Cidadania para menor de idade

Oie Pessoal, ja tirei algumas dúvidas com vcs, mas quanto a um assunto eu nao sei como agir!!!
A minha mãe conseguiu a cidadania portuguesa há pouco tempo, agora estou iniciando o meu processo..so q a dúvida é:
Eu sou filha do primeiro casamento dela e tive q transcrever o casamento por ter sido ele o declarante.
Só q minha mae separou legalmente e tem uma união de fato há mais de 20 anos e desse relacionamento tenho uma irmã de 14 anos..
Como faço em relação a cidadania para ela, sendo menor de idade??
Pq o pai dela q eh declarante do nascimento dela, sendo q nao eh casado legalmente com minha mãe...
como faço??sao tantas duvidas q deixa vcs primeiro me responderem essas q dps eu vejo as outras...kkkkkk
se alguem puder me ajudar agradeço..
bjsss

Comentários

• Esse é um daqueles casos em que não há casamento e que é preciso provar que o português reconheceu o filho na menoridade. Como ela ainda menor, isso é muito fácil. Acho que qualquer documento que mostre os laços dela com a sua mãe deve servir.
  • Na verdade, acho que se sua mãe for a procuradora no Mod 1C, já deve ser o suficiente. Se não me engano, menores não podem assinar o 1C sozinhos mesmo. Mas alguém da comunidade tem que confirmar isso aqui.
  • Matheus

Obrigada pelos esclarecimentos...esta me tirando um peso das costas..kkkkkk
    poxaaa sera q eh assim tao facil???mas so minha mae serve para fazer isso pra minha irmã neh....eu no caso nao posso(ja q estou aki em PT) neh??
    E quais os documentos entao q minha mae tem q apresentar para comprovar isso???
    bjsss
  • [APAGADO]
  • pessoal

??Alguem para me ajudar??
  • Michelle, eu não respondi porque achei melhor esperar alguém que tenha mais experiência com processos de menores. Vamos ver se alguém aqui sabe.
  • Olha so. Ta meio confuso. Ela e portuguesa agora, entao tera que registrar todo seu historico civil na certidao portuguesa. Sua mae tera que homologar a separacao em portugal atraves de advogado. Nao tem saida, e Lei. Dai ela constara descasada. O segundo casamento, que e de fato. Esse tera de ser declarado em portugal. Se informa no Consulado, eles tem os detalhes. Comcubinagem (e assim que dizem na lei aqui), e um estado civil legalmente instituido na Europa
  • Matheus

mas msm vc nao sabendo, quero mttt agradecer a ajuda q vc me deu!!Obrigada..:D:D:D
  • Maestro

Entao tenho q entrar com um advogado para ela se separar neh e validar a uniao de fato dela para dar inicio a entrada da nacionalidade da minha irmã? Mesmo ela nao sendo casada legalmente e minha irma sendo de menor, nao teria direito independente de quem seja o pai??
    entao o jeito eh esperar o meu processo ficar pronto e dar entrada para concretizar a separacao dela aki em PT..
    Ela vai ao Consulado do RJ no dia 31 para fazer o BI dela e pedi a ela pra se informar la para ver como eh.....eu pedi ajuda aki antes pq queria q ela estivesse um pk mais esclarecida qd fosse la perguntar a eles..rsrs
    Mas mtttt obrigada pelos esclarecimentos, me ajudou bastante!!!
  • Michelle

Exatamente, sua irma e filha de portuguesa agora. Apenas nao acontecerao duvidas quanta a maternidade da dela na menoridade, pois o declarante e o Pai de sua irma e nao sua Mae, a Portuguesa.
  • Pessoal

Só para ficar registrado....minha mae compareceu no Consulado do RJ para fazer o BI dela no dia 31-05, e perguntou como age em casos desses e a pessoa responsável la disse q no caso da minha irmã so precisa somente minha mãe esperar o BI chegar em ksa e comparecer lá com o pai da minha irmã ou uma procuracao dele dando poderes pra minha mãe assinar por ele( ja q nesse caso sao os pais q assinam para menores), que ja esta feita cidadania para minha irmã e q no msm dia ela ja pode pedir o passaporte portugues dela.O rapaz disse q independente do estado civil da minha mae registrado aki em PT, ela tendo uma filha de menor idade pode dar entrada assim msm, e q minha mãe so se pensasse em morar em PT q teria q atualizar o divorcio dela, mas como minha mae nao tenciona viver cá, entao isso pode esperar e não atrapalharia meu processo em andamento aki tb. Ele explicou tb q menores nao precisam pagar os 175 euros, pois é de graça...
    Bomm agora vamos ver qd minha mae for la fazer isso, se eh tao facil assim como parece ou nao neh!!!rsrs
    Mas agradeco Ao Matheus e ao Maestro pela ajuda aki prestada....mttt obrigada:D:D:D
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.