Estabelecer filiação a um menor de idade
Preciso de uma luz, pedi a nacionalidade para o meu filho com base no Art. 2. Mas há um problema na certidão de nascimento, ele foi registado com 2 dias de vida pelo pai (eu era solteira e menor de idade) ficando assim ele o único declarante na certidão. Foi me informado que o conservador pode recusar devido a isto. Agora precisava da vossa ajuda, como agora consigo estabelecer filial de forma rápida uma vez que daqui a 5 meses ele completa 18 anos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
para a nacionalidade de seu filho, o pai brasileiro e você terão que assinar o modelo 2 (abaixo), e reconhecer assinatura por autenticidade:
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/mod-pag-impressos1/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_2_cheque.pdf?nocache=1349167822.13
Uma vez que seu filho foi registrado antes de completar 1 ano de idade, não há problema algum, se você constar na certidão dele como mãe.
Adicionalmente, pode enviar um boletim escolar que conste seu nome, ou caderneta de vacinação, certidão de batismo, primeira comunhão, qualquer documento que conste seu nome (e se possível, sua assinatura). Digo adicionalmente porque não é imperativo ter nenhum desses documentos. Porém, seu filho está prestes de fazer 18 anos e não pode ter nenhum erro (pois maior de idade não tem o direito, para seu caso).
Envie o mais rápido possível.
Conte comigo, para lhe ajudar. Boa sorte e um excelente 2018!
ok. Boa sorte para seu filho.
Acredito que dê tudo certo. Bom ano para você também!