Assinar contrato depois de despedir-me?
SandraDom
Member
Olá,
Talvez alguém possa ajudar-me.
Comecei a trabalhar numa loja de vestuário em finais de Novembro. Na entrevista ficou acordado 300€ mensais por 24h semanais em regime de part-time e um mês à experiência.
Tudo estava a correr bem até ver algumas atitudes da minha patroa a respeito do pagamento. Só me paga 2,32€ à hora, os pagamentos são feitos com mais de uma semana de atraso e horas extra são pagas também a 2,32€. Impossível ser este valor porque nunca daria os 300€ mensais com 96h trabalhadas.
Por este motivo, e visto não ser preciso dar dias à empresa porque ainda não tenho contrato assinado, decidi despedir-me.
Agora a minha patroa diz que quer à mesma o contrato assinado porque ela diz que já começou a fazer os meus descontos à Segurança Social.
A minha questão é: Serei mesmo obrigada a assinar contrato? No meu ponto de vista não faz qualquer sentido, até porque não tenciono lá ficar e sinto-me enganada por não pagar aquilo que prometeu pagar na entrevista.
Agradecia imenso se me pudessem aconselhar.
Obrigada!
Talvez alguém possa ajudar-me.
Comecei a trabalhar numa loja de vestuário em finais de Novembro. Na entrevista ficou acordado 300€ mensais por 24h semanais em regime de part-time e um mês à experiência.
Tudo estava a correr bem até ver algumas atitudes da minha patroa a respeito do pagamento. Só me paga 2,32€ à hora, os pagamentos são feitos com mais de uma semana de atraso e horas extra são pagas também a 2,32€. Impossível ser este valor porque nunca daria os 300€ mensais com 96h trabalhadas.
Por este motivo, e visto não ser preciso dar dias à empresa porque ainda não tenho contrato assinado, decidi despedir-me.
Agora a minha patroa diz que quer à mesma o contrato assinado porque ela diz que já começou a fazer os meus descontos à Segurança Social.
A minha questão é: Serei mesmo obrigada a assinar contrato? No meu ponto de vista não faz qualquer sentido, até porque não tenciono lá ficar e sinto-me enganada por não pagar aquilo que prometeu pagar na entrevista.
Agradecia imenso se me pudessem aconselhar.
Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Estranhei a parte onde ela diz que fez descontos para segurança social. Em algum momento informou a ela seu número da segurança social?
O salário que vale é o salário determinado no contrato. Se ele for diferente do combinado na entrevista, é uma pena, pois já abala a relação de confiança empregado/empregador.
Outra coisa que as vezes costumam fazer: combinam um salário, e adicionam os valores de duodécimos como parte dele. Tenha cuidado com isso. O salário líquido parece mais atraente, mas não se engane.
Dito isso, tem duas opções:
Pode pedir o contrato e ver como seu salário constará. A partir daí, os pagamentos terão de ser feitos a rigor, estará amparada pela segurança social e terá forma de reclamar seus direitos.
Ou pode sair, mas não terá direito a nada.
Se for possível, sugiro que tenha uma conversa sincera com sua patroa, destacando todos os pontos de insatisfação.
Esta decisão tem de ser tomada por si.
Espero lhe ter ajudado.
Eu quando criei este tópico, já me tinha despedido, até porque ainda me encontrava à experiência e ainda não tinha assinado contrato. Na entrevista ficou acordado que me pagava 300€ por 24h semanais (96h mensais) e depois quando recebi o primeiro pagamento percebi que só me estava a pagar 2,32€ à hora, o que não dá os 300€ mensais como ela tinha prometido.
Por esse motivo, falei com a minha patroa e disse que por esse valor não iria continuar lá e que já não pretendia assinar contrato. Ela tem o meu número da SS porque chegou a pedir-me os documentos para fazer o contrato. Ainda o trouxe para casa para ler, e notei que a maior parte do que lá dizia ela não está a cumprir.
Eu só estranhei ela estar quase a obrigar-me a assinar contrato só porque já fez os meus descontos na SS. Tenho receio que se assinar, ela me obrigue a lá trabalhar sem eu o desejar. Faz sentido assinar o contrato? Não poderei ter problemas se assinar?
Já agora, no contrato, a fórmula que ela se baseia para pagar à hora é de:
557€ x nº dias trabalho / 30 dias
Isto faz algum sentido para vocês?
Já para nem falar dos 557€, porque ela fez o contrato em Janeiro e o ordenado mínimo passou para 580€...
E o nº de dias de trabalho? Então se trabalhar 3h ou 8h num dia é igual?
A formula correcta não devia ser ordenado mínimo / 22 dias / 8h?
Pelas contas dela e tendo em conta que trabalho 3 dias por semana:
557€ x 12 / 30 = 222,80€
Calculando o valor à hora:
222,80€ / 4 (semanas) / 24h semanais = 2,32€
@caiodib, disse que o salário que vale é o salário determinado no contrato, mas os patrões não se deviam guiar pelo salário mínimo para calcular o valor que têm de pagar aos seus empregados?
Ou estarei a fazer mal as contas?
Aguardo a vossa ajuda se possível.
Obrigado!!
Sandra
Primeiramente, veja este artigo onde se mostra como o valor da hora é calculado: https://www.economias.pt/valor-da-hora-trabalhada/
As horas são contadas pelos dias trabalhados (geralmente 20-22 por mês). Com esse calculo, deve se fazer uma média, que terá o valor bem aproximado.
Se o seu trabalho for pago por hora, o salário pode variar um bocadinho por mês.
Lembre-se também, que o valor acordado geralmente é o valor bruto. Sobre ele, os impostos e contribuições são descontados.
Leia sobre o período experimental: http://emprego.sapo.pt/guia-carreira/artigo/166/artigo.htm
Durante este período, qualquer das partes pode desistir do contrato, visto ser um período de adaptação.
Alguns questionamentos que tenho:
“222,80€ / 4 (semanas) / 24h semanais = 2,32€”
Esses 222,80€ são o valor líquido certo? Se for, tem que acrescer o desconto do IRS e a contribuição para a SS para se chegar ao valor bruto.
“disse que o salário que vale é o salário determinado no contrato, mas os patrões não se deviam guiar pelo salário mínimo para calcular o valor que têm de pagar aos seus empregados?”
Teoricamente sim, mas não sei exatamente como isso funciona para part time.
Espero ter ajudado e desejo que as coisas se resolvam para si.
Relativamente aos 222,80€, ela pagou isso no mês à experiência, logo é sem descontos do IRS e contribuição para a Segurança Social. Não tenho qualquer dúvida que ela não estava a cumprir com o acordo e que eu estava a ser enganada.
No que diz respeito ao contrato, faz sentido assiná-lo se já saí de lá?
Talvez deva entrar em contacto com o IEFP e pedir um auxílio a eles antes de tomar qualquer decisão.
Desculpe não poder lhe ser útil nesse momento.