COMO PROCEDER COM O PROCESSO DE CIDADANIA?
Boa noite,
Estou com duvidas no processo de aquisição/naturalização de minha cidadania,
Sou neto de portugueses sendo minha avó ainda viva e meu avô já falecido porém minha mãe nascida no Brasil.
Gostaria de saber se consigo minha cidadania sem que minha mãe precise tirar a dela,
Como proceder neste caso e quais documentações serão necessárias para que eu consiga obte-la.
Alguém que possa me ajudar?
Grato
Lucas Paiva
Estou com duvidas no processo de aquisição/naturalização de minha cidadania,
Sou neto de portugueses sendo minha avó ainda viva e meu avô já falecido porém minha mãe nascida no Brasil.
Gostaria de saber se consigo minha cidadania sem que minha mãe precise tirar a dela,
Como proceder neste caso e quais documentações serão necessárias para que eu consiga obte-la.
Alguém que possa me ajudar?
Grato
Lucas Paiva
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Pois ela é filha de português, e quando ela se tornar portuguesa você será filho de portuguesa.
De pai/mãe pra filho é direito garantido, apenas cumprir a burocracia e pronto.
Se você quiser pular sua mãe, você terá obrigatoriamente que provar vínculos com portugal.
Ter imóvel lá, morar lá há alguns anos legalmente, ou ligações com mais de 5 anos em clube português por exemplo.
E pulando sua mãe, se não aprovarem suas ligações, o processo pode ser negado e vc perde todo o investimento.
Faça da sua mãe, mesmo que ela não queira. É o caminho mais garantido pra você
Vocês podem me dar um norte em como proceder na realização do processo sozinho(sem envolver advogados),
Por onde começar?
Moro em Dublin, onde devo ir?
seus avós casaram em Portugal ou no Brasil?
Se casaram no Brasil, transcreveram o casamento em Portugal?
Este é o primeiro passo: ver se estão casados em Portugal (já que ambos são portugueses é obrigatório).
Eles casaram em Portugal, possuo a certidão de casamento deles,
Tenho a certidão de casamento deles
Certidão de nascimento e casamento de minha mae
E minha certidão de nascimento
Cópia simples do assento(certidão)de nascimento da avó(a portuguesa)
Certidão de nascimento da sua mãe por cópia reprográfica(xerox do livro) com firma reconhecida do notário e apostilada
Xerox autenticada e apostilada do RG da sua mãe
Formulário 1C preenchido com a firma reconhecida por AUTENTICIDADE
Vale Postal de €175 euros.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
Endereços para envio do VALE POSTAL:
(finalidade: manutenção de residente)
•
• IRN, IP
Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
3460-584 – Tondela
• IRN, IP
Rua Luis de Camões, nº 15 - r/c
3880-240 – Ovar
• IRN, IP
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
• IRN, IP
Rua Conselheiro Veloso da Cruz, 801
Palácio da Justiça
4400-096 - Vila Nova de Gaia
Nesse processo de solicitação não precisa enviar a copia da Certidão? É somente a copia reprografica do Livro autenticada e apostilada?