Sem Certidão de Nascimento, mas com Certidão de Batismo, de casamento e a de óbito

Boa tarde, prezados.

Tenho andado sumido em razão de mudança, trabalho e estudos, mas estou de volta!

Meu problema é o seguinte:

Sou bisneto de português e vou começar o processo com o registro de casamento de meu bisavô (português) com minha bisavó (brasileira), para depois pedir a nacionalidade (atribuição) do meu pai; após, vou registrar o casamento dele para, somente depois, requerer a minha nacionalidade. Acredito que tenhamos como comprovar os laços de efetiva ligação do meu pai (neto de português) com Portugal.

Já consegui todos os documentos para todos os processos acima, com exceção de um: a certidão de nascimento de minha bisavó.

Já pedi a busca em mais de 20 cartórios aqui do RJ, em lugares onde ela ou sua família passaram e a maioria já me respondeu dando negativa.

Consegui, na paróquia onde ela foi batizada, a certidão de batismo.

Assim, como já estou perdendo as esperanças, bem como correndo contra o tempo (meu pai tem 75 anos de idade), gostaria de saber a opinião de vocês, levando em consideração que:

1.tenho a certidão de casamento da minha bisa com meu bisavô (português), bem como a sua certidão de óbito;

2. possuo certidão de óbito do meu bisavô (português) em que consta que deixou como herdeiro minha bisa, com quem era casado;

3. tenho, também, certidões de nascimento e de casamento de minha avó (filha de português) onde constam o nome da minha bisa, comprovando que ela é mãe da minha avó;

4. por fim, tenho certidões de nascimento e casamento de meu pai (neto do português) onde também constam o nome da minha bisa como avó do meu pai.

Vocês acham que com todos esses documentos comprovando que minha bisa realmente nasceu e existiu haveria a possibilidade de alguma Conservatória fazer o registro de casamento do meu bisavô com minha bisa para que eu consiga, depois, fazer o requerimento de nacionalidade por atribuição do meu pai?

Ainda que seja uma pequena chance, to achando que vale mais a pena arriscar enviar que começar um processo judicial pedindo para que seja realizado o registro de nascimento da minha bisa.

Agradeço desde já!

Abraços.

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.