Inteiro Teor + Apostilamento Haia

Olá pessoal,

Meus pais são nascidos em Portugal e eu tirei minha nacionalidade portuguesa há alguns anos (cheguei a tirar o Bilhete de Identidade (BI) que foi substituído pelo Cartão de Cidadão emeu passaporte (ambos atualmente vencidos).
Tenho um filho de 8 anos (nascido após minha nacionalidade) . Quero agora tirar a nacionalidade dele. Estou confusa se precisa fazer o apostilamento de haia ou não. No site não diz nada, mas na hora do agendamento diz que sim.
Grata, Claudia

Comentários

• editado December 2017
    Apostilamento é só para o documento brasileiro ter validade em Portugal. Você vai ter que mandar toda a documentação usual do processo, e os documentos que forem brasileiros apostilados. Seu Bilhete de Identidade (ou a menção no formulário 1c aos seus dados para pesquisa do assento de nascimento) não precisa ser apostilado porque já é um documento português.Como seu filho tem menos de 14 anos, nem precisa mandar cópia da identidade dele. O procedimento para menores é gratuito.
    Você já transcreveu seu casamento?
    Quando for fazer a nacionalidade do seu filho, faça por Tondela, que dá prioridade a processos de menores. Evite o consulado e especialmente as ~assessorias jurídicas~ (que cobram caro e fazem exatamente o que você pode fazer por si sem nenhuma dificuldade).
  • Mt obrigada pela resposta.
    A Minha dúvida era se a certidão de inteiro teor do meu filho precisava ser apostilada. Não sei se esse processo vai pra Portugal ou se fica aqui no Consulado. Meu marido acabou de conseguir falar com o consulado e disseram que não precisa de apostilamento na certidão dele.
    Não preciso transcrever meu casamento pois não casei no Brasil.
    O que é Tondela? Achei que a única forma de tirar a nacionalidade aqui no RJ era no consulado de Portugal.
  • @ClaudiaRebelo, Tondela é uma das 5 conservatórias listadas aqui no fórum onde são feitos os processos de atribuição de nacionalidade portuguesa.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.