Atribuição de nacionalidade - Consulado do Rio de Janeiro.

2»

Comentários

• @Daniel Henriques Obrigada!

Solicitei o aposilamento junto a emissão, achei que o prazo para envio era de 180 dias!

Obrigada!
  • editado December 2017
    Pessoal,

Me surgiu mais uma duvida, apesar de ter escolhido o ACP que não precisa de aberbação, gostaria de saber:

Existe algum modo de saber se um casamento foi transcito/averbado em Portugal?

Meu avô casou e se divorciou de uma brasileira, minha tia ( filha dele e o próprio foi declarante ) deu entrada no processo pelo Consulado e o mesmo foi efetivado, a mesma lembra de ter levado a certidão mas não sabe dizer se ocorreu a transcição e averbação do documento em Portugal.
  • @Mei , só uma observação sobre os 9 meses de demora. O meu completa 1 ano no final do mês. Tudo certinho, sem pendências, irmãos já tiraram. Consulado do Rio está super lotado.
  • Atribuiçao de nacionalidade pelos consulados estão suspensas.
  • @Vlad Pen o de São Paulo aparentemente voltou. pelo menos desde ontem o site está com a parte de nacionalidade no ar novamente.
  • @Daniel é verdade, acho q voltou ontem
  • Pessoal,
    Não estou entendendo a obrigatoriedade da transcrição do casamento?
    No site do Consulado dizem que só precisam da certidão de nascimento do Português (a).
    Alguém pode me esclarecer?
    Obg
    Bruno
  • editado January 2018
    @Bruno Todo português tem q manter seu estado civil atualizado..ta no site do Consulado.

"filhos de portugueses, recebem a nacionalidade por atribuição é uma nacionalidade originária, que produz efeitos desde a data do nascimento do requerente. Por isso estes, depois de terem a nacionalidade e terem atualizado o estado civil, poderão passar esse direito para seus filhos (pelo tópico 1), sejam eles maiores ou menores de idade, como se sempre tivessem sido filhos de portugueses".
  • Blz!
    Entendi! Obg
  • Pessoal,

Consegui juntar os euros pro vale postal, vou comprar no máximo semana que vem.

Algo mudou ou o processo igual aos últimos meses?

Farei pelo Arquivo Central do Porto ( Atribuição)!

Vou numa agencia dos Correios e pago um vale postal de 175 euros ( com a cotação do euro maior, sem ser de exportação ) direcionado para:

• IRN, IP (somente Atribuição)
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

Correto?

Obrigada a todos!
  • @Lara. O valor é o mesmo.A maioria das Ag.dos correios estão se recusando a fazer o V.P. Terá q procurar uma q faça.
  • @Vlad Pen

Entendi! Vou tentar numa aqui na da Tijuca e vejo se consigo.

Depois aviso se deu certo!

• @Lara ag.primeiro de março foi informado q fazem.
  • @Vlad Pen

Consegui hoje na agencia da Tijuca, do lado da UPA!
  • @Mei

Que ótimo! Fizeram sem nenhum problema.

Estou só com uma duvida, comprei o selo para o processo do meu pai e no comprovante coloquei o meu endereço.

No 1C preenchi o endereço dele, será que da algum problema? Posso alterar o 1C se necessário.

Obrigada desde já!
  • @Mei

Obrigada! Coloquei o meu em ambos!

Farei o envio o mais rápido possível. :)

• Pessoal!

Consegui!

Fiz o envio hoje!

Agora qual o próximo passo?

:)

Mais uma vez, obrigada, sem vocês não teria conseguido!
  • Não sei se tem um tópico especifico sobre o que vou perguntar, se tiver, desculpa.

Eu estava acompanhando esse tópico, inclusive separei alguns docs, para envio por correios. Muito provavelmente eu vou a Lisboa (como turista), até o fim do ano, então pretendo dar entrada na atribuição direto lá.
    Eu sou filho de pai português, porém, fui registrado apenas pela minha mãe (BR).

Alguém já fez o processo em Portugal, os docs seriam os mesmos? Há alguma taxa emergencial que eu possa pagar diretamente lá para adiantar o processo?

Desde já, muito obrigado pela ajuda.
  • @ghmoura seus pais foram casados? Vc foi registrado até 1 ano de idade?vc nasceu antes ou depois de 1981?
  • @vlad Não, meu pai chegou a ser casado, mas com outra mulher. Não, fui registrado com 6 anos, nasci em 1992.
  • editado March 2018
    @ghmoura , existe um impedimento da lei de nacionalidade para filhos de portugueses q não foram casados e q sua paternidade foi reconhecida após 1 ano de idade e pela mãe não portuguesa .Peço q se informe com @Marcia sobre essa questão.
  • Ok @vlad, entrarei em contato com ela. Obrigado.
  • @vlad Andei lendo a lei da cidadania portuguesa e não achei nada sobre. Existe algum decreto que diz sobre isso ou esta presente em alguma seção da lei ?

Obrigado
  • editado March 2018
    @ghmoura tivemos casos parecidos como o seu q uma conservatória rejeita e outra aceita.Converse com a @Marcia sobre isso.
  • Pessoal,

Passando aqui pra agradecer!

A carta do meu pai chegou hoje!

Sem vocês nada disso seria viável! Muito obrigada!

Vou começar o meu processo agora.
  • Pessoal,

Existe alguma ressalva sobre ter ou não o numero do CPF no documento de identidade? Isso faz diferença?

Obrigada!
  • @Lara Alonso Moreira

Não faz diferença não ter o numero do CPF no RG
    Lembrando que o RG não pode ter mais de 10 anos de emissão

• Bom dia !
    Como ainda não sabia da possibilidade de dar entrada em Portugal sem ser presencial, dei entrada na atribuição do meu pai pelo Consulado de Portugal do Rio.
    É horrível o fato de não poder acompanhar o andamento do processo.
    Dei entrada em setembro de 2017 e nada ainda!
    Vcs tem ideia do tempo que esta demorando?
  • @Tathiana

O Consulado envia para Lisboa todos os processos de atribuição e leva,em média,de 12 à 15 meses para conclusão
    Ligue para Linha Registo para saber o status atual

351 21 195 0500 onde xx é sua operadora.

No menu, Digite 1, aguarde, Digite 1 novamente
    Melhor horário às 5:00 hs
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.