averbar matrimonio
Oi! Eu gostaria de solicitar a minha nacionalidade portuguesa, mas me informaram que antes eu devo averbar o casamento dos meus pais. A minha mae é portuguesa, o meu pai é brasileiro e é ele quem aparece como declarante na minha certidao.
Se eu viajar a Lisboa, na qualidade de filha, posso averbar o matrimonio do meus pais junto à Conservatória de Registo Civil em Portugal sem procuraçao? Ou devo apresentà-la?
Como seria essa procuraçao? Hà algum modelo? Tem que ser feita em cartorio?
Muito obrigada,
Livia
Se eu viajar a Lisboa, na qualidade de filha, posso averbar o matrimonio do meus pais junto à Conservatória de Registo Civil em Portugal sem procuraçao? Ou devo apresentà-la?
Como seria essa procuraçao? Hà algum modelo? Tem que ser feita em cartorio?
Muito obrigada,
Livia
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Todas as respostas a suas perguntas estao no topico GUIA de AJUDA
Muito obrigada! Dei uma olhadinha là mas ainda fiquei um pouco confusa porque nao sou muito hàbil pra fazer tramites legais...
Encontrei um modelo de procuraçao que a Cibele mandou. Isso ok, vai me ajudar com certeza!
Mas também encontrei esta informaçao que nao entendi:
Se representados por procurador, neste caso, a procuração com poderes especiais que pode ser outorgada por documento autenticado, instrumento público, lavrado no cartório notarial ou em consulado português, ou por documento assinado pelo representado com reconhecimento presencial da assinatura.
Que significa isso de instrumento publico? Esse modelo tenho que levar ao cartorio e sao eles quem fazem a procuraçao?
Li que também tenho que levar os documentos ao Itamaraty e ao Consulado de POrtugal pra serem selados. Isso ok!
Muito obrigada pela sua disponibilidade!!
Adorei esta comunidade!
Um abraço,
Livia
Necessita:
- certidao de casamento em inteiro teor legalizada no Consulado
- certidao de nascimento em inteiro teor do brasileiro, autenticada no Itamaraty e legalizada no Consulado
- certidao de nascimento do portugues. Se voce vai direto a Portugal, essa pede-se na hora.
Essa transcricao pode ser feita tambem diretamente num Consulado de Portugal no BR. Em SP demora uns 7 dias uteis. Se forem de SP ou Mato Grosso do Sul, entre no site do Consulado e vera que documentos necessita. Sao um pouco diferentes dos que menciono acima.
Boa Sorte!
Muito obrigada!! A minha mae mora no Rio de Janeiro e parece que agora eles nao estao agendando pra transcrever... Acho que a melhor opçao seria mandar o pedido a Portugal pelos correios ou a entao pedir a minha mae passar essa procuraçao pra mim. Nao corri atras da procuraçao antes pq pensava que na qualidade de filha eu nao precisaria dela... mas acho que me confundi.
Valeu pela ajuda! Jà conto como foi avançando...
Um abraço,
Livia
Se pelo menos um dos nubentes está vivo, eles nao aceitam que ninguem, a nao ser o nubente solicite a transcricao, a menos que seja por procuracao pública.