Processos do Artigo 6º Nº 1 da Lei de Nacionalidade - (Tempo de Residência)

1313233343537»

Comentários

• @ebanin , o meu processo é de maio/2023 foi feito em Lisboa e depois foi transferido para o Porto em Outubro de 2024

• editado January 13

Olha já vai fazer 27 meses no próximo mês meu processo de nacionalidade tempo de residência, eu me arrependo completamente de ter enviado para a ACP, na época diziam que era 18 a 24 meses para ser concluído e ultimamente vejo processos em outras conservatória do mesmo ano e mesmo sendo concluídos, por exemplo na conservatória de gaia e braga já vi vários sendo concluídos é uma falta de organização eu não sei mas muito frustante.

• @MarcosFigas eu di entrada na ACP no final de fev 2023. Estou quase a cumplir 3 anos e não tem avance nenhum.

• Obrigado @Nanndy .. eu acho que o meu foi bem pouco tempo depois que dei entrada. Achei que tinham ido tudo ao mesmo tempo, mas não lembro-me mais quando que isso aconteceu. :(

O negócio é esperar...

• @ANGELICE Obrigada pela resposta. Mas fiquei ainda mais confusa. Se o processo era de 94 mil 7..

Então, como se explica q o meu q é 64 mil 7... _23 pode aínda estar na 1ra bolinha?

• aftaft
    editado January 20

• @Sereia , boa noite!

Os processos que dependem de respostas às consultas externas, provavelmente são aprovados à medida em que são obtidas na totalidade. Seria improdutivo reter processos completos, para seguir ordem cronológica.

Com relação ao aplicativo, serve para obter algumas informações, porém:

- A amostra apresentada não é muito significativa;

- Há maior frequência em determinados artigos e conservatórias;

- Não diferencia prioridades, exigências ou urgências;

Resumindo: há diversas variáveis, apenas a Conservatória pode lhe dar uma resposta adequada.

• @Sereia o processo de um familiar meu, de Marzo/2023, segue na bolinha 1 em Evora. So tem 1 conservadora la e ha rumores que ela vai fechar o balcao de nacionalidade , o que implicaria na transferencia de todos os processos para outras conservatorias. Ela esta atrasando todos os processos e meu familiar nao ve a hora que ela transfira de uma vez os processos para terminar esse atraso.

• Olá pessoal.

O meu processo é de janeiro de 2023 e está em análise desde setembro de 2024. Alguém em situação parecida? Já nem estou a contar que esteja pronto ainda este ano. 🥲

• @MarcosFigas o meu é de maio de 2023 e ainda está na bola 1, neste momento segundo a mensagem que do ACP enviaram-me, dizeram que estão a espera que todos os documentos de consulta estejam na plataforma deles, más isto já desde Maio do ano pasado ou seja que o meu proceso vai fazer já 32 meses sem ter concluido.

Alem disso espero que a AIMA no momento de enviar a eles a contagem do tempo a fazem bem e que o processo não ande para tras por causa disso.

• @sanshyzk O seu pelo menos já está em análise e sendo de Janeiro de 2023, o meu é de Maio de 2023 e não tem saído da bola 1, desde Maio do ano pasado está espera das respostas das consultas a entidaes externas :(

• @sanshyzk o meu caso é exatamente o mesmo, dei entrada em janeiro de 2023 e desde 29/09/24 está em análise e para decisão. Não tenho informação nenhuma sobre isso infelizmente, só esperar mesmo.

• editado February 1

@ sanshyzk @ LauraXimenes Olá! Posso perguntar se os vossos processos de janeiro de 2023 (art. 6.º, n.º 1) estão na CRC de Lisboa? A CRC de Lisboa está atualmente a finalizar alguns processos de janeiro de 2023 — muitos deles são transferidos. Os vossos processos são transferidos ou iniciados originalmente na CRC de Lisboa?

• Olá pessoal espero esteja tudo bem convosco,

venho vos preguntar se os processos que foram entrados em Maio/2023 dos que estão cá já há alguns concluídos? o meu desde Maio do ano passado está a espera de completar as informações por parte das entidades externas para entrar na análise, facto que acho precario.

Também vos pergunto quanto tempo vos demorou a análise dos vossos processos?.

Agradeço a vossa atenção

• Tenho outra pergunta... é possível que o processo ainda estando a espera das respostas das consultas às entidades externas possa estar já em análise sem este ter/estar atualizado? a espera desespera caros... :(

• @sanshyzk @LauraXimenes Olá! Posso perguntar se os vossos processos de janeiro de 2023 (art. 6.º, n.º 1) estão na CRC de Lisboa? A CRC de Lisboa está atualmente a finalizar alguns processos de janeiro de 2023. Os vossos processos são transferidos ou iniciados originalmente na CRC de Lisboa? 

@Felipec Olá. O seu pedido está no CRC de Lisboa?

• @miffy Não, atualmente encontra-se no ACP, desde o ano 2024, desde Maio de 2025 encontra-se a espera das respostas das entidades externas (imagino a AIMA) e em Dezembro do ano passado enviei um e mail ao ACP e recebi a famosa resposta automática a dizer que se não se encontrava decidido era porque faltaba ainda as respostas.

Vejo que muitos dos que estão acá e que entraram processos antes do que eu, estão já resolvidos e as vezes penso que há algum problema com o meu processo mas vejo aos outros participantes e fico pelo menos resignado que não sou o único.

Grato.

• @miffy o meu foi entregue na CR civil da Moita. Não me lembro se foi diretamente para a ACP, mas esteve lá, depois foi transferido para CR Centrais e está em análise desde setembro de 2024.

• @Felipec @LauraXimenes acho que deve demorar mais um pouquinho até estar concluído, mas espero estar enganado.

• @ebanin, Também estou na mesma situação. Já passaram 2 anos ainda continua igual é realmente frustrante o tempo de espera.

• Boa tarde a todos , tambem estou na mesma situaçao , dei entrada em lisboa dia 23/08/2023 , foi transferido pro porto e nunca mais andou , alguem sabe me dizer se quando passa da bolinha 1 pra 2 se chega email ? cansado de entrar e nunca acontece nada é frustante , agosto ja vai fazer 3 anos se continuar assim corre risco de so sair quando completar 4 anos pois vejo que na fase de analise estao demorando uma eternidade tambem :(

• @Pedro_Albuquerque

Antes de mais, obrigado aos moderadores por ter aceite minha participação.

Sou brasileiro, resido em Portugal desde abril de 2017. Sendo que, já estamos legal no país há mais de 5 anos. Minha esposa e eu demos entrada no pedido de nacionalidade por tempo de residência no CRC de Vila Nova de Gaia em 16/11/2023, onde foi entregue toda a documentação, pago a taxa de serviço. Já recebi a senha através de um pedido que fiz por e-mail à conservatória.

Há um grupo do Facebook onde as pessoas publicam o status dos pedidos, e em Gaia, já aprovaram 6.1 em Gaia após a data da nossa entrada. Não faz sentido não obedecer a ordem de entrada, nem a AIMA passar pedidos a frente, já que o CRC diz que a AIMA não da o aval, o que também não faz sentido pois quando entreguei os documentos entreguei copia de 3 títulos de residência que totalizavam 6 anos de residência legal.

Parece ser chato cobrar algo assim mas é inaceitável ter que renovar com a AIMA a cada 3 anos o título, já que após o vencimento tive que esperar quase 1 ano e meio com o cartão vencido, e receber um novo com apenas ano e meio de validade.

Obrigado.

STATUS:

23/11/2023 - Entrada do processo no CRC Vila Nova de Gaia

04/02/2026 - Bolinha nº 1

• Olá @imota, eu também faço a mesma pergunta, ¿quando muda o estado de 1 para dois (submetido a em análise), o sistema envia alguma mensagem por e mail o um alerta?, é mesmo desconfortável que não se tenha nenhum alerta de que o processo pelo qual estamos todos a espera.

Grato.

• @imota o meu proceso está quase a fazer os 36 meses (Maio/2023) é até agora mais do que as mensagens automáticas do ACP e o status na plataforma (bolinha 1) não tenho. Mesmo chato e frustrante.

• Olá todos,

Espero estejam bem, sei que sem paciência por causa da demora na conclusão dos processos, eu também estou assim mas pronto... venho a vos deixar os correios do ACP aos quais podem escrever, os primeiros dois que escrevi (Maio 2024 e Maio 2025) justamente quando o meu processo fez dois anos, responderam aos dois días, por tanto se calhar pode ser útil para vocês.

Arquivo Central Porto <arquivocentral.porto@irn.mj.pt>

Setor Inspeção e Gestão de Serviços (2) <saigs2@irn.mj.pt>

O melhor é escrever no mesmo e mail ao ACP com copia ao SIGS

Cumprimentos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.