Transcrição de casamento e atribuição de nacionalidade

Prezados, gostaria de uma ajuda.
Estou com algumas dúvidas relacionadas a transcrição de casamento e atribuição de nacionalidade

Minha situação é a seguinte:

Meu avô é Português e foi casado com três mulheres diferentes. A pirmeira mulher ele se casou em Portugal e antes de vir para o Brasil, ela faleceu e ele ficou viúvo. A segunda mulher ele se casou quando chegou no Brasil e ela faleceu depois de alguns anos.
A terceira mulher (Minha avó) ele se casou no Brasil. Foi quando tiveram um filho (meu pai) e foi reconhecido pelo meu avô na certidão de nascimento.

Ja passuo a certidão de nascimento do Português. Consegui copia do livro de batismo do meu avô e o mesmo foi reconhecido no Consulado Português.

A primeira etapa que irei fazer é, reconhecer a transcrição de casamento do meu avô com minha avó.
Ja possuo a certidão de casamento de inteiro teor apostilhada e reconhecida em cartorio e certidão de nascimento de inteiro teor apostilhada e reconhecida.

Vamos lá as seguintes dúvidas:

1) - Meu avô foi viúvo de duas esposas antes da minha avó e na certidão de casamento de inteiro teor consta que ele era viuvo da segunda esposa. Preciso ter todas as certidões de casamento e certidões de nascimento das esposas anteriores ou é necessario apenas o da minha avó?

2) - Após ser enviado a documentação referente a transcrição de casamento para Ponta Delgado, oque devo fazer? Entrar em contato com eles informando que ja enviei? Ou eles entrarão em contato comigo assim que a documentação for recebida?

3) - Eu não gostaria de perder as documentações originais,sendo assim posso tirar uma cópia da certidão de casamento e de nascimento de inteiro teor, autenticar no cartório e apostilhar para enviar a Conservatória de Ponta Delagado? Eles irão reconhecer como um documento valido?

4) - Após ser concluído o processo de transcrição de casamento, eles entrarão em contato comigo? me enviarão algum documento? Como vou saber se ja posso entrar com processo de atribuição do meu pai?

5) - Quando sair o processo de atribuição do meu pai, como vou saber que ja posso dar entrada no meu processo de atribuição?

Por gentileza, alguem poderia me ajudar com essas questões




Comentários

  • @Selinger,

    1-O primeiro casamento, ja consta em Portugal pq ele casou lá.O segundo e o terceiro casamento casamento fico em dúvida em responder qual o procedimento a adotar. A @Marcia deve saber te informar direito.

    2-Após enviar a documentação, aguarde que a conservatória lhe enviará o assento de casamento pelo correio.

    3-As certidões de nascimento e casamento brasileras tem q ser originais de inteiro teor apostilada

    4-idem item 2.

    5-quando o processo do seu pai for concluido vc receberá um aviso da conservatória da conclusão com o nr do registro. Com esse nr vc ja pode dar entrada no seu processo. O Assento será tb enviado pelo correio.
  • Muito obrigado Vlad. Só estou em dúvida em relação aos casamentos anteriores ao da minha avó. Acho que vai dar problema na Conservatória. Qual conservatória menos burocrático para dar entrada na transcrição de casamento?
  • @Selinger, vou consultar a @Marcia sobre a questão 1 e te retorno.
  • Opa, sou novo aqui, tenho pouco de Fórum, não sou especialista, mas, se eu entendi bem, os dois primeiros casamentos do seu avô já constam na certidão de nascimento dele? E em ambos já constam o divórcio (ou viúvo) dessas duas primeiras esposas?

    Se for isso, os dois casamentos (antes da sua avó) já foram averbados na certidão de nascimento dele... Ou seja, bastaria você transcrever o último casamento (com a sua avó), que ainda não consta lá (Certidão de Casamento deles aqui no Brasil + Certidões de Nascimento dos dois)...

    Vamos esperar o pessoal mais antigo no Fórum tirar essa dúvida...
  • @Selinger Dias,

    1. Para transcrever o terceiro casamento do português, precisa transcrever o segundo casamento e dissolvê-lo.
    Isso porque, você afirmou que ele teria casado pela primeira vez em Portugal e teria ficado viúvo por lá (ou seja, já teria vindo ao Brasil, como viúvo).
    Assim, precisa:
    - das certidões dos casamentos (segundo e terceiro)
    - das certidões de nascimento das cônjuges (segunda e de sua avó)
    - da certidão de óbito da segunda esposa.

    2. Precisa apenas aguardar.

    3. Ponta Delgada precisa das originais.

    4. Enviarão pelos correios, as certidões de casamento (do segundo - com a dissolução averbada e do terceiro casamento).

    5. Da mesma forma, a certidão de seu pai será remetida pelos correios.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.