Meu avô português não se casou com minha avô, tenho como conseguir?

Gente, estou reunindo todos os documentos que acho necessário para dar entrada primeiro na cidadania do meu pai para depois eu fazer a minha, já enviei um email pedindo quais são os documentos necessários para a conservadoria que irei realizar o processo do visto.
Eles dizem que é preciso constar na certidão o status de relacionamento do meu avô , ele se casou em Portugal e veio para o brasil casado, teve um relacionamento de casamento com minha avó e teve todos os seus filhos que são registrados.
Ainda posso conseguir mesmo meu avô não tendo casado com minha avó?
Mais uma coisa, eu não conheço minha família de Portugal e não consigo achal-los, caso necessário a outra maneira de comprovar minha ligação afetiva com o pais? mesmo ainda não ter ido para lá ?

Comentários

  • @Raysalima,
    pode sim.
    Se seu avô registrou seu pai e se o fez antes dele completar 1 ano de idade, basta enviar o processo de atribuição de seu pai para o ACP ou VNGaia.

    Não tem necessidade alguma de provar ligação efetiva com Portugal. Isso é só quando se pula uma geração (de avô direto para neto). Você fará para seu pai e depois para você.
  • @Marcia muito obrigada! vc tirou um peso das minhas costas.
  • @Marcia pode me informar por gentileza por que dar entrada na ACP ou VNGaia?
    Neste caso sem casamento basta verificar se foi o pai que fez o registro antes de 1 ano?
    Agradeço!


  • Oi, @Carla321,
    tem razão. Se não houve casamento, pode enviar para qualquer outra conservatória que tenha balcão de nacionalidade. ACP ou VNGaia são as conservatórias que não exigem a transcrição de casamento.

    Se foi registrada antes de completar 1 ano de idade e o pai foi o declarante, está estabelecida a paternidade.
  • @Raysalima,
    complementando, pode enviar o processo para outra conservatória, se quiser.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.