Dúvidas na Documentação

Boa noite,

Estou começando a organizar a documentação para dar entrada no processo de atribuição de nacionalidade do meu pai português para mim. Estou com alguns documentos e gostaria de confirmar se preciso fazer alguma correção na documentação dele antes de iniciar o meu processo.

Tenho em mãos um documento que seria a ¨certidão de nascimento¨ dele. Seria uma espécie de caderneta que tem o nome CÉDULA PESSOAL.

Cruzando esse documento com a minha certidão de nascimento percebi algumas inconsistências que gostaria de saber se seriam problemas:

Na cédula pessoal com o registro de nascimento do meu pai, o nome da minha avó que aparece é o de solteira e o do meu avô colocaram um DA entre um prenome e outro, sendo que esse DA não existe no nome do meu avô, existindo apenas no do meu pai.

Meu pai tem RNE, e nele os nomes dos avós estão corretos, estando inclusive o nome de casado da minha avó. Tenho documentos de nascimento dos meus avós bem como a certidão de casamento deles.

Então, minha dúvida seria a seguinte para iniciar a organização da documentação:

Posso utilizar essa cédula pessoal do meu pai, mesmo constando o nome de solteira da minha avó, e esse DA entre um dos prenomes do meu avô, sendo que, na minha certidão de nascimento o nome dos mesmos estejam diferentes (porém corretos), lembrando que as diferenças seriam, um DA entre um prenome e outro do meu avô e o sobrenome de casada da minha avó, onde agregou-se mais um prenome, sendo o do meu avô.

Agradeço a atenção.

Marcio Borges

Comentários

• @borgesmarcio2803 Vc precisa de uma cópia do assento de nascimento do seu pai ou nr do registro,data ,freguesia e concelho onde ele nasceu. Não sei dizer se esses documentos q vc possue tem esses dados.Vc pode pedir a cópia do assento no consulado se já estiver informatizado.
  • 24PM in Processos de Atribuição
    Olha gostaria de saber o que devo fazer pois dei entrada na conservatoria pois sou filho de português mais meu pai só me registro 8 dias depois de nascido ele estão alegando alguma coisa sobre minha paternidade eles querem a cópia do processo de paternidade minha aonde eu consigo isso ?
  • @lucasfatima,

Em qual Conservatória deu entrada? Se o seu pai te declarou oito DIAS após o nascimento você deve ter recebido exigência de transcrição de casamento dos seus pais.
  • No Porto vila nova de gaia meus pais não foram casados só tiveram um caso eu sou filho único meu pai é português legítimo nasceu em saldanha meus avós tbm são. E a certidão minha tem isso tudo o nome dele é dos avós porém ele só me assumiu oito dias depois aí parece que eles não aceitaram de cara e não deixou o advogado pagar o valor de 175 euros aí ele falo que esta aguardando a resposta se vai precisar de uma cópia de todo meu processo de paternidade eu estou em dúvida se.isso realmente procede ou não se pode haver alguma coisa para eles não me dar a cidadania entendi
  • @lucasfatima

Nesse caso o processo de paternidade terá que ser apostilado e enviado. O seu pai te assumiu mas quem registrou foi um terceiro. Veja no Fórum se você terá acesso ao processo para o apostilamento no cartório, se não puder, terá que contratar um advogado para fazer a retirada, pois é mais comum que esses tipos de processo esteja em segredo de justiça.
  • lucasfatimalucasfatima Member
    editado December 2017
    Entendi Mariza guerra no caso meu pai ainda é vivo eu perguntei pra ele se ele tem o processo se ele tiver vale o que ele tem ou tenho que pedir um novo ?
  • @lucasfatima

Se o cartório apostilar a cópia que o seu pai tem será ótimo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.