Pai português falecido, mãe brasileira - Atribuição via conservatórias

Prezados,

Pretendo realizar a atribuição de nacionalidade do meu pai, filho de português falecido no Brasil, via conservatórias porém não entendi ainda como se dá o processo.
Abaixo listo os documentos que possuímos:
- Certidão do assento de nascimento do meu avô português enviada pela CRC Lamego;
- Certidão de nascimento (inteiro teor) do meu pai com apostila de Haia (na mesma consta que ele foi registrado pelo pai);
- Certidão de casamento (inteiro teor) dos meus avós (avó brasileira) com apostila de Haia;
- Certidão de óbito (inteiro teor) do meu avô com apostila de Haia;

Seguem minhas dúvidas abaixo:

a) Em todos os documentos do Brasil o nome do meu avô consta como Avelino Pereira Cardoso e sua mãe como Amélia da Conceição Cardoso; no entanto, no assento de nascimento foi registrado como Avelino Pereira e sua mãe Amélia da Conceição (o pai segue com o mesmo nome em todos os documentos).
Há problemas com essas diferenças de sobrenome?

b) É necessário fazer transcrição de casamento e óbito? Caso positivo, como fazer?

c) Finalmente, qual o caminho para realizar a atribuição de nacionalidade via conservatórias?

Obrigado!

Comentários

• editado December 2017
    @PHCardoso, vc não precisa da certidão de obito dos avós.Sendo seu avô o declarante do nascimento do seu pai,vc não precisa transcrever o casamento se o processo for feito pela Conservatória ACP.

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/atribuicao
  • @Vlad Pen
    Obrigado!

Confirmando então o procedimento, devo enviar diretamente via correios para a ACP (Visconde de Setúbal, 328, 4200-498 – Porto) os seguintes documentos:
    - Formulário 1C preenchido e com assinatura reconhecida por autenticidade em cartório;
    - Vale postal no valor de €175;
    - Certidão de nascimento do meu avô;
    - Certidão de nascimento do meu pai (inteiro teor por cópia reprográfica) apostilada;
    - Cópia autenticada do RG ou passaporte do meu pai apostilada;

Devo entrar em contato também via email? Há algum lugar onde posso verificar o recebimento da documentação e andamento do processo?
  • @PH Cardoso , depois de uns 20 a 30 dias após o recebimento dos documentos em Portugal, Ligue na Linha de Registro para obter o Nº do processo e depois só ir acompanhando;

Linha de Registro: (351) 211 544 475, opção 1, e depois 1 de novo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.