Viagem marcada, como tirar documentos, e mais uma miscelãnea de dúvidas...

Bom dia a todos.

Meu nome é Antônio, e recentemente fui naturalizado portugues, sou o que voces chamam "neto idoso".
Meu filho está trabalhando embarcadp, não tem muito tempo pra me orientar, espero que vcs possam me orientar, e peço que tenham paciência, pois sou muitp neófito com coisas online.
a primeira dúvida é como tirar o cartao do cidadao. Tentei fazer o agendamento no site do consulado do RJ, mas ou sou muito burro, ou aquilo não fiunciona, tento já há uma semana, manhã tarde e noite e nunca tem data!
a segunda é que meu irmão, que não tem a cidadania, mas vai para portugal em março pelo visto D7, não sabe como fazer em relação a esposa dele. Ela tem de ter passagem de ida e volta? mesmo com o marido com visto? ela tem necessidades especiais.

Se puderem me orientar eu serei imensamente grato, e perdoem-me se infringi alguma regra.
saudações a todos

Comentários

• @Antonvier, o Consulado do RJ anda meio complicado com os agendamentos. Já vi alguns posts de pessoas dizendo para procurar horário no começo da madrugada.
    Nesse ponto, alguém do RJ vai esclarecer melhor.

A esposa de seu irmão terá de fazer o reagrupamento familiar, e terá de ter passagem de volta.
    Eles deverão marcar horário no SEF para fazer esta solicitação, e quando do deferimento, ela receberá o cartão de residente.
    Sugiro ler este tópico, pois ele contém muitas informações sobre reagrupamento familiar: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5091/para-quem-pretende-morar-em-portugal-e-levar-a-familia/p1
  • ah, muito obrigado @caiodib ! demorei um pouco pra ver sua resposta porque estava em visitas médicas.
    Por acaso consegui agendar ontem a tarde o cartão de cidadão, mas só para 26/02/18 ! Valha-me Deus!
    vou tentar mandar um e-mail à ouvidoria, alegar que desse jeito só vou ser totalmente portugues na outra vida...

Quanto a segunda dúvida, a relacionada a meu irmão, um sobrinho disse que não precisaria da passagem de ida e volta, bastava no lugar da volta uma passagem pra um país de fora da europa, isso procede? ele deu como exemplo o Marrocos. Já seria uma economia pro coitado. isso são favas contadas?

agradeco-lhe novamente
  • @Antonvier, continue olhando no site para datas mais próximas e altere seu agendamento se aparecer.

Talvez a passagem de saída possa sim ser comprada para outro país de fora do espaço Schengen. Tem de ver se compensa.
    Tem companhias que permitem a remarcação da passagem de volta por até um ano, e seu irmão poderia guardar para uma visita ao Brasil por exemplo.
  • Muito obrigado @caiodib , vou seguir seus conselhos.
    agradeço-lhe a paciência que tiveste comigo, que Deus vos abençoe.
  • ai ai amigos, a velhice é um problema, acho que estou a ter um principio de "infarto cerebral" com tantos detalhes que preciso resolver, sanar...
    O meu irmão, o que obteve o visto D7, me perguntou se eu, cidadão portugues naturalizado, posso ser o "representante fiscal" dele, parece que quem não é portugues ou reside à menos de 6 meses lá precisa disso pra tirar o NIF. Procede isso? mesmo com o visto de residencia que ele tem? Eu posso mesmo sem ter moradia lá ainda ser esse?

Desculpem-me novamente e obrigado antecipadamente.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.