Busca de certidão!

Como já vi em tópicos anteriores, vou tentar minha cidadania por naturalização, sou neta de portugueses, meu pai que é o descendente dos portugas é o declarante da minha certidão de nascimento, e não tenho filhos...

Enfim, o único probleminha (que não é tão pequeno assim, é que eu não tenho acesso aos documentos da minha avó, eu sei o nome completo dela, e data de nascimento, só, ela tinha outros documentos, como identidade de estrangeiro, mas enfim, eu não tenho acesso a essas coisas, e quem tem, digamos que não está me ajudando muito.

Logo, como eu sou brasileira e não desisto nunca, eu resolvi apelar!

Estou no portal do cidadão, e vou tentar achar a certidão dela por métodos iterativos.. rs

Vou vasculhar todos os ditritos, e em cada um todas as freguesias, e assim sucessivamente.

Primeira pergunta: Existe alguma maneira mais inteligente de fazer isso??

Segunda pergunta: Certidão de inteiro teor é o mesmo que Cópia integral??

Obrigada Pela ajuda, eu amo essa comunidade, faço parte há algum tempo, mas só agora resolvi me aventurar!!

Comentários

  • É, eu já vi que não vai dar certo, na soliciação eu tenho que entras com freguesia e concelho....

    Vocês conhecem alguma maneira??
  • Para encontrar a certidao é necessário conhecer a freguesia e o concelho.
    O meio mais "fácil" de conseguir onde ela nasceu é conversando com os parentes e revisando todos os documentos disponíveis. Vale a pena investir nisso, pois sem nenhuma pista fica difícil conseguir a certidao.
    Entre na Guia de Ajuda desta comunidade e também encontrará algumas dicas sobre como encontrar certidoes e tambem a lista de documentos para o pedido por aquisicao ou naturalizacao.
    O seu pai nao quer mesmo a cidadania?
  • O meu pai tiraria a cidadania se necessário fosse para que as filhas tirssem..
    Eu penso no processo mais simples, é mais fácil ele tirar por atribuição para depois eu tirar por atribuição??

    Bom, a família que estava no Brasil, agora está toda no céu...

    Eu preciso saber como descobrir freguesia e conceelho né? Mas como??

    Vou continuar a ler os tópicos pra ver se consigo uma luz...
  • Voce tem os documentos do seu avo? É muito possível que eles sejam do mesmo lugar. Se voce tiver a certidao de casamento dos avós, talvez consiga pistas. Também deveriam ter passaporte, carteira de trabalho, modelo 19, certidao de óbito, etc.
    Resive todos os documentos disponíveis. Fale com tios, primos, etc. às vezes as pessoas conversando lembram de fatos úteis.
  • É, eu vou pegar os documentos dela com meu pai, mas ele tem que achar antes, pois não sabe onde estão, e ver o que tem.
    A única coisa que eu me lembro era da identidade de estrangeiro que ela usava... =/

    Tios, primos e etc não existem... Minha avó veio de Portugal com umas primas e meu avô, teve um único filho, meu pai, e todo mundo morreu, a família no Brasil começa a partir do meu pai... =/

    Vou ver o que eu consigo, e volto a falar por aqui...

    Outra coisa, eu pensei na naturalização por achar mais simples, mas não sei...

    Vocês acham melhor eu fazer a atribuição do meu pai e depois a minha, ou fazer a naturalização direto??
  • Continuei lendo alguns tópicos, e pelo que percebi sai mais rápido fazer por atribuição, primeiro a do meu pai e depois a minha, correto?

    Então, para não ter que transcrever nada, a certidão de nascimento para dar entrada no processo do meu pai, tem que ser a do portugues declarante da certidão dele, é isso mesmo?

    Eu acredito que seja meu avô o declarante da certidão dele, o que vai tornar tudo ainda mais difícil, pois ele morreu qnd meu pai tinha uns 11 anos...... =/
  • Alexandra,
    Se o seu avô portugues foi o declarante do seu pai, nao influi que ele tenha morrido quando o seu pai era um menino. Voce precisa da certidao de nascimento dele para dar entrada no processo do seu pai. TEm todos os dados dele?
    O tempo de 2 atribuicoes é mais ou menos o tempo de uma naturalizacao. Voce o que gastará a mais sao 175 euros para a do seu pai.
    Em que lugar do Brasil voce está?
  • Eu to no rio de janeiro (capital), o que eu digo sobre ser mais difícil, é em relação aos documentos, porque minha avó morreu há alguns anos, e os documentos que temos são poucos, então do meu avô, é mais difícil ainda... espero que exista uma certidão de casamento, óbito, qq coisa... Pq nós podemos ate imaginar que os dois sejam do mesmo lugar, mas não temos certeza né? E eu não faço idéia da data de nascimento do meu avô, e também não sei se meu pai vai lembrar.....
  • Seus avós morreram aí no RJ? Vc já tentou saber o cartório onde foi registrado o óbito de seus avós? Pois bem, foi assim que eu praticamente comecei. Descobri o cartório e pedi a certidão de óbito do meu avô onde estava declarado que ele havia nascido em Miranda do Corvo ....dei sorte pois, da minha avó só havia escrito nascida em Portugal.
  • ALEXANDRA

    Vc sabe onde eles foram sepultados?
    Geralmente na placa dos túmulos ou no administrativo do cemitério tem as datas de nascimento e óbito. Éum bom começo tbm.
  • Os dois morreram no Rio, minha vó é mole descobrir o cartório do óbito, pois foi meu pai que tratou disso, e tem uns 3 anos e meio que isso aconteceu... Já o meu avô, eu acho mais difícil achar informações sobre o cartório, acredito que tenha sido aqui pelo bairro mesmo, mas como eu peço uma certidão de óbito? Tenho que ter pelo menos a data, não?? E eu não faço idéia do cemitério que ele esteja enterrado...

    Bom, na certidão do meu pai, tem a filiação dos pais dele, no caso, a filiação dos meus avós, então acho que isso pode ajudar também, mas não estou certa...
  • Eu vou ver se meu pai sabe onde meu avô está enterrado, mas só com o nome eles descobrem essas datas?? apenas na amizade???

    Vou tentar, meu pai vai me ajudar, mas ele tá sempre enrolado, então eu tenho que ficar em cima pra conseguir qualquer informação...

    Vou fazer assim, primeiro vou pedir a certidão do meu pai pra ele, pra ter informações iniciais... Se eu não me engano, na certidão de nascimento tem a naturalidade dos pais... Humm... Vou ver isso direitinho!!!

    Muito obrigada a todos vocês pela ajuda! Com vcs eu estou conseguindo organizar minha cabeça e traçar um cronograma!
  • No cartório vc pode fazer buscas por períodos de 10 anos. Se o seu pai se lembrar mais ou menos quantos anos fazem q seu avô faleceu pode ser q consiga alguma coisa. Mas, como a Denise escreveu, procure parentes, peça que seu pai relembre alguma coisa...
  • O ano que meu avô morreu é mole, porque meu pai sabe quantos anos ele tinha...
    Parentes realmente não existem, acima do meu pai, morreram todos, minha avó foi a última, e meu pai não tem irmãos...
  • Se vc descobrir onde seus avós foram enterrados, indo na secretaria do cemitério, com os nomes completos, eles localizam o registro do óbito. Nesse registro sempre consta a data do óbito, às vezes a filiação, e com certeza,o Cartório onde foi lavrado o óbito. Foi assim que localizei as certidões de óbito dos meus bisavós.
  • Hummm
    Se você conseguiu dos seus bisavós, acho que a do meu avô eu devo conseguir tb..., ele morreu há uns 40 anos...
    Não sabia que esses registros em cemitério ficava pra sempre... Não os antigos...

    Vou tentar por esse caminho aí então!

    Obrigada :)
  • Fatima , busca da certidao (Denise)

    Denise,Help me!

    Denise ,ja falei contigo em outros momentos.Volto a SAGA da busca.
    Meu avo potugues ( falando em atribuicao)Fui buscar a certidao de casamento dos meus avos portuguese....mas a informacao que tive e que nao casaram no civil e somente na igreja.Vc acha que mandar esta certidao de casamento para o Consulado aqui em Sao Paulo e a certidao de Obito vai dar para transcrever o casa,mento e o obito?
    Meu avo foi quem informou o nasc.do meu pai,e meu pai esta vivo.Ta tudo perfeito.
    Nao aguento mais procurar o atestado de Batismo...de 1906 em CRC e Museus e universidades...........................Me ache a LUZ....................
    Obrigada Denise e grande abraco.
    Fatima
  • Normal que tenham casado só na Igreja, pois nao havia registro civil naquela época.
    Na certidao de casamento que voce tem deve dizer de onde eles eram originarios. Na dos meus bisavos aparecia. Dai fica mais facil conseguir as certidoes de nascimento. Leia bem essa certidao e depois conte-nos.
    Pergunte no Consulado de SP (o requerente, seu pai, mora em SP, certo? Vao pedir comprovante de residencia) se eles aceitam a certidao que voces tem ou se precisariam de uma copia mais recente.
    Se voce nao quiser ou puder telefonar para o Consulado, mande um e-mail que eles respondem.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.