rita de cassia guedes

Meu avô^, Manoel dos Santos, fa falecido aki no Brasil, nasceu em Alcabideque, uma vila pertencente a Coimbra-Portugal. Nasceu em 10.10.1907(ou 1908-nao sei ao certo). veio para o Brasil com dois anos de idade. Seus pais( meus bisavós) eram Caetano dos Santos e Tereza de Jesus, tambem portugueses. Minha bizavó Tereza acho que era de Traz-os-Montes, ela dizia. Meu avô foi naturalizado brasileiro. É verdade que tenho que primeiro informar ao cartorio em portugal, que ele se casou aki no Brasil, teve filhos e netos e bisnetos que aki ainda vivem? Como fazer isso? Em qual cartório procurar? Se eu não fizer isso não posso começar o meu processo de cidadania portuguesa?? Por favor, me orientem.... Aki em Tres Lagoas,-MS tem cartorio que faz isso, mas cobram "os olhos da cara". Posso me contactar diretamente com Portugal? Compensa? Aguardo orientações...estou perdida!!!

Comentários

  • @Rita

    O filho ou filha do português está vivo?
  • @Rita

    Assento 44/1907 - Manuel: http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=35725&FileID=543355 -
    Freguesia: Condeixa-A-Velha
    Concelho: Condeixa-A-Nova
    Distrito de Coimbra
    Os pais eram naturais e se casaram nessa freguesia, se quiser poderá pesquisar a família. Alcabideque é o nome da aldeia Que bom que você tinha informações suficientes para encontrar o registro.

    O seu avô não perdeu a nacionalidade. O processo para requerimento de nacionalidade de pai para filho é simples e certo, mas de avô para neto é mais difícil pois, precisa apresentar provas de ligação com Portugal.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.