Idade da mãe na certidão de nascimento

Caros, um probleminha: acabei de pegar minha certidão de nascimento. Nela diz que minha mãe tinha 22 anos quando eu nasci. Mas ela tinha 19. Todos os outros dados estão corretos: avós, pai, datas,...
Alguma conservatoria que não encrenque com isso? Minha mãe que é a portuguesa.

Comentários

  • @Marcia
    @Vlad Penn,
    Pode me ajudar?
  • @mauriciolopol.. vc vai utilizar sua certidão de nascimento para seu processo de atribuição? Já foi feita a transcrição de casamento dos seus pais?.
  • @Vlad Pen
    Vou enviar a transcrição do casamento dos meus pais para PD essa semana. Minha certidão é para meu processo de atribuição. A atribuição da minha mãe acabou se sair pela 3 CRC do Porto
  • @mauriciolopol, bom, para a transcrição de casamento, vc vai precisar do assento de nascimento português da sua mãe,certidão de nascimento do seu pai e a certidão de casamento de ambos... até ai tudo bem.Na sua atribuição, vc vai precisar do assento de nascimento português da sua mãe e a sua certidão.Se a data de nascimento no assento português da sua mãe recém atribuida estiver diferente da sua certidão de nascimento, aí possivelmente vc terá que retificar a sua certidão de nascimento.
  • @Vlad Penn

    Na minha certidão de nascimento não conta a data de nascimento da minha mãe. Consta a idade dela quando eu nasci. Só que lá diz assim: "e filho de...... com 22 anos....". Só que minha mãe tinha 19 anos quando eu nasci. Todos os outros dados estão corretos. Nomes dos avós paternos e maternos, nome do pai, etc.
  • @mauriciolopol,
    então, neste caso, não acredito que tenha problemas com essa diferença (a idade de sua mãe quando você nasceu não ser a correta). Geralmente, isso não é motivo de exigência.

    Mas, não deixa de ser uma informação divergente, que pode ser questionada e solicitada a retificação.
  • @Marcia,

    Pois é, mas eu pretendia mandar a minha atribuição para 3 CRC. Em vista disso, acho que não seria recomendável. Entre Tondela,.ACP, Ovar e Gaia, qual tem menos chance de cair em exigência?
  • @mauriciolopol,
    Tondela é mais exigente. Acho que ACP ou Ovar.
  • @Marcia
    Pois é! Acabo de ligar para o cartório. A retificação leva 3 meses e custa R$ 255,35.
    Acho que vou enviar para ACP e arriscar.
    Eu tinha a impressão que Tondela era menos exigente quanto a essas informações.
  • @mauriciolopol não tinha opinado antes, acredito que não deve dar problema essa diferença na idade se sua mãe, nem deve ser notado mas, como a @Márcia comentou, pode cair em exigência. Se fosse meu caso mandaria assim mesmo e providenciaria no cartório a correção, se cair em exigência já vai estar pronta a retificação e é só tirar nova cópia da certidão e mandar. Acredito que com 3 meses para retificar ultrapasse o tempo dado pela conservatória para cumprir a exigência.
  • @mauriciolopol,
    a ideia do @Daniel Henriques foi excelente. Pode ir enviando tudo e ir pedindo a retificação em paralelo.
    Se não quiser gastar esse dinheiro, terá que correr o risco de cair em exigência e ultrapassar os 20 dias que são dados para sanar as questões exigidas.

    Mas, também acredito que essa diferença não irá atrapalhar em nada o processo.
    Tondela, entretanto, é bem mais exigente. Então, não acho que vale a pena arriscar por lá.
  • vinizmvinizm Member
    editado December 2017
    @Daniel Henriques
    @Marcia
    @Vlad Pen
    @mauriciolopol

    Aproveitando a discussão, meu caso é parecido.

    Estou iniciando a atribuição da minha mãe pelo meu avô português. Meu avô nasceu em 11/10/1930 e minha mãe foi registrada em 10/04/1963, quando ele tinha 32 anos. No entanto na certidão diz que ele tinha 33 anos e na verdade ele completaria 33 anos naquele ano em outubro. Esse pequeno erro pode dar em exigência na conservatório. Eu pretendo mandar pro ACP. Já to com tudo pronto, só não mandei porque surgiu essa dúvida de repente.

    Agradeço a ajuda de vocês.
  • @vinizm,
    conforme escrevi acima, não acredito que esta diferença vai atrapalhar em nada seu processo.
  • @vinizm faço das palavras da @Marcia minhas palavras.
  • @Marcia,
    Por relatos anteriores, tinha para mim que Tondela era a menos exigente, junto com Ovar, em relação à essa questão de datas.
  • @mauriciolopol,
    estou tomando desde que começamos a enviar processos para Tondela.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.