ATRIBUIÇÃO DE CIDADANIA FEITA SEM INTERMÉDIO DE DESPACHANTE

Olá, me chamo Claudio, sou filho de português casado com brasileira. Meu pai faleceu em 2010 com 79 anos e minha mãe já faleceu há muitos anos. Estou tentando fazer o cadastro on line no site do Consulado do Rio de Janeiro (pois moro em Petrópolis/RJ) mas sem sucesso.
Li as regras para a solicitação e me pareceu fácil, apesar de eu ter algumas dúvidas:
- a certidão de inteiro teor é minha ou do meu pai? Acho que é minha!
- a certidão de nascimento do meu pai pode ser obtida gratuitamente no consulado. Verdade?
- tenho o certificado de alistamento militar de meu pai em Portugal. Serve como documento?
- não vi instruções de como solicitar a cidadania e posteriormente o passaporte português para minha esposa. Pode ser feito junto com o meu pedido de cidadania ou só posteriormente?
Agradeço de antemão aos foristas que puderem me ajudar pois estou tentando fazer todo o processo sozinho!

Comentários

• @FERREIRINHA2018 vc precisa dos seguintes documentos:

Assento de nascimento do seu pai (pode ser pedido no consulado)
    Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada
    Cópia do R.G com até 10 anos apostilado
    Requerimento 1C com sua assinatura reconhecida por autenticidade
    Vale Postal de 175 euros.

Sua esposa só poderá requerer a nacionalidade pelo casamento após seu processo for concluido.

Obs: se seu seu pai foi o declarante do seu nascimento , não precisará transcrever o casamento dele se fizer o processo pelas conservatórias VNGaia ou ACP.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.