Viagem marcada, como tirar documentos, e mais uma miscelãnea de dúvidas...
Antonvier
Member
Bom dia a todos.
Meu nome é Antônio, e recentemente fui naturalizado portugues, sou o que voces chamam "neto idoso".
Meu filho está trabalhando embarcadp, não tem muito tempo pra me orientar, espero que vcs possam me orientar, e peço que tenham paciência, pois sou muitp neófito com coisas online.
a primeira dúvida é como tirar o cartao do cidadao. Tentei fazer o agendamento no site do consulado do RJ, mas ou sou muito burro, ou aquilo não fiunciona, tento já há uma semana, manhã tarde e noite e nunca tem data!
a segunda é que meu irmão, que não tem a cidadania, mas vai para portugal em março pelo visto D7, não sabe como fazer em relação a esposa dele. Ela tem de ter passagem de ida e volta? mesmo com o marido com visto? ela tem necessidades especiais.
Se puderem me orientar eu serei imensamente grato, e perdoem-me se infringi alguma regra.
saudações a todos
Meu nome é Antônio, e recentemente fui naturalizado portugues, sou o que voces chamam "neto idoso".
Meu filho está trabalhando embarcadp, não tem muito tempo pra me orientar, espero que vcs possam me orientar, e peço que tenham paciência, pois sou muitp neófito com coisas online.
a primeira dúvida é como tirar o cartao do cidadao. Tentei fazer o agendamento no site do consulado do RJ, mas ou sou muito burro, ou aquilo não fiunciona, tento já há uma semana, manhã tarde e noite e nunca tem data!
a segunda é que meu irmão, que não tem a cidadania, mas vai para portugal em março pelo visto D7, não sabe como fazer em relação a esposa dele. Ela tem de ter passagem de ida e volta? mesmo com o marido com visto? ela tem necessidades especiais.
Se puderem me orientar eu serei imensamente grato, e perdoem-me se infringi alguma regra.
saudações a todos
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Nesse ponto, alguém do RJ vai esclarecer melhor.
A esposa de seu irmão terá de fazer o reagrupamento familiar, e terá de ter passagem de volta.
Eles deverão marcar horário no SEF para fazer esta solicitação, e quando do deferimento, ela receberá o cartão de residente.
Sugiro ler este tópico, pois ele contém muitas informações sobre reagrupamento familiar: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5091/para-quem-pretende-morar-em-portugal-e-levar-a-familia/p1
Por acaso consegui agendar ontem a tarde o cartão de cidadão, mas só para 26/02/18 ! Valha-me Deus!
vou tentar mandar um e-mail à ouvidoria, alegar que desse jeito só vou ser totalmente portugues na outra vida...
Quanto a segunda dúvida, a relacionada a meu irmão, um sobrinho disse que não precisaria da passagem de ida e volta, bastava no lugar da volta uma passagem pra um país de fora da europa, isso procede? ele deu como exemplo o Marrocos. Já seria uma economia pro coitado. isso são favas contadas?
agradeco-lhe novamente
Talvez a passagem de saída possa sim ser comprada para outro país de fora do espaço Schengen. Tem de ver se compensa.
Tem companhias que permitem a remarcação da passagem de volta por até um ano, e seu irmão poderia guardar para uma visita ao Brasil por exemplo.
agradeço-lhe a paciência que tiveste comigo, que Deus vos abençoe.
O meu irmão, o que obteve o visto D7, me perguntou se eu, cidadão portugues naturalizado, posso ser o "representante fiscal" dele, parece que quem não é portugues ou reside à menos de 6 meses lá precisa disso pra tirar o NIF. Procede isso? mesmo com o visto de residencia que ele tem? Eu posso mesmo sem ter moradia lá ainda ser esse?
Desculpem-me novamente e obrigado antecipadamente.