Enviar por correios ou presencial?

Boa tarde a todos! Estive lendo muitos tópicos e mensagens no fórum e não consegui encontrar uma informação clara quanto a isto...Creio que deveria ser um tópico fixo, em Dúvidas Básicas ou Atribuição.

Estou enrolada em escolher para qual Conservatória enviar o dossiê. Minha questão é a urgência para a conclusão do processo para minha avó que já tem 95 anos. Nesse caso, é melhor entregar o dossiê presencialmente, a fila é mais curta?
Como é o procedimento: qualquer um pode agendar/comparecer e entregar os documentos ou é feita uma procuração para a pessoa entregar?

A firma da minha avó no formulário 1C será reconhecida presencialmente, então ela é a requerente do processo sem procuração. Também no site do IRN não encontrei informação a respeito...Não sei se meu cérebro já tá fritando de tanta dúvida e pesquisa. hehe

Muito obrigada!

Comentários

  • Obrigada! Como não tenho procuração vou enviar por Correios mesmo...

    Ela é filha de pai português com mãe brasileira. O declarante na sua certidão de nascimento foi o hospital de maternidade mas o casamento e óbito do português já foram transcritos, então acredito que a paternidade esteja estabelecida por isso. Vi algumas pessoas dizendo isso sobre nascimento antes de 1911 mas não encontro a informação oficial. Onde encontro esta informação?

    No site do IRN diz que: "Os interessados estão dispensados de apresentar certidão de registo, quando o mesmo se encontre arquivado na Conservatória dos Registos Centrais ou, não sendo esse o caso, se indicarem os elementos que o permitam identificar designadamente:
    Se se tratar de registo nascimento, o local de nascimento, a respectiva data e, se for do seu conhecimento, a Conservatória do Registo Civil Português onde o mesmo se encontra arquivado e o respectivo número e ano;"
    ( http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/situacoes-de-dispensa-de/ )

    Sei a data e local de nascimento e sei que a certidão do português está no Arquivo Distrital de Viseu. Não poderia contar que a conservatória que receba meu dossiê peça a certidão aí? Foi o que entendi, mas estou com medo de estar enganada.
  • @Debora E está dispensado de apresentar cópia do assento se este estiver no sistema informatizado. Se você tem as informações do assento entre em contato com o arquivo distrital de Viseu passando os dados e pergunte se está informatizado e caso esteja sob que número e ano. Se não estiver informatizado terá que solicitar cópia certificada do assento para incluir no processo.
    Se a data é posterior a 1911 é praticamente certo estar informatizado precisa apenas saber sob qual número e ano.
  • Entendi. Já entrei em contato com eles, enviei a cópia simples que tenho (um outro parente já tirou a cidadania anos atrás) e pedi número do assento mas não me deram. Não perguntei se estava informatizado mas eu disse que era para um processo de atribuição de cidadania e disseram que eu teria que solicitar uma cópia.

    O português foi nascido em 1891. Poderia dar uma olhada no documento que tenho para saber se devo pedir mesmo a cópia? Aqui está o link do google drive: https://drive.google.com/file/d/0B0WMgTRRBKgKc0tBNC1TTjd5RDA/view?usp=sharing

    Fico um pouco receosa de perguntar outra vez pois já lhes enviei alguns emails, acho que eles não têm muita paciência...
  • @Débora assentos anteriores a 1911 , as conservatórias pedem um assento recente certificado.Não saberia lhe dizer se esse q vc tem em mãos seria aceito.
  • @Debora E, se eles já te responderam que tem que pedir outra cópia vai ter mandar de Portugal mesmo pois não está informatizado. Para processos de nacionalidade as conservatória pedem original, esse que você tem é apenas uma xerox.
  • Ok, vou pedir uma nova via ao Arquivo Distrital mesmo! Queria agilizar mas também quero acertar de primeira então é o jeito. Valeu!!
  • Debora EDebora E Member
    editado January 2018
    Boa tarde a todos! Vim fazer um novo questionamento aqui já que iniciei o tópico e não soube onde abrir uma nova discussão.

    Pedi para o Arquivo Distrital de Viseu emitir a certidão de nascimento/batismo do bisavô português. Numa série de emails, havia mandado uma cópia que tinha de uma certidão digitada que um primo usou anos atrás para cidadania dele pelo mesmo bisavô. Me disseram que era uma certidão narrativa, disseram que eu teria sim que pedir uma nova via do nascimento/batismo para cidadania porque a cópia simples não serviria. Fiz o pedido de certidão com cópia integral do livro. Recebi hoje o documento e veio só a fotocópia do livro de batismo. Nada digitado. E a cópia ainda está mais ou menos, os averbamentos de casamento e óbito escritos à mão, no cantinho do livro, mal se leem... Enviei email ao Arquivo perguntando se não deveria ter vindo uma via digitada também, como a que eu havia enviado e questionado, e visto que eu tinha desde o princípio expressado que seria para um processo de dupla nacionalidade.

    Eles não têm respondido minhas últimas mensagens, então vim perguntar aqui pra ver se a decepção passa logo...
    Posso dar entrada só com a cópia integral do livro? Ou preciso também da versão digitada?

    Cópia de certidão usada pelo meu primo: https://drive.google.com/open?id=0B0WMgTRRBKgKc0tBNC1TTjd5RDA
    Livro do qual o Arquivo Distrital tirou cópia, usou selo do Arquivo e me enviou: https://drive.google.com/open?id=1Q2KnIbV1OZRa_LfYhr34qrOLk6bynjs8

    Obrigada desde já!
  • @Debora, se a copia do livro é de fácil entendimento.. ela já é suficiente. Na dúvida mande a atual original e a cópia que seu primo utilizou
  • Eu achei a leitura bem difícil, principalmente dos averbamentos no cantinho da página. Pensei em fazer exatamente isso que você disse, mas precisava saber se teria que pedir outra via original digitada.

    Obrigada!
  • Debora,

    essa cópia atual é certificada? Qual foi o custo?
  • @Debora, se vc ja tem as duas certidões em mãos , não creio ser necessária pedir outra.
  • Debora EDebora E Member
    editado January 2018
    @Guilherme Moreira

    A atual é sim certificada, tem o selo em alto relevo do Arquivo Distrital. Custou €16 + envio
  • Debora,

    então é essa que precisa enviar.
  • @Guilherme Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.