Tripla cidadania - brasileira, portuguesa e americana - pode?
giovanna fernandes
Member
Pessoal, estou com uma dúvida e minhas pesquisas não estão sendo esclarecedoras. Tres casos diferentes:
-o primeiro é o meu: brasileira nata, aplicando para portuguesa por atribuição (filha de português), e aplicando em breve também para americana por naturalização (tendo green card e residindo no país ha muitos anos). Posso ter as três?
- meus filhos: americanos nato, brasileiros por serem filhos de brasileiros, posso também atribuir a portuguesa depois que eu for portuguesa? Eles poderão ter as três?
- meu marido: brasileiro nato, vai aplicar para americano por naturalização (green card), e eu aplicaria para português por casamento comigo quando eu tirar a portuguesa. E ele, poderá ter as três? Existe uma ordem preferencial pra aplicar, primeiro americana por naturalização ou primeiro portuguesa por casamento?
-o primeiro é o meu: brasileira nata, aplicando para portuguesa por atribuição (filha de português), e aplicando em breve também para americana por naturalização (tendo green card e residindo no país ha muitos anos). Posso ter as três?
- meus filhos: americanos nato, brasileiros por serem filhos de brasileiros, posso também atribuir a portuguesa depois que eu for portuguesa? Eles poderão ter as três?
- meu marido: brasileiro nato, vai aplicar para americano por naturalização (green card), e eu aplicaria para português por casamento comigo quando eu tirar a portuguesa. E ele, poderá ter as três? Existe uma ordem preferencial pra aplicar, primeiro americana por naturalização ou primeiro portuguesa por casamento?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
A brasileira você não perde quando tem uma atribuição (nacionalidade originária), mas quando é uma naturalização, você pode perder (embora possa readquirir). Acredito que para a portuguesa seja um caso semelhante.
Você provavelmente vai encontrar informações a esse respeito nos consulados/embaixadas desses países (do Brasil/Portugal nos EUA, dos EUA no Brasil/Portugal, de Portugal/EUA no Brasil), muitas vezes há orientações para cidadãos que podem ser afetados.
https://travel.state.gov/content/travel/en/legal/travel-legal-considerations/Advice-about-Possible-Loss-of-US-Nationality-Dual-Nationality/Dual-Nationality.html
You will no longer be an American citizen if you voluntarily give up (renounce) your U.S. citizenship. You might lose your U.S. citizenship in specific cases, including if you:
Run for public office in a foreign country (under certain conditions).
Enter military service in a foreign country (under certain conditions).
Intentionally acquire citizenship in a foreign country except if you acquire it through marriage to a foreign national; you may become a dual national instead.
Commit an act of treason against the United States.
Se descobrir lá nos EUA, volta aqui para nos falar.
De repente, já que vc me deu conselho sobre o cuidado com o uso da língua portuguesa, vou te dar também um conselho: opte pela gentileza e sensibilidade quando não puder se controlar ao apontar os erros e defeitos dos outros, sim?
Gente, me desculpe mas que sensação chata a gente ser chamada a atenção assim, em público, sem nem ter tanta razão e de maneira pouco gentil... “nível de instrução pré-maternal”, por conta de uma confusão de termos que são usados como sinônimos até pelos órgãos oficiais de Brasil e Portugal ninguém recebe.
respondendo à sua questão, acredito que a @Thania esteja correta, com relação aos menores de 18 anos.
Quando se tem a nacionalidade originária, não há problema algum.
A questão é que os EUA não costumam simpatizar com dar nacionalidade a quem já possui outras duas originárias (seu caso). E muito menos para quem já tem uma outra naturalização. Para mim, este é o ponto mais complicado.
Acredito que seja mais interessante (e precavido, já que vocês moram nos EUA) verificar como fica sua situação por ai, se pedirem a nacionalidade portuguesa antes.
Boa sorte!
“Other citizenships (number, order, etc.) will be 100% irrelevant to gaining US citizenship. You will want to perhaps look at Brazil and Portugal law regarding the effect of becoming American, if any.”
a resposta foi em relação aos 3 casos (filhos, seu e marido)?
entendi. Bom saber. Boa sorte para vocês!