ja tenho a transcrição de casamento
Oi
sou neta de portugues sendo que minha mãe ainda não possui a cidadania. Ja tenho a transcrição de casamento de meu avô português com minha avó brasileira.Por favor, gostaria de ajuda para saber qual o próximo passo
sou neta de portugues sendo que minha mãe ainda não possui a cidadania. Ja tenho a transcrição de casamento de meu avô português com minha avó brasileira.Por favor, gostaria de ajuda para saber qual o próximo passo
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
voce pode fazer por atribuicao ( primeiro sua mae adquire, depois voce ), ou por naturalizacao ( direto do seu avo ), se voce tiver filhos, a melhor opcao, que vai garantir a nacionalidade a eles, eh fazendo um a um, por atribuicao.
Cibele
Primeiramente gostaria de agradecer a tua resposta e dando continuidade ao assunto eu tenho 2 filhos e deverei fazer por atribuição. Quais os documentos que são necessários p a cidadania de minha mãe e envio para quem e qual o valor das custas?
Eu sou do RS e desculpa estar te alugando, mas as minhas dúvidas são mtas. Primeiramente gostaria de saber o endereço da CRC e se tenho que consularizar os documentos e se precisa alguma procuração. Obrigada desde já
no guia de ajuda, aqui da comunidade, tem o endereco da CRC e informacao de como fazer o pagamento dos 175 euros, tem tambem o endereco do Itamaraty de Brasilia ( a certidao da sua mae deve ser enviada pra la para legalizacao ) e ainda tem o endereco do Consulado de Portugal de Porto Alegre.
Sobre os documentos, vai precisar:
1. Certidao de nascimento do seu avo ou da sua avo.
2. Certidao de nascimento da sua mae, legalizada primeiro no Itamaraty e depois no Consulado.
3. Copia autenticada do RG da sua mae, legalizada no Consulado.
4. Formulario 1C preenchido e assinado presencialmente pela sua mae, no Consulado ou no Cartorio ( se for no cartorio, a firma tem que ser por AUTENTICIDADE, NAO PODE SER POR SEMELHANCA ).
Qualquer duvida, eh so perguntar !
Cibele
Vou reportar um pouco de minha história em breves palavras.
Faz 3 anos que enviamos via adv em Portugal os documentos necessários e neste interim apareceu problema em divergência de nome de minha avó. Foi corrigido via adv . Isto foi solucionado. Somente agora estamos por receber a transcrição de casamento que a advogada nos informou que iremos receba-la até amanhã, portanto ,agora gostaria de fazer tudo sózinha sem o acompanhamento da mesma por ver que o tempo é mto menor do que o que já estou aguardando. Este foi meu breve relato e qualquer informação a mais estarei por aqui, pois preciso muito de ajuda. Agradeço de coração
Formulário 1C vem a ser a procuração pública?
nao sei quais as divergencias, espero que todas as certidoes brasileiras tenham sido corrigidas de acordo com a portuguesa.
O formulario nao eh procuracao, e nao precisa de procuracao para enviar pelo correio, sua mae precisa assinar esse formulario pessoalmente, no cartorio ou consulado, no guia de ajuda tem o link para o formulario.
[http://www.irn.mj.pt/sections/irn/
Muitíssimo obrigada vou ler com calma e amanhã(provavelmente terei mais perguntas)nos falamos ok?Obrigada pela bondade
Estive lendo as suas informações e fiquei na dúvida pq qdo a advogada solicitava os documentos ela dizia que precisava ser legalizado em um outro cartório(reconhecimento da assinatura do escrivão do mesmo) e depois consularizado. Não vem a ser a mesma coisa que o Itamaraty?Esta é a minha dúvida
Ja o Itamaraty ( MRE _ Ministerio das Relacoes Exteriores ), apenas atesta a veracidade da certidao.
Por enquanto agradeço as tuas respostas e vou agilizar tudo o mais rápido possível e qualque dúvida volto a te perguntar. Abraços