Duvidas na documentacao para filhos de mae portuguesa adquirida por atribuição - divorciada no Brasi
JuCastro
Member
Boa tarde. Gostaria de uma ajuda de vocês a respeito da documentação para atribuição. Minha mãe acabou de se tornar cidadã portuguesa e quero tirar a cidadania para mim e para minha irmã. O problema que minha mãe é divorciada no Brasil, mas Portugal não reconheceu o mesmo, permacendo como casada por lá. Fiz bastante pesquisas no site e não achei nenhuma situação parecida. Meu pai é brasileiro e foi ele que registrou meu nascimento no Brasil. Que documentos preciso enviar neste caso, com relação ao casamento de meus pais (vi que teria que fazer atribuição do casamento, é isso)? Estou pensando em mandar direto para Portugal, pois pretendo estudar neste ano e teria que ter a cidadania até Setembro. Vocês tem alguma sugestão de como proceder? Agradeço imensamente a ajuda, este site é realmente incrível para ajudar as pessoas a tirarem sua cidadania!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Sobre o processo de atribuição pode ver a documentação em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest
Caso seja necessário a transcrição de casamento http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
pelo visto, sua mãe ainda não fez a transcrição de casamento.
Você mencionou que ela acabou de se tornar portuguesa.
Acho que é mais fácil perguntar a ela se enviou os documentos para a transcrição (que é outro processo, separado da nacionalidade, e só pode ser feito depois que se torna portuguesa). Pergunte, por exemplo, se ela enviou a certidão de nascimento do seu pai. Se não enviou, então não tem casamento transcrito.
E nem adianta enviar email. Com a greve desses dias, é bom a gente tentar evitar escrever sem necessidade. Veja se é fácil buscar essa informação com sua mãe mesmo.
Para você pedir a sua nacionalidade, terá que transcrever o casamento deles.
Se sua mãe não for morar por lá, pode ficar como casada, sem problemas.
Mas, se ela resolver sair do Brasil, o ideal é mesmo homologar o divórcio. Mas, isso, pode ser feito a qq momento, após a transcrição, ok?
A principio ela não vai morar lá, mas deve ir daqui uns 2 anos. Aí faremos todo o processo de divorcio!
Obrigada pela ajuda!
Você lembra de ter preenchido o requerimento para transcrição? É um documento à parte.
Se não consegue saber se pediu a transcrição, mande o email, conforme o @Daniel colocou.
Demora cerca de 1 mês.
Mande então, os documentos para Ponta Delgada.
A vo da minha esposa e´ Portuguesa ( Ja temos a Certidão de Nascimento dela), gostaríamos de de fazer a atribuição para minha sogra e depois para minha esposa. Pergunta 1: Sera necessário fazer averbação do casamento da vo(casada com brasileiro aqui no Brasil)? 2: Esta averbação poderá correr junto com o processo de atribuição da sogra ou terei que aguardar a atribuição para iniciar o processo?
Você comentou acima que o divórcio em Portugal pode ser feito a qualquer momento após a transcrição do casamento.
A dúvida é: minha mãe também é divorciada do meu pai, brasileiro. É pré requisito ou não que o divórcio da minha mãe seja realizado lá em Portugal, para que eu possa dar entrada na minha Atribuição?
Obrigado!
Já respondi seus inbox. Favor escolher somente um moderador para te orientar
Obrigada
Vi mensagem sua no meu inbox mas ainda não tinha tido tempo de responder, lendo o fórum vi que você já fez pelo menos algumas das perguntas que me fez inbox no fórum e agora vejo que mandou também para os moderadores.
As pessoas aqui dedicam parte do seu tempo livre para ajudar os outros, fico bem chateado quando vejo esse tipo de comportamento pois, o tempo ads pessoas é escasso e seria melhor aproveitado orientando outras pessoas ao invés de ficarem todos respondendo as mesmas perguntas de uma pessoa apenas.
Por favor ou poste suas dúvidas no fórum ou envie para alguma pessoa/moderador e aguarde a resposta.