Procuro certidão de nascimento de minha bisavó

Bom Dia, Pessoal

Preciso muito encontrar a certidão de nascimento da minha Bisavó e não sei por onde buscar, pois só tenho como dados dela a certidão de óbito de inteiro Teor que diz que ela é nascida em Portugal porem não fala em qual cidade. Tenho as seguintes informações:

Nome : Alice Guimarães SantAnna (casada no Brasil com Ulysses Augusto de SantAnna)
Nascimento: 01/08/1899
Pais: Portugal
Morte: 08/03/1973 (Brasil)
Filiação : Jose de Souza Guimaraes / Carolina de Matos Guimaraes

Uns netos lembram que ela fala muito de Beja e outros lembram que ela falava do Algarve.
Lembram também que ela falava que tinha vindo com 2 anos para o Brasil (calculo que tenha sido entre 1901 e 1902, portanto).

Desde já obrigado..

att

Comentários

  • Romulo

    Você precisará da certidão de casamento: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJY-2P5L
  • Bom dia.
    Procuro por informações sobre meus bisavós.
    Estou iniciando os trabalhos de pesquisa agora e estou sem muita orientação.
    Dionisio Nascimento Cordeiro (português).
    Veio para o Brasil e casou-se com Maria Firmina (brasileira).
    Tiveram pelo menos uma filha, Judith Cordeiro.
    Judith casa-se posteriormente com Renier Quaglio (em Petrópolis, Rio de Janeiro ou Juiz de Fora).
    Pesquisei em alguns dos melhores sites de busca de genealogia, mas sem sucesso.
    Numa dessas pesquisas encontrei um "Dionísio do Nascimento", que chegou ao Brasil aos 12 anos de idade com seu pai, Antônio José.
    Se alguém tiver familiares com o sobrenome Cordeiro e que, mesmo vagamente, a história lhe parecer familiar, gentileza entrar em contato. Obrigado. >> marcos.quaglio@engenharia.ufjf.br <<

  • @Marcos, para ajudar nas buscas seria necessário informar o nome dos pais do Dionisio.
  • @Mariza, muito obrigado pela certidao de casamento. Tambem a estava procurando e ja tinha feito pesquisa em 2 cartorios sem sucesso.
    Na certidao de casamento apenas informa que minha bisavó era portuguesa, assim como os pais dela. Porem, nao informa a cidade.
    Será necessário a certidao de nascimento ou com a certidao de casamento pode ser dado entrada no pedido de cidadania ?
    Obrigado
  • @Romulo

    É preciso encontrar os registros de nascimento dela e do marido.
  • Olá Mariza,

    Espero que esteja bem, acredito que voce possa me ajudar no direcionamento para encontrar a certidao de nascimento do meu bisavo.

    Estou procurando documentos sobre o nascimento de meu bisavô. Já procurei em sites como o Family Search e MyHeritage mas infelizmente não fui feliz.

    Os dados do meu bisavô são:

    Nome: José Correa
    Pai: José Correa (Portugues)
    Mãe: Maria Maxima (Portuguesa)
    Nascimento em Portugal: 18 de Maio de 1889
    Morte no Brasil (Rio de Janeiro) :24 de setembro de 1948 (59 anos)
    Deixou 8 filhos.
    Registro no Brasil: SRE 155 046 | Serie: V4333 | Secao: 74222
    Registro Civil no Brasil: 18.520 Serie V-4333 Secção J- 4222 emitido em Nictheroy em 25 de agosto de 1921
    Profissão: motorista

    O seu primeiro registro no Brasil que temos conhecimento tem data em 25 de agosto de 1921. No Brasil, ele foi casado por duas vezes, onde no primeiro casamento ficou viuvo. O seu segundo casamento (com minha Bisavó - Aurora Barbosa de Almeida (Brasileira) que passa a chamar-se Aurora Barbosa Corrêa)

    Muito grato pela possível ajuda,

    Atenciosamente,

    Leonardo Correa
    +55 21 97148 3004
  • Nelson TinocoNelson Tinoco Member
    editado January 2018
    Muito Obrigado Mariza!!!

    Eu ja tirei a certidao de casamento de inteiro teor do segundo casamento com o objetivo de descobrir o local de origem do meu bisavo mas nao consta essa informacao.

    Fiz a mesma coisa com a certidao de obito de inteiro teor mas tambem nao possui essa informacao.

    Meu proximo passo foi dar entrada no arquivo nacional com os numeros do registro civil e do RNE para tentar descobrir a freguesia.

    No entanto voce acabou de me abrir os olhos para poder escrever o nome de sua mae, Maria Maxima com C, vou pesquisar mais no family search. Alem disso, a data em que temos para o seu primeiro registro em 1921 esta equivocada ja que o primeiro casamento foi em 1909, obrigado por esclarecer isso.

    Voce teria mais alguma sugestao/informacao?

    Obrigado!
    Leonardo Correa

  • @Nelson

    O Arquivo Nacional poderá esclarecer dados importantes através do RNE.
    O José Correa tinha irmãos? Você tem relato da imigração: data e pessoas que vieram com ele?
  • Ola Mariza,

    Muito obrigado mais uma vez.
    Nao sabemos se ele tinha irmaos. A informacao que tinhamos era que ele teria vindo para o Brasil maior de idade mas com o casamento em 1909 em que ele tinha 19 anos, e possivel que tenha vindo mais novo ou ainda acompanhado dos pais, pedimos ao Arquivo Nacional pra tentar esclarecer estes pontos.

    Obrigado!
  • Bom dia Tinoco.
    Com a ajuda da Mariza encontramos a certidão de casamento de minha bisavó (casada com brasileiro), que informa apenas que ela era portuguesa. No entanto, não conseguimos ainda a certidão de nascimento e não sabemos a cidade dela em Portugal, apenas a data de nascimento. Temos ideia de quando ela veio para o Brasil (veio com aproximadamente 2 anos de idade) e estamos tentando encontrar registro da entrada dela no Brasil (imigração, navio, ...) que possa dar uma ideia de onde procurarmos em Portugal a saída dela (passaporte, embarque,...) e que possamos saber onde ela nasceu.
    Como você consegue este tipo de esclarecimento com o Arquivo Nacional ?
    Obrigado.
  • editado January 2018
    bom dia!! estou começando agora na pesquisa sobre meu bisavô, ja olhei em muitos sites que me indicaram mais nao sei bem usar esses sites de pesquisa..
    alguem que posa me ajudar?
    as informações que tenho são
    meu bisavô:
    MANOEL JOAQUIM DOS REIS
    FILHO DE JOSÉ DOS REIS
    MARIA DOS REIS
    NASCEU EM 30 DE JANEIRO DE 1892 MINHA FAMILIA DIZ QUE FOI NA ILHA DA MADEIRA, ELE FALAVA SOBRE TRAS OS MONTES TAMBEM
    VEIO AO BRASIL COM APROXIMANDAMENTE 7 ANOS, ESTIMO SUA CHEGADA EM 1899
    CASOU SE NO BRASIL CARMELA CAPELLI
    FALECEU NO BRASIL, SAO MANUEL SP, EM 09/03/1975
    TENHO UM DOCUMENTO DELE DE DUPLA NACIONALIDADE, UMA ESPECIE DE RG PARA ESTRANGEIROS

    A QUEM PUDER ME AJUDAR DE ALGUMA MANEIRA OBRIGADO!!
    JEFFERSON.GGTUR@GMAIL.COM
  • Vlad Pen, bom dia.
    Realmente possuo poucas informações. O que tenho é que "Dyonísio do Nascimento Cordeiro" (nascido em 1884, Portugal), casou-se no Brasil com "Maria da Conceição" (nascida em 1891, Brasil). Tiveram pelo menos uma filha, minha avó, "Judith Cordeiro" (nascida em 21 de outubro de 1920, Petrópolis, RJ).
    Qualquer informação que relacione esses nomes será de extrema importância para o banco de dados e o cruzamento das informações.
    No mais, agradeço pela atenção e aguardo qualquer novidade.
    Abraços.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.