Neto de Portugueses
Thixz
Member
Olá,amigos! Sou novo no Fórum e também em toda esta ideia de cidadania.
Recentemente eu e minha namorada estamos pensando seriamente em tentar algo em outro país. Já pensamos em diversas cidades da Austrália e recentemente lembramos da questão da nacionalidade portuguesa.
Bem,sou neto de portugueses, meus avós por parte de mãe nasceram e vieram da Madeira para o Brasil e aqui se casaram há muitos anos. Minha avó faleceu há alguns anos, porém meu avô ainda está vivo. E minha família já foi à Portugal (apenas uma vez sendo que eu não fui). Andei pesquisando algumas coisas pela net e MUITAS dúvidas surgiram. Vocês podem me ajudar?
. Como funciona a questão da ligação efetiva com Portugal? Como posso comprovar esta questão?
. Você conhece alguém que já conseguiu esta cidadania por naturalização?
. Seria mais viável primeiro minha mãe retirar sua cidadania por atribuição e posteriormente eu retirar a minha?
. Caso eu me torne cidadão português e me case, minha esposa também terá direito à cidadania?
. Alguém pode me indicar também uma boa agência que trabalhe com todos estes trâmites aqui em São Paulo?
Obrigado a todos/as!
Recentemente eu e minha namorada estamos pensando seriamente em tentar algo em outro país. Já pensamos em diversas cidades da Austrália e recentemente lembramos da questão da nacionalidade portuguesa.
Bem,sou neto de portugueses, meus avós por parte de mãe nasceram e vieram da Madeira para o Brasil e aqui se casaram há muitos anos. Minha avó faleceu há alguns anos, porém meu avô ainda está vivo. E minha família já foi à Portugal (apenas uma vez sendo que eu não fui). Andei pesquisando algumas coisas pela net e MUITAS dúvidas surgiram. Vocês podem me ajudar?
. Como funciona a questão da ligação efetiva com Portugal? Como posso comprovar esta questão?
. Você conhece alguém que já conseguiu esta cidadania por naturalização?
. Seria mais viável primeiro minha mãe retirar sua cidadania por atribuição e posteriormente eu retirar a minha?
. Caso eu me torne cidadão português e me case, minha esposa também terá direito à cidadania?
. Alguém pode me indicar também uma boa agência que trabalhe com todos estes trâmites aqui em São Paulo?
Obrigado a todos/as!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
2 - Não existe mais cidadania por aquisição (naturalização) para neto. Agora netos tem a atribuição, porém a ligação efetiva dificulta demais;
3 - Com certeza!
4 - Sua esposa terá direito a aquisição (naturalização) depois de 5 anos de casado ou 3 anos (morando em portugal). Se tiverem filhos e tirarem a cidadania deles, sua esposa cunpre o requisito da ligação efetiva e não precisa aguardar esse tempo. No entanto, ela como sua esposa, enquanto não se naturaliza, pode morar legalmente em Portugal. Basta ir ao SEF;
5 - Não precisa de escritórios, advogados, despachantes. Faça tudo sozinho enviando pelos correios utilizando esse forum. Muitissimo mais barato. Não é dificil!
Como seus avôs são portugueses e casaram no Brasil, a primeira coisa é fazer a transcrição do casamento deles.
Pegue a informação de qual municipio da ilha da madeira seus avôs são e solicite o assento de nascimento, caso eles nasceram depois de 1911.
Muito obrigado pela resposta. São necessários os documento dos meus avós para o processo? Porque li que o Consulado Português consegue buscar tudo isso.
Para eu dar entrada no processo devo ir ao Consulado e lá eles vão me orientar? Ou não tem muita conversa por lá?
Quanto custa em média para realizar todo esse processo sozinho?
Obrigado novamente!
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
Sendo neto de Português eu consigo tirar a nacionalidade direto ou é obrigatório minha mãe tirar primeiro e depois eu?
Fui informado que somente consigo tirar direto como neto caso minha mãe tenha falecido.
no seu caso, os processos dos filhos vão esbarrar no mesmo problema de sua atribuição como filha.