Dúvida da アライン (para Cibele)
Cibele
vc escreveu assim:"Aqui no Rio de Janeiro existe um escritório de advogados Portugueses, que me foi indicado por uma colega aqui da comunidade, e está resolvendo o meu problema."
Eu estou precisando também de um advogado de Portugal para resolver meu processo.
Vc ja ta qto tempo resolvendo seu processo com eles?? Eles cobram muito caro??
Se possivel, gostaria que vc pudesse me mandar o endereço e o contato.
Obrigada
vc escreveu assim:"Aqui no Rio de Janeiro existe um escritório de advogados Portugueses, que me foi indicado por uma colega aqui da comunidade, e está resolvendo o meu problema."
Eu estou precisando também de um advogado de Portugal para resolver meu processo.
Vc ja ta qto tempo resolvendo seu processo com eles?? Eles cobram muito caro??
Se possivel, gostaria que vc pudesse me mandar o endereço e o contato.
Obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Falei com a Silvia Regina ha uns meses atras. O preco que o advogado dela esta cobrando por uma trancricao eh o triplo que cobram em Portugal.
Estou com um advogado dando entrada nos meus dicorcios em PT se correr tudo certo, for eficaz e de confianca passarei o contato. Eu sou a cobaia por isso nao indico ainda. Acredito que daqui a 3 meses saberei, pois eh mais ou menos isso que leva uma homologacao de divorcio.
Provavelmente fiz uma besteira me disseram q se eu entrasse com a homologacao em algum tribunal no interior seria mais rapido ( ou seja deveria procurar um advogado no interior)
Mas te aconcelho o seguinte entre no site da OA http://www.oa.pt/ Ordem dos advgados em Portugal. Uma especie de OAB portuguesa e entre em contato com eles , peca ajuda e indicacao de advogado. Provavelmente nao faram isso, mas com jeitinho te passaram os valores cobrados para sua causa.
Qdo vc quer dar entrada no seu processo?
Vi seu topico. e gostaria de fazer umas perguntas.
Vc foi adotada na menoridade? Seus irmaos tb? Acho que no seu caso masi importante do que as trancricoes de casamento de seus pais eh a sentenca do juiz para adocao.
abs
Morre advogado pobre igual meu Pai. Defeito: honesto demais
Médicos exploram? Pagar 300 reais para uma consulta com um otorrino para ouvir ele dizer que vc esta gripado e que deve ficar de repouso é um absurdo?
E pagar para um dentista 100 reais para ele limpar sua boca em 30 minutos? É absurdo?
Cada um estuda para uma especialidade. Eu estudei 5 anos para conhecer a ciencia juridica, o porque as leis sao assim, suas origens, como funcionam, sua finalidade etc...
Sobre os processos de naturalizacao, eles parecem simples aos olhos de voces pq, simplesmente, estudaram sobre o assunto! Acho a funcao de comunidades como esta e como outras muito interessante, tanto que participo e, vez ou outra, quando posso, ajudo no que esta ao meu alcance. Difundir e compartilhar o conhecimento é ótimo!
O mesmo com o tal resfriado. Um pouco de conhecimento basta para sabermos distinguir uma simples gripe e o que fazer, de uma grave infecçao e, ai, devemos ouvir um especilaista.
Cada um valoriza de um modo seu conhecimento. Tecnicos de Informática cobram 200 reais para ligar seu cpu quebrado, medicos cobram 200 por uma consulta de 20 minutos e advogados cobram 2.000€ por um processo de naturalizacao!
vejam: Informatica - 1 hora / Medicina - 20 minutos / naturalizaçao - 5, 6, 8 meses? Nunca se sabe. Temos que acompanhar o caso até o fim, sem saber qdo será o fim. Cada um tem seu valor. Menosprezar o trabalho alheio me parece falta de respeito. Se muitos aprenderam a fazer o pedido de naturalizacao, otimo! Mas será que achavam simples antes de lerem as leis e regulamentos portugueses????
E tem uma diferença muito grande em vc pagar por uma coisa que vc não tem capacidade própria pra resolver, por exemplo, vc quer que um médico opere sua apendicite ou que um técnico de informática conserte o seu pc que quebrou (se vc não manja nada de computadores pode piorar a situação se tentar arrumar por conta própria). Agora 97,9% das pessoas definitivamente não precisa de advogados pra nada quando o assunto é nacionalidade portuguesa. Uma parcela pequena precisa de advogados pra homologar sentenças internacionais (de divórcio, adoção etc) e para uma eventual reitificação (se bem que isso felizmente tb está mudando e já é possível resolver boa parte dos pepinos sem ajuda de doutores) mas eu aguardo pelo dia em que será firmado o acordo entre Brasil e Portugal que dispensará as homologações via tribunal.
Eu não estou desmerecendo os advogados, só acho que eles deveriam cobrar por coisas que realmente só eles podem fazer pois estudaram e detem o conhecimento e as credenciais necessárias pra resolver o caso. E então cobrar um valor justo por isso. Acho um absurdo e um despropósito o valor que os advogados cobram por processos de nacionalidade. Quando vc vê como é fácil fazer por conta prórpia vc fica revoltado com os valores e cara de pau dos advogados.
E tem outra, vc paga esse aburdo por uma consulta médica ou no dentista no Brasil, pq a saúde pública é uma droga, mas em muitos outros países com sociedades mais organizadas e igualitárias ninguém é esfolado por um médico se tem uma infecção no ouvido e precisa de diagnóstico e tratamento. E o que aconteceu com o seu seguro-saúde?
Repito: quando se detem a informação, nada é complicado! Eis o objetivo de comunidades como essa: difundir e compartilhar informações! Com ela, como vc constatou, processos de nacionalização são faceis!
Eu não posso exercer a medicina e receitar um medicamento, como um médico não pode entrar com um processo visando retificação de certidão civil brasileira, no Brasil. Volto a insistir que temos de considerar, no preço cobrado, o acompanhamento do problema. Um médico cobra pela consulta, não pela doença do paciente. O advogado, atualmente, cobra pelo acompanhamento do processo, dentre outros, e não pela simples consulta!
Quanto ao sistema de saude, acho que isso não tem a ver com o que expressei, mas comento: é vergonhoso! Tenho plano de saude que me custa 400,00 reais por mes. Meus pais pagam, juntos, mais de 2.500! RIDICULO. Culpa de quem? dos advogados? Ou de todos nós, incapazes de levantarmos a bunda da cadeira para protestar e só nos contentamos em reclamar diante do Jornal Nacional!
Antes não tinha o conhecimento, agora tem! Quanto vale esse seu conhecimento???? Qual é o valor que vc dá a ele?
O meu eu compartilho com quem puder, mesmo que isso signifique jogar dinheiro fora.
E só para finalizar, esses processos nao costumam ter complicadores, mas pode acontecer! E ai? o que a pessoa faz? E se nao tiver acesso a esta comunidade? Se nao souber ler, como os milhares de angolanos que disputam espaco com os brasileiros (muitas vezes tambem analfabetos) no SEF ou na casa do cidadao?
Para outros assuntos legais, claro, ainda é preciso pagar por um advogado. Mas se vc for observar, a tendência atual é de se diminuir cada vez mais a obrigatoriedade de um cidadão comum ter que procurar um advogado. Muitos assuntos hj em dia podem ser resolvidas em cartório (até mesmo um divórcio), ou em juizados de pequenas causas, dispensando advogados. E não faz muito tempo que a CRC em Lisboa começou a aceitar processos enviados diretamente pelas pessoas interessadas. Até um tempo atrás, isso só podia ser feito via consulado ou advogado. Grande vitória para nós!
Na Holanda onde eu morei, existia um serviço de assistência jurídica gratuita, vc podia ir lá com seu problema e eles explicariam direitinho tudo o que vc deveria fazer, colocando claramente o que vc podia resolver por conta própria e o que realmente necessitaria de assistência de um advogado. Isso pra mim é honestidade e cidadania.
Nao sei se sabe, mas pode entrar com uma acao trabalhista por aqui sem advogado! Mas nao recomendo ninguem a fazer. Vai se dar mal com certeza. Nem eu, advogado ha 8 anos, arrisco me meter na justiça do trabalho. cada macaco no seu galho e o meu nao é trabalhista. Nos juizados especiais, até 20 salarios minimos dispensa-se o advogado. Mas saiba que, por exemplo, no Juizado Especial de Pinheiros, em Sao Paulo, uma açao leva mais do que ano e meio para se resolver, e na Justica comum, com advogado, normalmente nao mais que um ano! (isso sem contar recursos).
E, por fim, divorcio: Saiba que é mais barato fazer um divorcio (principalmente para quem nao tem bens) via judicial do que por cartorio! O custo do advogado é o mesmo, pois ele tem que estar presente em ambas as situacoes!
Absurdo, Raphael. Eu lamento profundamente esse tipo de mentalidade. Então se um angolano é pobre e não sabe ler ele deve pagar pra um advogado ajudá-lo por uma coisa que ele com um pouquinho de ajuda e boa vontade poderia fazer sozinho sem pagar nada??
É por isso que nós precisamos de mais e mais pessoas pra divulgar informações GRATUITAMENTE e de forma clara para as pessoas. Viva a internet que facilita tudo isso. É por isso que essa comunidade existe e queremos que ela cresça sem parar até TODAS as pessoas que precisam de ajuda com processos de nacionalidade portuguesa encontrem aqui todas as explicações. Eu adoraria que uma comunidade assim existisse tb em Angola e em todos os lugares. Eu ODEIO ver pessoas sendo exploradas, ainda mais se elas são mais humildes ou não tiveram acesso à educação ou informação. Não é responsabilidade de um advogado ajudar pessoas em situações como vc mencionou a TROCO DE DINHEIRO. Isso é exploração. É vergonhoso.
Seria lindo um pais desburocratizado, em que se pudesse resolver a maioria das coisas, pela internet, sem intervencao de terceiros, sejam advogados ou despachantes!
No Brasil isso esta longe de acontecer. E só finalizando, quero que saiba que sou um advogado desiludido com o sistema brasileiro, que só me enoja! Ja advoguei em Portugal e era outra vida!
Aqui me sustento mentalmente são porque sou funcionário publico concursado e não dependo de ficar me lamentando nos cartórios de foruns!
(digo isso apenas para tentar te explicar melhor quem eu sou e pq me indignei - parece dicotomico, nao?_)
Bem, depois do desabafo, digo que tenho uma amiga dos tempos de colégio, que mora em Lisboa, é advogada e cuida, inclusive, desses problemas. Se tiver interesse eu posso passar o email dela.
Espero vê-lo mais aqui na comunidade, compartilhando seu conhecimento e sua experiência e ajudando outras pessoas. Esse é o espírito aqui.
A Aline foi direto no ponto: tem medico que cobra 300 a consulta, tem outro que cobra 20. Tem despachante que cobra 200 reais para ir levar seus documentos ao detran, outros cobram 50, mas vc pode ir sozinho e economizar essa grana. O mesmo com advogado, vc pode pagar o que ele te pede, ou ir sozinho e economizar a grana.
Nao sei se o Thiago alcancou o motivo da indignaçao, coisa que a Lara entendeu. Ela nao tem absolutamente nada a ver com a comunidade, e nao me entendam mal. Se tivesse, que raios estaria fazendo por aqui?
Aline, mandei o contato por depoimento.
Lembre-se: qualquer problema, fale comigo!
Nao conheco nenhum advogado em PT, mas sera que o consulado nao indica ? Ou da uma pesquisada no google, procure algum escritorio serio com advogados registrados la, no orgao responsavel pela profissao.
MIGUEL REIS & ASSOCIADOS - SOCIEDADE DE ADVOGADOS (PORTUGAL)
Rua Marquês de Fronteira, 76 - 5º, 1070-299 Lisboa - Portugal
Tel: (+351) 21 385 21 38 Fax: (+351) 21 386 36 63 - lisboa@lawrei.com
Av. D. João IV, 1- R/c, 2070-299 Montijo - Portugal
Tel. (+351) 21 231 40 18 - Fax: (+351) 21 231 40 18 - montijo@lawrei.com