Me surgiu mais uma duvida, apesar de ter escolhido o ACP que não precisa de aberbação, gostaria de saber:
Existe algum modo de saber se um casamento foi transcito/averbado em Portugal?
Meu avô casou e se divorciou de uma brasileira, minha tia ( filha dele e o próprio foi declarante ) deu entrada no processo pelo Consulado e o mesmo foi efetivado, a mesma lembra de ter levado a certidão mas não sabe dizer se ocorreu a transcição e averbação do documento em Portugal.
@Mei , só uma observação sobre os 9 meses de demora. O meu completa 1 ano no final do mês. Tudo certinho, sem pendências, irmãos já tiraram. Consulado do Rio está super lotado.
Pessoal, Não estou entendendo a obrigatoriedade da transcrição do casamento? No site do Consulado dizem que só precisam da certidão de nascimento do Português (a). Alguém pode me esclarecer? Obg Bruno
@Bruno Todo português tem q manter seu estado civil atualizado..ta no site do Consulado.
"filhos de portugueses, recebem a nacionalidade por atribuição é uma nacionalidade originária, que produz efeitos desde a data do nascimento do requerente. Por isso estes, depois de terem a nacionalidade e terem atualizado o estado civil, poderão passar esse direito para seus filhos (pelo tópico 1), sejam eles maiores ou menores de idade, como se sempre tivessem sido filhos de portugueses".
Não sei se tem um tópico especifico sobre o que vou perguntar, se tiver, desculpa.
Eu estava acompanhando esse tópico, inclusive separei alguns docs, para envio por correios. Muito provavelmente eu vou a Lisboa (como turista), até o fim do ano, então pretendo dar entrada na atribuição direto lá. Eu sou filho de pai português, porém, fui registrado apenas pela minha mãe (BR).
Alguém já fez o processo em Portugal, os docs seriam os mesmos? Há alguma taxa emergencial que eu possa pagar diretamente lá para adiantar o processo?
@ghmoura , existe um impedimento da lei de nacionalidade para filhos de portugueses q não foram casados e q sua paternidade foi reconhecida após 1 ano de idade e pela mãe não portuguesa .Peço q se informe com @Marcia sobre essa questão.
@vlad Andei lendo a lei da cidadania portuguesa e não achei nada sobre. Existe algum decreto que diz sobre isso ou esta presente em alguma seção da lei ?
Bom dia ! Como ainda não sabia da possibilidade de dar entrada em Portugal sem ser presencial, dei entrada na atribuição do meu pai pelo Consulado de Portugal do Rio. É horrível o fato de não poder acompanhar o andamento do processo. Dei entrada em setembro de 2017 e nada ainda! Vcs tem ideia do tempo que esta demorando?
O Consulado envia para Lisboa todos os processos de atribuição e leva,em média,de 12 à 15 meses para conclusão Ligue para Linha Registo para saber o status atual
351 21 195 0500 onde xx é sua operadora.
No menu, Digite 1, aguarde, Digite 1 novamente Melhor horário às 5:00 hs
Comentários
Solicitei o aposilamento junto a emissão, achei que o prazo para envio era de 180 dias!
Obrigada!
Me surgiu mais uma duvida, apesar de ter escolhido o ACP que não precisa de aberbação, gostaria de saber:
Existe algum modo de saber se um casamento foi transcito/averbado em Portugal?
Meu avô casou e se divorciou de uma brasileira, minha tia ( filha dele e o próprio foi declarante ) deu entrada no processo pelo Consulado e o mesmo foi efetivado, a mesma lembra de ter levado a certidão mas não sabe dizer se ocorreu a transcição e averbação do documento em Portugal.
Não estou entendendo a obrigatoriedade da transcrição do casamento?
No site do Consulado dizem que só precisam da certidão de nascimento do Português (a).
Alguém pode me esclarecer?
Obg
Bruno
"filhos de portugueses, recebem a nacionalidade por atribuição é uma nacionalidade originária, que produz efeitos desde a data do nascimento do requerente. Por isso estes, depois de terem a nacionalidade e terem atualizado o estado civil, poderão passar esse direito para seus filhos (pelo tópico 1), sejam eles maiores ou menores de idade, como se sempre tivessem sido filhos de portugueses".
Entendi! Obg
Consegui juntar os euros pro vale postal, vou comprar no máximo semana que vem.
Algo mudou ou o processo igual aos últimos meses?
Farei pelo Arquivo Central do Porto ( Atribuição)!
Vou numa agencia dos Correios e pago um vale postal de 175 euros ( com a cotação do euro maior, sem ser de exportação ) direcionado para:
• IRN, IP (somente Atribuição)
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Correto?
Obrigada a todos!
Entendi! Vou tentar numa aqui na da Tijuca e vejo se consigo.
Depois aviso se deu certo!
Consegui hoje na agencia da Tijuca, do lado da UPA!
Que ótimo! Fizeram sem nenhum problema.
Estou só com uma duvida, comprei o selo para o processo do meu pai e no comprovante coloquei o meu endereço.
No 1C preenchi o endereço dele, será que da algum problema? Posso alterar o 1C se necessário.
Obrigada desde já!
Obrigada! Coloquei o meu em ambos!
Farei o envio o mais rápido possível.
Consegui!
Fiz o envio hoje!
Agora qual o próximo passo?
Mais uma vez, obrigada, sem vocês não teria conseguido!
Eu estava acompanhando esse tópico, inclusive separei alguns docs, para envio por correios. Muito provavelmente eu vou a Lisboa (como turista), até o fim do ano, então pretendo dar entrada na atribuição direto lá.
Eu sou filho de pai português, porém, fui registrado apenas pela minha mãe (BR).
Alguém já fez o processo em Portugal, os docs seriam os mesmos? Há alguma taxa emergencial que eu possa pagar diretamente lá para adiantar o processo?
Desde já, muito obrigado pela ajuda.
Obrigado
Passando aqui pra agradecer!
A carta do meu pai chegou hoje!
Sem vocês nada disso seria viável! Muito obrigada!
Vou começar o meu processo agora.
Existe alguma ressalva sobre ter ou não o numero do CPF no documento de identidade? Isso faz diferença?
Obrigada!
Não faz diferença não ter o numero do CPF no RG
Lembrando que o RG não pode ter mais de 10 anos de emissão
Como ainda não sabia da possibilidade de dar entrada em Portugal sem ser presencial, dei entrada na atribuição do meu pai pelo Consulado de Portugal do Rio.
É horrível o fato de não poder acompanhar o andamento do processo.
Dei entrada em setembro de 2017 e nada ainda!
Vcs tem ideia do tempo que esta demorando?
O Consulado envia para Lisboa todos os processos de atribuição e leva,em média,de 12 à 15 meses para conclusão
Ligue para Linha Registo para saber o status atual
351 21 195 0500 onde xx é sua operadora.
No menu, Digite 1, aguarde, Digite 1 novamente
Melhor horário às 5:00 hs