Emitir procuração para um familiar brasileiro em Portugal dar entrada no meu processo

edu freitasedu freitas Member
editado December 2017 em Outros assuntos
Olá a todos do fórum.

Quero enviar para meu cunhado que mora em Portugal toda a documentação necessária para a transcrição de casamento dos meus já falcidos avós. Logo em seguida, quero enviar também a documentação para a atribuição do meu pai e posteriormente a minha também.

A pergunta é: Ele vai precisar ter uma procuração minha para dar entrada na transcrição de casamento em uma conservatória de lá?

Caso eu precise enviar uma procuração, seria possivel já enviar uma que sirva para todos os processos (Transcrição, atribuição pai e minha atribuição)?

Além disso, existe algum modelo padrão dessa procuração?

Posso fazê-la através de um cartório aqui do Brasil?

São muitas perguntas, mas não estou conseguindo contato com o Consulado aqui do Rio de Janeiro e estou completamente "no escuro" com relação a esse assunto

Comentários

  • @Edu, para fazer a transcrição de casamento dos avós não precisa de procuração, vc mesmo preenche o requerimento, junta os documentos e envia para Ponta Delgada pelo correio.É necessário que vc envie tb junto com os documentos normais uma certidão de nascimento sua para comprovar o parentesco com os avós.Depois de feita a transcrição, vc pode fazer da mesma forma para o processo de atribuição do seu pai.
  • @Vlad Pen Obrigado pelos esclarecimentos.

    Uma última dúvida. Não tenho em mãos a certidão de nascimento de minha avó (Portuguesa), mas sei a conservatória e o assento onde ela se encontra. No formulário de requerimento eu vi que preciso informar detalhes que se encontram na certidão.

    Mesmo tendo o local exato da certidão, ainda preciso informar detalhes no requerimento, digo isso pois se de fato for necessário, terei que pedir uma cópia da mesma antes.
  • @edu se o assento se encontra informatizado, indique apenas os dados pertinentes ao nascimento de sua avó no requerimento de transcrição como nr do registro ,data de nasc., Freguesia , concelho etc.Se não tiver esses dados, tera q pedir uma cópia do assento ou solicitar informaçoes na conservatória sobre o nascimento onde se encontra o registro .
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.