PRECISO DE ORIENTACAO

OLA BOM DIA, MEU NOME E DEREK E MINHA NAMORADA ESTA QUERENDO TIRAR A CIDADANIA PORTUGUESA, O BISA AVO DELA ERA PORTUGUES.
O QUE DEVEMOS FAZER PARA TIRAR A CIDADANIA, ISSO E, SE ELA TEM DIREITO NE?
OBS. ESTAMOS MORANDO AQUI EM LONDRES, SERIA MAIS FACIL TIRAR O DOCUMENTO POR AQUI?
ELA TEM OS SEGUINTES DOCUMENTOS EM MAOS.
*CERTIDAO DO REGISTRO DO BISA AVO.
*CERTIDAO DE OBITO DO BISA AVO.
*CERTIDAO DE CASAMENTO DO AVO.
*CERTIDAO DE NASCIMENTO DO PAI.

MUITO OBRIGADO.
AGUARDO RESPOSTA.

Comentários

• Informe se o filho ou filha do bisavo ainda esta vivo, para que possamos dar mais informacoes.
  • O FILHO E O NETO DO BISAVO ESTA VIVO SIM.
  • Para que ela possa solicitar sua nacionalidade por atribuicao, o avo e o pai dela devem ter a deles antes.
    Veja nas certidoes do avo e do pai dela quem foi o declarante do nascimento de ambos. Se tiverem sido os respectivos pais, entao fica mais facil e precisao apenas:
    - certidao de nascimento do portugues ou os dados da mesma
    - certidao de nascimento em inteiro teor do requerente autenticada no Itamaraty y legalizada no consulado mais proximo da residencia deste.
    - formulario 1 C assinado frente a um funcionario consular ou em cartorio reconhecendo a firma por AUTENTICIDADE. Se os documentos forem entregues pelo interessado em Portugal, este formulario pode ser assinado frente ao funcionario da Conservatoria.
    - copia autenticada do RG legalizada no consulado.

Se desejam solicitar a nacionalidade atraves do Consulado, para os que moram em Sao Paulo nao esta muito complicado.
    Podem tambem enviar os documentos por correio ou entrega-los pessoalmente em Portugal.

Definam isso e voltem a postar as duvidas.
  • Mesma duvida

Ola Denise,
    eu estou na mesma situacao do Dereck, mas deixa eu ver se entendi direito.
    nas certidoes da minha avo e da minha mae o declarante do nascimento tem q ter sido meu bisavo??
    Se for este o caso entao::

- certidao de nascimento do portugues ou os dados da mesma
    - certidao de nascimento em inteiro teor do requerente autenticada no Itamaraty y legalizada no consulado mais proximo da residencia deste.
    - formulario 1 C assinado frente a um funcionario consular ou em cartorio reconhecendo a firma por AUTENTICIDADE. Se os documentos forem entregues pelo interessado em Portugal, este formulario pode ser assinado frente ao funcionario da Conservatoria.
    - copia autenticada do RG legalizada no consulado.

Se desejam solicitar a nacionalidade atraves do Consulado, para os que moram em Sao Paulo nao esta muito complicado.
    Podem tambem enviar os documentos por correio ou entrega-los pessoalmente em Portugal.
    Obrigado e desculpa se estou fazendo pergunta idiota.
  • Nao, Marcilio.
    So a certidao da sua avo deve ter como declarante seu bisavo. A da sua mae deve ser o pai ou mae dela. Se o declarante do nascimento da sua mae nao for a pessoa que tera a cidadania vc vai precisar averbar o casamento da portuguesa com o nao portugues.
    Pelo que eu entendi sua avo eh filha de portugueses e sua mae eh neta de portugueses, nao eh isso?

PS: vi na outra comunidade (ja tenho cidadania portuguesa) que vc esta na Inglaterra. Se quiser, me adiciona aqui no orkut e me manda um telefone pra contato que eu te dou mais detalhes, pq as vezes escevendo nem sempre fica 100% claro.
  • Marcilio,
    A Ana já explicou: o bisavo portugues declarou a avó brasileira?
    - quem declarou a sua mae?
    Voce tera que fazer um processo por vez. Primeiro a vovó, depois a mae. Entre as duas provavelmente terá que transcrever o casamento da vovó que ja será portuguesa.
    Comece conseguindo a certidao do biso. Verifique datas, nomes, etc.
    E se quiser fale com a Ana. Ela sabe o que fazer.
    Boa Sorte.
  • NOSSA E ATE FEIO ISSO, MAIS EU NEM SEI ONDE EU VEJO QUEM E O DECLARANTE NA CERTIDAO DO AVO, RSRS....NAO ENTENDO NADA NADA NADA...RRSRS.
    ENTAO MEU AVO E MEU PAI TEM QUE TIRAR PRIMEIRO A CIDADANIA PARA DEPOIS EU TIRAR A MINHA?
    OU EU POSSO DA ENTRADA NOS PAPEIS ENQUANTO ESTIVER EM PROCESSO OS DOCUMENTOS DELES?
    DESCULPEM A FALTA ENTENDIMENTO, E QUE EU NAO SEI NADA A RESPEITO.
    MUITO OBRIGADO POR ENQUANTO.

OBS: VOCES MORAM EM LONDRES? SE POR ACASO TIVER ALGUM NUMERO DE TELEFONE PARA QUE EU POSSA LIGAR, TALVEZ EU ENTENDERIA MAIS A RESPEITO.
  • Na certidao sempre aparece quem declarou o nascimento da crianca. No Brasil aparece assim: foi declarante o pai (ou a mae, ou outra pessoa).
    Na certidao portuguesa, aparece: a declaracao do nascimento foi feita por.......

Leia bom cuidado.

Um detalhe sobre o que pergunta: voce poderia solicitar a sua cidadania depois que seu avo a tenha, nao necessitando esperar a do seu pai. Entao voce solicitaria para si a cidadania por aquisicao, ou seja, por naturalizacao. Para saber que documentos necessitaria entre no topico Guia de Ajuda.
    O pessoal experiente desta comunidade, porem, acredita que é melhor solicitar a cidadania por atribuicao, ou seja, de avo para o pai e dai para o filho....e assim sucessivamente.
    Voce pode escolher.
    Sugiro que leia os topicos para ir entendendo um pouco como as coisas funcionam.

O pessoal desta comunidade esta pelo mundo afora. Tem gente em Londres, na Suica, em Israel, em Portugal, na Espanha, na Alemanha, na Dinamarca, no BR, etc. Aqui nos reunimos para trocar experiencias e ajudar-nos mutuamente.
  • Caminhando

Muito Obrigado Ana e Denise. Eu estive meio corrido, mas estou a luta novamente. Por enquanto tudo certo. Parece que entendi o assunto Averbamento, que estava meio confuso. Minha mae ja foi no cartorio na sexta feira pedir a Certidao de Inteiro teor da vovo, a dela e a minha, que parece ser em cortorios proximos um do outro, em Sampa. Menos mau. Tambem ja pedi pra tirar copia autenticada do Rg de todos. Vai demorar 20 dias pra ficar pronta a certidao da minha vo, vai pra juiz, blabla..Tenho um longo caminho pela frente, mas espero dar risada de tudo isso no final, num pub, reunido com os outros portugas da comunidade... Muito Obrigado mais uma vez...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.