Certidão - Manoel Costa - 17/01/1917 - ?

Boa tarde!

Já deve fazer mais de um ano que eu abri o post aqui para tentar encontrar a certidão do meu bisavô, que estou até hoje tentando achar, porém, sem sucesso.

Eu recebi varias sugestões aqui, mas pelo menos há um ano atrás, não foram bem sucedidas.

Estou voltando aqui para ver se alguém que saiba uma nova forma, possa talvez me ajudar.

Nome: Manoel Costa
Nascimento: 17/01/1917
Pai: Alberto Costa
Mãe: Gracinda Cunha
Local de nascimento: Enquanto vivo, ele dizia ser do Porto, é a unica informação que temos.

O que me impede de encontrar a certidão, é não saber onde ele nasceu. Só tenho 2 documentos dele (óbito e casamento) ambos documentos brasileiros que apenas o citam como (português naturalizado brasileiro), os demais documentos a minha família perdeu em um incêndio há muitos anos.

Comentários

  • @Vitor Costa

    Pesquise no Arquivo Nacional do Rio.
  • Bom dia, Mariza!

    Se não me falha a memoria, foi você mesma que uma vez me indicou a fazer isso, e eu fiz.

    Consegui um documento que aparenta ser uma ''carta de apresentação'' para se naturalizar como brasileiro.

    Nele consta que meu bisavô é natural de São Simão, Portugal.
    Diz que ele tinha 23 anos quando foi feito esse documento, e trabalhava há 5 na Lloyd Brasileira como torneiro torneiro mecânico.
    Consta também que ele chegou no Brasil em 1918 pelo porto do Rio de Janeiro.

    Procurei entrar em contato com as conservatórias de freguesias com nome de São Simão,inclusive uma que mudou de nome mais recentemente, e não obtive sucesso em nenhuma.

    Obrigado pelo retorno!

    Att,

    Vitor Baptista.
  • @Vitor

    Pelo menos conseguiu uma pista.
    As Conservatórias que vc contactou deram negativa para o assento ou nem responderam?
    Então ele chegou com os pais ou com alguém quando tinha um ano de idade?
  • Mariza,

    Eles deram negativa.
    A maior probabilidade é que ele tenha vindo com os pais, porque ambos também vieram para o Brasil.
    O pai era Alberto Costa, a mãe, em alguns documentos consta como Gracinda Cunha e outros como Gracinda da Cunha, mas não acredito que cause tanta divergência nas buscas.
  • @Vitor
    Tente essa pista: http://tombo.pt/f/amt34 - envie os dados à Conservatória de Amarante indicando a freguesia de Gouveia: registos.amarante@irn.mj.pt

    281019 Gracinda Da Cunha
    Amarante Amarante José Pinto
    Sem Indicação Não Indica 20 Rio de Janeiro Casado
  • Mariza,

    Os dados que você pede para que eu envie, são referentes ao meu bisavô, como se eu fosse pedir a certidão de nascimento dele, ou, da Gracinda?

    Essas informações da Gracinda, seriam para requerer o passaporte?

    Obrigado!

    Att,

    Vitor

  • Mariza,

    Eu olhei o link agora http://tombo.pt/f/amt34 mas os registros só vão até 1896, qual seria a pista?

    Att,

    Vitor.
  • @Vitor

    O link do tombo era para você ver que tem mais uma freguesia de São Simão.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.