Certidões António Martins e Izabel Gomes, naturais da Freg. São José, Ponta Delgada, Ilha São Miguel

Olá amigos de Portugal!
Obrigado por me aceitarem neste fórum! Estou desenvolvendo a árvore de costados da Família Gomes Martins do Rio Grande do Sul, esta com origens em Minas Gerais, e com laços com a imigração ao Brasil, de pessoas que moravam na ilha de São Miguel, Ponta Delgada, Freguesia de São José, e segundo um registro encontrado de batizado em Minas Gerais, seriam naturais da Rua do Maranham (Maranhão), por volta de 1700.
Este casal que procuro rastros sobre sua existência, são o António Martins e Izabel Gomes, pais de João Gomes Martins, este nascido por volta de 1727, já em Minas Gerais, na freguesia de São Caetano do Rio do Carmo, bispado de Mariana em Minas Gerais, Brasil.
Ainda procuro este registro nos arquivos desta antiga freguesia, mas pode também este casal ter vindo ao Brasil jovens e aqui terem esse descendente, ou vindo já casados e com filho ao Brasil, entre 1700 e 1730.
Encontrei um detalhe importante, que foram as listas de imigrantes vindos dos açores ao Brasil, e nesta listagem muitos oriundos desta freguesia de São José, mas estes destinados para a região sul do Brasil, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no período este compreendido entre 1700 e 1730.
Mas, há relatos de de que em 1723, no sudeste, são conhecidos alguns açorianos que marcaram a região (Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, e interior de Minas), através da sua descendência. Eram ilhéus migrantes de outras partes do território brasileiro que chegavam em busca de terras e riqueza.
Pode este Antonio Martins, vindo ao sul e depois ido ao sudeste em busca de riquezas no Brasil?
Essa é uma das rotas da pesquisa, para entendermos a origem deste António Martins e de Izabel Gomes, que são os Genearcas dos Gomes Martins em Minas e no Rio Grande do Sul, existindo outras tantas famílias com este sobrenome, vindos também das Ilhas dos açores.
Pois bem, caso alguém tenha ou saiba de informações que me levem ao casal António Martins e Izabel Gomes, no caso, seus descendentes se existirem nesta parte da Ilha de São Miguel, chamada de Ponta Delgada, na freguesia de São José, por favor me informem.
Grato pelo atenção e desejo que 2018 seja de Paz, Sucesso, e Fraternidade entre os Povos e de Saúde para o Planeta e nós todos!

Um abraço do Brasil!

att.

Julio Wandam Martins
http://genealogia-gomesmartins.blogspot.com.br

Comentários

• @Julio

Visitei o seu blog, parabéns pelo trabalho. Avançar até as primeiras décadas do século XVIII é difícil, haja determinação pois, os livros dessa época são praticamente indecifráveis. Pesquisei a minha ascendência no limite que você está devido à dificuldade para entender os registros.

Os livros de casamentos são mais fáceis: https://tombo.pt/f/pdl16
  • Olá Mariza!!

Muito grato por sua visita e por sua resposta.
    Realmente, é um trabalho precioso e paciencioso também, mas estou aprendendo a leitura paleográfica, e já consegui muita coisa com esse dom que nem sei como consegui.

Mas tem sido um ótimo estudo, da história principalmente das regiões onde tudo se inicia, e a presença de nossos ancestrais nestes tempos, é algo que entusiasma e nos mantém presos na pesquisa. Tem também no Facebook uma página que criei para buscar descendentes e consegui vários retornos com esse meio.

Procure https://www.facebook.com/gene.gomesmartins/
    Nesta página tenho publicado alguns destes enlaces que quero fazer, com a genealogia de nossos parentes.

Tenho outros dois projetos onde indexo as informações, um no Family Search e outro no Geneanet. Neste do Geneanet já ultrapassei as 7500 pessoas indexadas e neste vou até a 127ª geração dos ancestrais de meu pai, avós, bisavós. Ou seja, sou parente de Adão e Eva, assim como a maioria dos habitantes desta terra. Hehehehe, mas é sério!
    Caso queira um dia conferir, te mando os acessos.

Este link que me mandou, irei pesquisar página por página dele.
    Um abraço e desejos de que em 2018 tenhas alegrias, sucessos, saúde e prosperidade todos os dias!

Abraços do Brasil!!

att.

Julio Wandam Martins
  • @MarizaGuerra Olá!!
    Encontrei este registro de casamento de um ... Gomes, está abreviado o nome. Seria João?
    O outro nome me parece ser Maria da Aprezentação.
    Está neste link: http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4819548
    A referencia do arquivo é essa: PT-ADLSB-PRQ-PLSB45-002-C3_m0160.TIF
    Está no primeiro registro da página.
    Se puder me dar uma dica do que está escrito ali, mas é um casamento na freguesia de São José.

Um abraço!!

att.

Julio
  • @Gomes Martins
    O João Gomes eu consigo ler no texto, mas. Maria está difícil
    Boa sorte
  • O nome Maria, está abreviado ao lado, no canto esquerdo do registro.
    Se no texto consta João Gomes, este pode ter sido o João Gomes Martins que foi casado com Maria da Aprezentação, que acreditava tivessem casado em Minas Gerais, Brasil.
    Pode ser que no texto esteja abreviado também, mas se tiver Antonio Martinz e Izabel Gomes, esses são os pais de João e os de Maria seriam Manoel Pereyra Machado e Anna Baptista Caldas.
    Um abraço e obrigado!!

att.

Julio
  • @Gomes Martins
    Não consegui ler nenhum outro nome
  • @GomesMartins
    Casamento em 1695 - onde vc acha que pode ser Martinz parece ser freguesia de São Martinho, veja que antes está escrito baptizado. Tem algumas pessoas com sobrenomes Gomes, mas o que parece ser pode não ser. A Maria da Apresentação é filha de João Mendes e Maria Gomes. O noivo pode ser João Gomes Monteiro.
  • Sim, perfeita a análise. 1695 é bem próximo de 1700, o problema é que este João Gomes Martins teria nascido entre 1720 e 1730. E em 1700 teria nascido seu pai, que pelo registro que encontrei do nascimento de uma neta em 1751 no Brasil, em Minas Gerais, encontro esta localização "Rua do Maranham, freguesia de Sam Joze da cidade de Ponta Delgada, Ilha de Sam Miguel, Bispado de Angra", que é nos Açores, sendo Antonio Martiz e Izabel Gomes naturais deste lugar.

Um abraço e muito obrigado!

att.

Julio
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.