Não consigo encontrar a certidão do meu avô...

Olá, desejo obter a cidadania de minha mãe através do processo de atribuição e estou tendo problemas em encontrar a certidão de nascimento do meu avô português, falecido em 2008...

Consegui encontrar a certidão de casamento dele com a minha avó (aqui no Brasil), a cédula de identidade de estrangeiro, cpf e a certidão de óbito... os únicos documentos europeus que encontrei dele foram o bilhete de identidade português e um visto de liberação da segunda guerra..

Aqui vão os dados dele:

Nome: Artur Mendes Louro

Bilhete de identidade: 898921

Data de nascimento: 29 de Setembro de 1926

Local de nascimento: Freguesia de Envendos, Mação

Filho de Manoel Mendes Louro e Tereza Marques

Logo após obter estes dados enviei e-mails para a conservatória de Santarém (crc.santarem@dgrn.mj.pt) a qual me repassou para os seguintes contatos: mail@adstr.dgarq.gov.pt e registos.macao@irn.mj.pt

Entretanto esperei dias e não obtive resposta de nenhum destes contatos em minha primeira tentativa, então enviei novamente um e-mail sem sucesso... Gostaria de saber se existe algum meio de encontrar esta certidão em registros na internet ou se existe algum tipo de modelo para solicitação do assento de nascimento?... como devo prosseguir?

Obrigada!

Comentários

  • @Luma

    Para a freguesia de Envendos teria que solicitar em Mação: registos.macao@irn.mj.pt

    Veja se é um parente: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-G5YN-993W - veja que a freguesia é outra.
  • Olá, obrigada.. acredito que este não seja meu parente apesar do sobrenome.

    Recebi um e-mail hoje com número do assento de nascimento do meu avô.

    "O assento encontra-se informatizado pelo que no Consulado de Portugal poderá obter certidão ou qualquer outra informação, pois o mesmo encontra-se disponível informaticamente."

    Será que o certo seria requerer com o formulário como esteno final da página? http://consuladoportugalsp.org.br/pedidos-de-certidoes/
  • @Luma se o assento está informatizado basta informar o número, não precisa ter cópia impressa dele.
  • Olá, me desculpe mas não entendi... informar o número no consulado? Desejo entrar com atribuição para minha mãe...

    Agora que tenho o número qual seria o próximo passo? Além disso, preciso transcrever o casamento do meu avô e o óbito dele para Portugal?

    Grata...
  • @Luma se for fazer pelo consulado eles buscam o assento no sistema com os dados dele (nome, data nascimento, etc). Você pretende fazer pelo consulado ou enviar direto pra conservatória em Portugal?
    Sua avó é brasileira, correto? Quem foi o declarante na certidão de nascimento de sua mãe?
  • Olá, muito obrigada pela ajuda.. Sim, minha avó é brasileira e viva... acredito que o declarante foi o meu avô (vou verificar isso hoje).

    Estive pensando em fazer pela conservatória pois ouvi que lá o prazo é bem menor, mas não tenho certeza... o que você indicaria?
  • @Luma, se seu avô foi o declarante na certidão de nascimento da sua mãe ,faça o processo po ACP e não precisará transcrever o casamento.
  • @Luma aconselho fazer pela conservatória, é mais rápido, menos burocrático e mais barato. Poste sobre o declarante da certidão pra podermos te orientar o melhor caminho a seguir com os processos.
  • Olá, verifiquei a certidão e realmente o declarante é o meu avô... devemos requisitar uma nova certidão em inteiro teor, certo? E quanto à apostila e a validação no consulado, são necessárias?

    Quais são os próximos passos... ou que documentos eu poderia ir adiantando?

    Grata pela ajuda.
  • Aliás, mais uma dúvida... no cartório me perguntaram se a certidão da minha mãe tem que ser reprográfica além do apostilamento.
  • editado December 2017
    @Luma, para o processo de atribuição de sua mãe vai precisar de:

    - Certidão de nascimento inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada de sua mãe, emitida há menos de 1 ano (recomendável menos de 6 meses)

    - Formulário 1C preenchido e assinado por sua mãe. Assinatura reconhecida por autenticidade em cartório.
    No formulário 1C você vai indicar numero do assento de seu avô conforme foi informado pela conservatória, não precisa de cópia física do assento.

    - Cópia autenticada e apostilada do documento de identificação de sua mãe (passaporte que contenha filiação ou RG)

    - Vale Postal no valor de 175,00 €

    A apostila de Haia é feita em cartório, ela substituiu a validação no consulado das certidões / cópias de documentos.

    Para evitar a transcrição do casamento de seus avós terá que fazer o processo pelo Arquivo Central do Porto (ACP) ou VNGaia. ACP está com prazo de conclusão do processo de 4 a 5 meses e VNGaia pelo menos 6 meses.
    Vou deixar os links falando da documentação e endereços para envio dos documentos e vale postal assim você pode dar uma lida e se inteirar do processo
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos

    Solicite a certidão se não tiver ela recente que é o único documento mais demorado de obter.
    Se tiver dúvidas poste que sempre tem gente disposta a ajudar.
  • Muito obrigada pela ajuda!

    Estarei lendo e pesquisando sobre o processo... enquanto isso vou solicitar a certidão :)
  • Olá pessoal, estou arrumando os documentos para enviar e estou precisando tirar mais uma dúvida...

    Deixei passar um detalhe muito importante que até então não tinha conhecimento: o RG de minha mãe está muito antigo (com bem mais de 10 anos)... vi algumas pessoas dizendo que pode ser utilizado o CNH como documento de identidade? (minha mãe não tem passaporte internacional).

    Alguém sabe me dizer se pode ser utilizado o CNH ou se posso enviar mesmo o RG antigo? Não vi em lugar nenhum informações à respeito disso...
  • O maior problema é que me disseram que os órgãos que emitem o RG estão entrando de férias e somente em fevereiro vamos poder tirar novo RG... acho que mesmo assim os documentos que estou tirando agora não perdem a validade (180 dias), mas fico preocupada com o prazo e possíveis mudanças nos requerimentos que possam dificultar o processo...
  • Olá obrigada pela sugestão, vou ver como funciona pra tirar.

    Pretendo enviar para VNGaia ou ACP (Porto) para evitar a transcrição do casamento dos meus avós... mandei um e-mail para Gaia e Porto perguntando se aceitam o CNH... O CNH dela é bem recente (2015)..

    No aguardo.
  • @Luma ACP não aceita CNH. As certidões devem ter menos de 1 ano.
  • editado December 2017
    @Luma, Tondela, Ovar e VnGaia aceitam CNH.

    P.S.Gaia está mto demorada para concluir processos.
  • Obrigada pessoal...

    Então acho que vou ter que esperar abrir de novo os órgãos públicos... consegui um modo de fazer o RG em Janeiro. Assim não perco muito tempo... se conseguir, posso apostilar tudo e enviar no fim de janeiro ou começo de fevereiro..

    Espero que não tenha mudado até lá e precisem da transcrição do casamento dos meus avós.. o que vocês acham?

    Aliás, mais uma dúvida, devo solicitar certidão de casamento da minha mãe, já que ela mudou legalmente de nome e está diferente da certidão de nascimento? Se sim, precisa ser recente e apostilada ou somente a cópia autenticada... só quero deixar tudo pronto e não cometer mais erros como este.

    Grata!
  • Olá, preciso tirar uma dúvida...

    Para minha mãe obter a cidadania, preciso enviar uma cópia da certidão de casamento dela? (Já que houve adição de um sobrenome em seu RG, quando comparado com a certidão de nascimento)

    Se sim, tem que ser inteiro teor e reprográfica ou somente autenticada basta?

    Grata...
  • @Luma, apenas uma cópia autenticada
  • Ok pessoal, estou com vários documentos em mãos e pretendo apostilar logo. Consegui a certidão de nascimento inteiro teor reprográfica, cópia autenticada do RG e certidão de casamento.

    Porém surgiu uma dúvida quanto ao preenchimento do formulário 1c... ao criar novo RG minha mãe acabou colocando sua rúbrica ao invés da assinatura completa (como era antes e consta até mesmo em sua cert. de casamento que estarei enviando)... a dúvida é a seguinte, ela deve assinar o formulário com a assinatura completa e ficar diferente do rg ou assinar com a rúbrica? Faz alguma diferença? O pessoal do cartório acha que deve ser a assinatura completa mas eles não tem experiência com este processo...

    Tenho medo de dar conflito por estar diferente do rg...

    Além disso erraram no que faltou constar a autenticidade da assinatura, a cartorária colocou somente "reconheço por verdadeira a firma de.."

    Vou atrás desse formulário novamente...
  • @Luma assinatura tem q estar igual o documento de identidade e igual a assinatura por autenticidade.
  • Ok, obrigada... estou com todos os documentos em mãos.
    Acho que vou enviar por ACP para evitar a transcrição do casamento dos meus avós... oque acham? Como estão as coisas no ACP?
  • Objeto encaminhado - PORTUGAL / (ACP)

    Agora é só esperar...
  • LumaLuma Member
    Gostaria de informar que o processo de minha mãe foi concluído e agradecer à todos que me ajudaram.... !!

    Não teria conseguido sem vocês!
  • oi alguem tem o contato do skype da conservatoria de lisboa que possa me passar?
    ou me ajudar a achar a certidão do meu pai ANTONIO JOSÉ LOPES DA SILVA 03/06/1952
  • @gabrilelalopes1993 envie um e-mail para rcentrais.informatizaçoes@irn.mj.pt
  • Consegui pegar a certidão pelo civilonline...para descobrir onde meu pai nasceu liguei pelo skype para Bragança, foram super atenciosos!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.