nacionalidade por atribuição para filhos maiores de pais que adquiriram a cidadania por atribuição

Minha sogra, nascida no Brasil, conseguiu a cidadania por ser filha de pai portugues.
Ela só conseguiu o reconhecimento agora com 92 anos. Meu marido pode solicitar a nacionalidade por atribuição?

Comentários

  • Sim. Ele e os descendentes. Se você tiver mais de 5 anos de casada (ou depois de ter filhos com atribuição de nacionalidade), você pode pedir até mesmo a sua, por naturalização, na CRCentrais. (depois do processo dele e da transcrição do casamento de vocês).
    O primeiro passo é transcrever o casamento da sua sogra para fazer a nacionalidade do seu marido.
  • Estou providenciando a transcrição do casamento dela e do óbito do meu sogro.
    Preciso pedir o Cartão do Cidadão pra ela?
  • Óbito do sogro não é obrigatório (para efeitos de atribuição do seu marido).
    Não precisa fazer o CC para transcrever o casamento. É até melhor fazer depois, que já faz logo com o nome de casada e estado civil atualizado, se ela precisar.
    Para transcrição do casamento, a conservatória que tem sido mais rápida é a de Ponta Delgada.
  • O consulado não está recebendo processos para atribuição.
    Como faço para solicitar em Portugal o processo do meu marido?
    Quais documento vou precisar?
  • As transcrições me falaram que pelo consulado em SP está levando 20 dias.
    Vale a pena enviar para Portugal?
  • Veja para quando você consegue agendar e quanto custa dar entrada pelo consulado na transcrição. Se só tiver agenda muito mais pra frente ou se for muito mais caro que 120 euros, vale, sim, mandar pelos Correios (ou DHL e afins) para uma Conservatória em Portugal.

    Para atribuição definitivamente vale a pena, porque via consulado mandam pra CRCentrais, que é uma das que mais demora.
  • editado December 2017
    @Maria do Carmo , pelo consulado de SP vc não precisa agendar para transcrever o casamento ,basta juntar as certidões e enviar pelo Correio. o valor fica um pouco mais caro q enviar para Portugal e tb exigem q o requerimento seja apostilado.

    http://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/
  • Meu marido planeja ir à Portugal e levar a documentação pessoalmente.
    Nos falaram que em no máximo 5 dias sai a nacionalidade dele.
    Qual a Conservatória mais rápida?
    Ele já pode levar a documentação dos nossos filhos e pedir como procurador a nacionalidade deles?
  • editado May 2018
    @Maria do Carmo a nacionalidade leva um tempo mínimo de 2 meses se enviar para ACP .Primeiro tem q esperar o processo do seu marido ser concluido.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.