Diferença entre inscrição do nascimento no registo civil português e atribuição

Pessoal, lendo essas instruções do link abaixo fiquei com uma dúvida: qual a diferença prática (além de parecer mais complicado) de se fazer um processo de atribuição por declaração, em relação à atribuição por inscrição do nascimento já que a mesma pode ser feita inclusive por maiores em diversos locais incluindo consulado português? Está me escapando perdendo algum detalhe?

O link a que me refiro: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1c/

Comentários

  • @giovanna fernandes, na prática, não existe diferença. Ambas formas concedem a nacionalidade por atribuição.
    A declaração é a feita pelo formulário 1c, e esta passa pela análise dos documentos e o despacho.
    A feita por inscrição no registo é mais rápida, tem de ser feita presencialmente, e não aceita procuradores para maiores de idade. O processo todo leva bem menos tempo.
    Os Consulados brasileiros deviam fazer inscrição no registo, mas até onde sei, apenas BH faz.
  • @caio obrigada. Fiquei sem entender porque mais gente não faz então nesse modo. Já até estou com a papelada adiantada pra fazer minha atribuição com o formulário 1C mas agora vou checar se o consulado português aqui de Newark-NJ perto de onde eu moro faz essa inscrição no registo...
  • Se for feito por inscrição, pessoalmente, há um pequeno detalhe que é sim diferente: não há quaisquer averbamentos no verso da certidão portuguesa ("foi atribuida a nacionalidade..."). Isso porém, não afeta em nada, pelo que eu pesquisei, é só pelo fato de ser feito em base de declaração presencial e não em uma certidão estrangeira existente.
  • eu sou filha de português porem ele se nacionalizou faz poco tempo, tenho 28 anos quais sa os documentos que tenho que levar para lisboa?
  • @wsteles muito obrigado, quero ir para la e fazer pessoalmente, só tenho outra pergunta o que e inteiro teor reprográfica ?? peço Asim mesmo
  • @apambrosini

    Inteiro teor reprográfica é a copia(xerox) do livro onde foi lavrado o nascimento
  • outra pergunta se eu vou fazer la (porto) como faço para pagar la?, então preencho a parte do banco em o Porto? ou coo sou estrangeira tenho que preencher tudo aqui e pagar aqui no brasil. @wsteles
  • @apambrosini

    Se for fazer pessoalmente,pode pagar na propria conservatória
  • Boa tarde! Alguém tem conhecimento ou informações recentes sobre o prazo de cidadania realizados por inscrição do nascimento?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.