Dúvida sobre o processo. É isso mesmo?

Oi pessoal,

Através da ajuda desse fórum, fiz o processo do meu pai.

O caso: meu bisavô é português, meu avô conseguiu a cidadania através de um processo que levou anos. Após isso, eu fiz o processo do meu pai por Ovar, e em menos de 1 ano chegou a cidadania. Agora vou fazer o meu e da minha irmã.

Pelo que entendi, preciso:
- certidão de nascimento do meu pai (não é necessário apostilar);
- cópia simples do documento de cidadania do meu pai;
- minha certidão de nascimento de inteiro teor;
- cópia do meu rg apostilada;
- formulário 1C preenchido;
- pagamento do vale postal.

Envio os documentos e aguardo.

É isso mesmo? Estou pulando algum passo?

Comentários

• editado December 2017
    - certidão de nascimento do meu pai (não é necessário apostilar); (não precisa!)
    - cópia simples do documento de cidadania do meu pai ou referência ao assento ou dados que possibilitem a pesquisa;
    - minha certidão de nascimento de inteiro teor reprográfica, apostilada;
    - cópia do meu rg apostilada;
    - formulário 1C preenchido;
    - pagamento do vale postal.

RG com menos de 10 anos ou passaporte modelo novo, em que conste a filiação. Muitas Conservatórias não aceitam CNH.

Se o seu pai for o declarante do seu nascimento não precisa transcrever o casamento dos seus pais, se for via ACP ou Vila Nova de Gaia. Caso não seja, ou caso o seu pai vá precisar fazer a transcrição por algum motivo, faça a transcrição por Ponta Delgada e a atribuição pela 3aCRC do Porto ou Tondela.
  • Ok, obrigado pelas correções.

Você não recomenda usar Ovar?
  • Não acompanho muito, não sei como ela anda... Ainda tinha visto mais sobre ACP e Tondela, mas desde que "descobri" a 3aCRC e mandei pra lá, praticamente só vejo informações dela.

Dá uma lida nas últimas páginas do tópico de Ovar (e das outras tb) e vê o que acha de cada uma... (afinal, a escolha no fundo,no fundo é pessoal)
  • @baruch eu arriscaria Tondela se optar por fazer a transcrição de casamento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.