Cidadania portuguesa direto em portugal via sedex

Boa tarde.
Preciso de uma ajuda.
Tenho amigos indo morar em portugal esse ano e gostaria de saber se consigo atraves deles pedir a cidadania portuguesa da minha mãe enviando os documentos via sedex.
O que gostaria de fazer. Pedir a nacionalidade via atribuição dela direto em portugal e aqui no consulado pedir o cartão cidadão pois sairia cerca de R$1.000,00 mais barato e mais rápido ao inves de fazer tudo pelo consulado portugues em são paulo.
Alguém já fez isso ou pode me orientar?

Grata Vanessa

Comentários

  • @vanessa moreira você pode juntar toda a documentação e enviar direto para conservatória em Portugal o pedido, não precisa alguém ir entregar pessoalmente lá. Depois que terminar o processo de atribuição dela pode pedir o cartão cidadão no consulado. Pode ver a documentação necessária e informações em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/57071/#Comment_57071
    Quem é português o pai ou a mãe dela?
  • editado January 2018
    @vanessa vc pode pedir a nacionalidade enviando os documentos via Sedex diretamente em uma Conservatória sem necessidade de auxílio de amigos.Só é preciso ver se sua mãe é filha ou neta de portugueses pq há diferença no tipo de processo.No caso do cartão cidadão ela precisa solicitar pessoalmente em Portugal ou pelo consulado após a conclusão do processo.
  • Ela é filha de português e meu avô foi quem a registrou na certidão.
    è isso que pretendo fazer se for possível.
    Enviar a documentação dela direto a uma Conservatória em Portugal e quando estiver tudo ok, pedir aqui no Consulado em São Paulo o cartão de cidadania dela.
  • @vanessa moreira o casamento de seus avós foi transcrito em Portugal? Se não foi somente o Arquivo Central do Porto e Vila Nova de Gaia fazem sem a transcrição, para qualquer outra conservatória terá que transcrever o casamento primeiro.
  • Já estou no processo de transcrição de casamento dos meus avós pela Vila Nova de Gaia.
    Só estou esperando a transcrição estar ok para começar a cidadania de minha mãe
  • @vanessa moreira quando sair a transcrição recomendo mandar para outra conservatória a atribuição de sua mãe, VNGaia está lotada de processos. Como a transcrição de casamento será feita mande pra 3a. CRC do Porto ou Tondela que estão mais rápidas. Para transcrição de casamento Ponta Delgada é a mais rápida hoje.
  • muito obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.