Necessidade de retificação do nome do avô na certidão da neta

Prezados colegas do fórum, estou ajudando minha mãe, filha de português com brasileira, a juntar a documentação para entrar com processo de atribuição de nacionalidade. Estamos com a seguinte dúvida:
- Na certidão de nascimento dela, na qual o declarante foi o pai (português nascido em 1909), o nome do avô paterno está como Joaquim Manoel Casemiro, porém, nas outras documentações (certidão batismo do pai e certidão de casamento do pai com a mãe realizado no Brasil) o nome do avô está somente como Manoel Joaquim. O nome da avó está igual em todas as certidões.
Gostaria de saber se para dar entrada no processo é necessário a retificação da certidão de nascimento da minha mãe para retirar o sobrenome Casemiro do avô?

Comentários

  • @Ewerton

    O problema que vejo é a inversão dos nomes: Manoel Joaquim para Joaquim Manoel. O sobrenome Casemiro pode ser explicado com uma pesquisa nos nomes dos avós do português.
  • @Marisa Guerra
    Cometi um erro. Em todas as certidões está Manoel Joaquim. A única divergência é o sobrenome Casemiro na certidão da minha mãe.
    Então, você acredita se eu enviar a documentação sem a retificação do nome Casemiro não terei problema?
    Obrigado pela ajuda.
  • @Ewerton

    Eu disse que o sobrenome Casemiro pode ter sido resgatado de um antepassado.
    Envie o link do registro de nascimento do português ou os dados, se preferir poderá ser por mensagem.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.