Vice-Consulado nao informa numero de processo nem responde telefonemas
iandan
Member
em Consulados
Ola,
Meu pai deu entrada no processo de atribuicao dele cerca de 8 meses atras no vice-consulado de Fortaleza.
Fazem ja 2 meses que tentamos entrar em contato com o consulado para saber do andamento do processo e pegar o numero do processo. Infelizmente, eles nao respondem emails e nem atendem ligacoes. Meu pai mora perto de Natal, RN o que torna complicado para ele ir pessoalmente no vice-consulado tentar pegar essas informacoes.
Gostaria de saber se existe algum outra forma de conseguir o numero do processo, saber do andamento dele ou, pelo menos, saber se meu pai ja tem sua cidadania. Nosso objetivo eh conseguir minha cidadania, nao a dele, entao so nos interessa que saber se o processo foi concluido, ou nao, para que possamos dar entrada no meu.
Obrigado!
Meu pai deu entrada no processo de atribuicao dele cerca de 8 meses atras no vice-consulado de Fortaleza.
Fazem ja 2 meses que tentamos entrar em contato com o consulado para saber do andamento do processo e pegar o numero do processo. Infelizmente, eles nao respondem emails e nem atendem ligacoes. Meu pai mora perto de Natal, RN o que torna complicado para ele ir pessoalmente no vice-consulado tentar pegar essas informacoes.
Gostaria de saber se existe algum outra forma de conseguir o numero do processo, saber do andamento dele ou, pelo menos, saber se meu pai ja tem sua cidadania. Nosso objetivo eh conseguir minha cidadania, nao a dele, entao so nos interessa que saber se o processo foi concluido, ou nao, para que possamos dar entrada no meu.
Obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
(351) 211950500 opcão 1, depois opção 1 novamente.. ligue cedo.
Se bem que 8 meses pra pedidos via consulado é o tempo ~normal~...
Estou preocupado com isso tambem @jhmelman, nao confio nesse vice-consulado dado a falta de comunicacao deles.
Voces teriam alguma outra idea do que fazer nessa situacao? Tem alguma forma de pesquisar o numero do processo sem ser via consulado?
Obrigado!
Insiste na Linha de Registos, sempre consegui pedir informações sobre o processo da minha mãe, quando dei entrada pelo consulado do RJ, bastando informar o nome completo e data de nascimento...
Outra possibilidade, pelo menos para esse momento de desespero sem qualquer informação há 8 meses, é mandar um email para rcentrais.consulados@irn.mj.pt informando os dados da pessoa para pesquisa (informe nome, data de nascimento, qual consulado deu entrada, data), eles costumavam responder em alguns dias. Aproveite e pergunte o número e se o processo caiu em exigência ou se houve qualquer problema no andamento.
O lado ruim de enviar email é impactar o trabalho do setor, mas no seu caso, mande um email, sim, você já "pagou o pedágio" pra recorrer ao email.
Obrigado pela orientacao! Tentarei novamente a linha de registros e ao mesmo tempo manderei email perguntando. Espero que de certo!
Beleza! Boa sorte!
Tentando enviar o email hoje, reparei que ja tinha enviado anteriormente um email para esse setor de lisboa. Informei no email nome,nasciment e filiacao. Essa foi a resposta que recebi:
Exmº Senhor/a
Relativamente á sua solicitação, informa-se que os dados que forneceu são insuficientes para efetuar qualquer pesquisa nos sistemas informáticos disponíveis na Conservatória.
Deste modo, solicita-se que, além do nome completo (de solteira, se for casada) , da filiação, data e local de nascimento, informe esta Conservatória qual o processo que pretende que seja localizado e qual o fundamento do pedido de nacionalidade.
Caso lhe tenha sido dirigido algum ofício, por parte destes serviços, seria útil que o digitalizasse a fim de possibilitar uma melhor e mais eficaz localização do processo em apreço.
Tratando-se de processo/registo lavrado nalgum Consulado, deverá informar de qual o Consulado e qual o numero de processo atribuído.
Com os melhores cumprimentos
A Ajudante, Maria do Rosário C.Almeida
Manda de novo com as informações que tiver (menos o número de processo, que é justamente o que você quer saber)... Que jeito... Uma hora vão parar de inventar novas dificuldades e vão mandar... (note que é uma resposta-padrão, fala em "nome de solteira se for casada" para o processo do seu pai!)
Mas, de qualquer forma, continue tentando na LR e no Vice-Consulado, vai que dá sorte...
Boa sorte!
Ainda nao tive tempo de falar na LR. Liguei mas demorou a antender e tive que desisitir. No entanto, me responderam por email, segue copia abaixo. To ficando sem saber oq fazer. A unica coisa que achei estranho foi ele ter falado no meial consulado do Rio de Janeiro quando eu dei entrada pelo vice-consulado de Fortaleza.
----
Exmº Senhor/a
Efectuadas as pesquisas no sistema informático (Siric), informa-se não foi ainda localizado o processo em causa, pelo que tudo indica ainda não ter sido lançado em sitema pelo Consulado de Portugal no Rio de Janeiro.
Deverá por isso V.Exª contactar o Consulado onde deu entrada do processo, uma vez que se pode dar o caso de se encontrar em falta algum documento, podendo ser essa a a razão de não se encontrar em sistema.
Contudo, desde já se informa que dada a enorme quantidade de processos instruído pelos Consulados, e, uma vez os assentos encontram-se a ser integrados de acordo com a data de entrada em sistema. , tratando-se este de um processo recente em sistema, após ser lançado pelo Consulado, caso pretenda que o mesmo seja apreciado com carácter de urgência, deverá juntar prova documental da urgência alegada, após o que o pedido será reencaminhado ao senhor Conservador , estando sujeito a decisão superior.
Alerta-se ainda que o motivo “ Viagens”, não poderá este ser considerado motivo de urgência.
Com os melhores cumprimentos
O oficial Jorge Pontes
Mas que confusão esse processo, hein? Pior que quando eles lançarem, ainda vai ter o prazo da CRC Lisboa...
Mas não desista, alguém está "sentado em cima" desse processo, ou em Fortaleza, ou no Rio...
Que fique registrado aos amigos aqui do forum para nao dar entrada pelo vice-consulado de Fortaleza que la eh uma palhacada sem fim.
Finalmente a mulher do vice-consulado respondeu e mandou uma foto do sistema deles. Aparemente o processo do meu pai foi numerado XX/2018 e parece que so foi numerado agora esse comeco de ano. Achei estranho, no entanto, essa numeracao. Diferente das demais que tem 5 digitos antes do ano. Alguem sabe dizer se isso eh normal?
Agora, recomendo ligar periodicamente para perguntar do andamento do processo para a LR. 1 vez por mês ou algo assim e ver se não tem nenhuma pendência ou exigência, porque nem a CRC entra em contato direto contigo, nem o Vice-consulado, pelo visto...
E quando for fazer a transcrição de casamento do seu pai e a sua nacionalidade, nada de vice-consulado, manda direto pras CRCs.
Mais uma vez, boa sorte no seu processo, que ande tudo bem daqui pra frente!
Farei isso! Acabei de ligar para LR para confirmar aqui e confirmaram a situacao do processo.
Com certeza, a gnt fez no consulado por conta de facilidades na documentacao. Mas no meu caso temos tudo vai ser mais simples.
Obrigado pela ajuda meu caro!