atribuição a nacionalidade de divorciado

Sou brasileira, filha de pai portugues........já estou de posse de todos os documentos mas tenho uma duvida.....Se na condição de DIVORCIADA somente a certidão de nascimento atualizada e pedida ( não precisa da de casamento averbada me dando o direito de usar o nome de solteira).....tenho filho maior e pretendo tirar cidadania dele ( como neto) so que na certidão dele eu mãe estou com o nome de casada como fica isso...

Comentários

  • Ana,

    pra que seu filho obtenha a nacionalidade, voce tera que fazer a transcricao do seu primeiro casamento e seguir com o pedido de nacionalidade dele, nao se preocupe com os nomes, a sua certidao de nascimento de inteiro teor tera todo seu historico civil e as mudancas de nomes, logo, a CRC entendera, varias divorciadas aqui ja fizeram, nao houve problema algum com os nomes, o unico detalhe, eh que seus documentos portugueses, sairao com seu nome de casada, caso queira modificar o nome, tera que fazer homologacao do divorcio direto em Portugal, com advogados.
  • preciso entender melhor. tenho que apresentar certidão de nascimento de inteiro teor ou casamento pois no formulario terei que colocar DIVORCIADA e a certidão de nascimento consta o nome de solteira que estou usando agora ela e averbada aqui no Brasil terei que fazer averbação ai em Portugal? sou Brasileira ou e mesmo so a certidão de nascimento
    grata,
    Ana
  • Ana,

    na sua certidao de nascimento consta o averbamento do casamento e divorcio ?

    Em TODAS as certidoes portuguesas, independente se eh divorciado, casado ou solteiro, o nome sai igual ao de solteiro.
  • Ana,

    os documentos sao esses:

    1. Certidao de nascimento do portugues.
    2. Copia do RG autenticada e legalizada no Consulado.
    3. Formulario 1C assinado presencialmente em cartorio ou consulado.
    4. Certidao de nascimento de INTEIRO TEOR com o casamento e divorcio averbado, caso nao esteja, enviar tambem a certidao de casamento, as certidoes devem ser legalizadas no consulado.
  • Marco e Ana

    Nao tem problema o divorcio para a atribuicao da nacionalidade, a minha irma eh divorciada tambem e os docs dela sairam com o nome de solteira, e depois ela teve que averbar o casamento para que a filha dela pudesse dar entrada na atribuicao dela e nao houve nenhum problema, ja esta tudo terminado, as 2 ja tem a cidadania.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.