes. O melhor é enviar tendo certeza que está tudo em ordem.
você tem a opção de enviar a cópia simples da certidão do nubente português ou, se ele nasceu depois de 1911, pode fazer como o @Daniel Henriques mencionou.
Colocando a folha avulsa, com os dados do assento, a conservatória de PD poderá obter esta certidão, pelo sistema. Fique tranquilo! De um jeito ou de outro, funciona!
- Certidão de casamento de Inteiro Teor apostilhada
- Certidão de nascimento do cônjuge brasileiro de Inteiro Teor apostilhada
- Certidão de nascimento da portuguesa
- Requerimento assinada, com firma reconhecida
- Fotocópia do RG do requerente autenticada
Minha dúvida é a seguinte: na certidão de casamento de inteiro teor e no apostilhamento foi descrito que minha mãe se separou de meu pai depois de alguns anos. Será que a conservatória vai entender que eu quero apenas fazer a transcrição de casamento, e não a transcrição e a averbação do divórcio? Estou receosa de enviar esses documentos e não fazerem a transcrição de casamento...
Além disso, há algum documento a mais que seria bom enviar?
Estou preparando os documentos para pedir a atribuição da minha mãe, mas estou com algumas dúvidas. Ela se casou com meu pai, alterou seu nome, e depois se separou judicialmente, retomando o nome de batismo.
- em seu formulário 1C, coloco qual nome, o atual ou de casada?
- ela conseguirá tirar o passaporte antes de transcrever o casamento e homologar o divórcio?
- eu consigo entrar com a minha atribuição depois de transcrever o casamento deles, sem homologar o divórcio?
Ressalto que minha mãe não tem interesse em se mudar para Portugal ou em se casar de novo e que também não se importaria em manter seu antigo nome de casada por lá. Ela só precisaria do passaporte mesmo, mas fiquei com dúvida em como proceder.
1-coloca o estado civil atual : divorciada ou separada.
2-consegue sim( não precisa homologar o divórcio em Portugal)
3-idem item 2.
Vlad, muito obrigada pelas respostas!