Busca de certidão!
Como já vi em tópicos anteriores, vou tentar minha cidadania por naturalização, sou neta de portugueses, meu pai que é o descendente dos portugas é o declarante da minha certidão de nascimento, e não tenho filhos...
Enfim, o único probleminha (que não é tão pequeno assim, é que eu não tenho acesso aos documentos da minha avó, eu sei o nome completo dela, e data de nascimento, só, ela tinha outros documentos, como identidade de estrangeiro, mas enfim, eu não tenho acesso a essas coisas, e quem tem, digamos que não está me ajudando muito.
Logo, como eu sou brasileira e não desisto nunca, eu resolvi apelar!
Estou no portal do cidadão, e vou tentar achar a certidão dela por métodos iterativos.. rs
Vou vasculhar todos os ditritos, e em cada um todas as freguesias, e assim sucessivamente.
Primeira pergunta: Existe alguma maneira mais inteligente de fazer isso??
Segunda pergunta: Certidão de inteiro teor é o mesmo que Cópia integral??
Obrigada Pela ajuda, eu amo essa comunidade, faço parte há algum tempo, mas só agora resolvi me aventurar!!
Enfim, o único probleminha (que não é tão pequeno assim, é que eu não tenho acesso aos documentos da minha avó, eu sei o nome completo dela, e data de nascimento, só, ela tinha outros documentos, como identidade de estrangeiro, mas enfim, eu não tenho acesso a essas coisas, e quem tem, digamos que não está me ajudando muito.
Logo, como eu sou brasileira e não desisto nunca, eu resolvi apelar!
Estou no portal do cidadão, e vou tentar achar a certidão dela por métodos iterativos.. rs
Vou vasculhar todos os ditritos, e em cada um todas as freguesias, e assim sucessivamente.
Primeira pergunta: Existe alguma maneira mais inteligente de fazer isso??
Segunda pergunta: Certidão de inteiro teor é o mesmo que Cópia integral??
Obrigada Pela ajuda, eu amo essa comunidade, faço parte há algum tempo, mas só agora resolvi me aventurar!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Vocês conhecem alguma maneira??
O meio mais "fácil" de conseguir onde ela nasceu é conversando com os parentes e revisando todos os documentos disponíveis. Vale a pena investir nisso, pois sem nenhuma pista fica difícil conseguir a certidao.
Entre na Guia de Ajuda desta comunidade e também encontrará algumas dicas sobre como encontrar certidoes e tambem a lista de documentos para o pedido por aquisicao ou naturalizacao.
O seu pai nao quer mesmo a cidadania?
Eu penso no processo mais simples, é mais fácil ele tirar por atribuição para depois eu tirar por atribuição??
Bom, a família que estava no Brasil, agora está toda no céu...
Eu preciso saber como descobrir freguesia e conceelho né? Mas como??
Vou continuar a ler os tópicos pra ver se consigo uma luz...
Resive todos os documentos disponíveis. Fale com tios, primos, etc. às vezes as pessoas conversando lembram de fatos úteis.
A única coisa que eu me lembro era da identidade de estrangeiro que ela usava... =/
Tios, primos e etc não existem... Minha avó veio de Portugal com umas primas e meu avô, teve um único filho, meu pai, e todo mundo morreu, a família no Brasil começa a partir do meu pai... =/
Vou ver o que eu consigo, e volto a falar por aqui...
Outra coisa, eu pensei na naturalização por achar mais simples, mas não sei...
Vocês acham melhor eu fazer a atribuição do meu pai e depois a minha, ou fazer a naturalização direto??
Então, para não ter que transcrever nada, a certidão de nascimento para dar entrada no processo do meu pai, tem que ser a do portugues declarante da certidão dele, é isso mesmo?
Eu acredito que seja meu avô o declarante da certidão dele, o que vai tornar tudo ainda mais difícil, pois ele morreu qnd meu pai tinha uns 11 anos...... =/
Se o seu avô portugues foi o declarante do seu pai, nao influi que ele tenha morrido quando o seu pai era um menino. Voce precisa da certidao de nascimento dele para dar entrada no processo do seu pai. TEm todos os dados dele?
O tempo de 2 atribuicoes é mais ou menos o tempo de uma naturalizacao. Voce o que gastará a mais sao 175 euros para a do seu pai.
Em que lugar do Brasil voce está?
Vc sabe onde eles foram sepultados?
Geralmente na placa dos túmulos ou no administrativo do cemitério tem as datas de nascimento e óbito. Éum bom começo tbm.
Bom, na certidão do meu pai, tem a filiação dos pais dele, no caso, a filiação dos meus avós, então acho que isso pode ajudar também, mas não estou certa...
Vou tentar, meu pai vai me ajudar, mas ele tá sempre enrolado, então eu tenho que ficar em cima pra conseguir qualquer informação...
Vou fazer assim, primeiro vou pedir a certidão do meu pai pra ele, pra ter informações iniciais... Se eu não me engano, na certidão de nascimento tem a naturalidade dos pais... Humm... Vou ver isso direitinho!!!
Muito obrigada a todos vocês pela ajuda! Com vcs eu estou conseguindo organizar minha cabeça e traçar um cronograma!
Parentes realmente não existem, acima do meu pai, morreram todos, minha avó foi a última, e meu pai não tem irmãos...
Se você conseguiu dos seus bisavós, acho que a do meu avô eu devo conseguir tb..., ele morreu há uns 40 anos...
Não sabia que esses registros em cemitério ficava pra sempre... Não os antigos...
Vou tentar por esse caminho aí então!
Obrigada
Denise,Help me!
Denise ,ja falei contigo em outros momentos.Volto a SAGA da busca.
Meu avo potugues ( falando em atribuicao)Fui buscar a certidao de casamento dos meus avos portuguese....mas a informacao que tive e que nao casaram no civil e somente na igreja.Vc acha que mandar esta certidao de casamento para o Consulado aqui em Sao Paulo e a certidao de Obito vai dar para transcrever o casa,mento e o obito?
Meu avo foi quem informou o nasc.do meu pai,e meu pai esta vivo.Ta tudo perfeito.
Nao aguento mais procurar o atestado de Batismo...de 1906 em CRC e Museus e universidades...........................
Obrigada Denise e grande abraco.
Fatima
Na certidao de casamento que voce tem deve dizer de onde eles eram originarios. Na dos meus bisavos aparecia. Dai fica mais facil conseguir as certidoes de nascimento. Leia bem essa certidao e depois conte-nos.
Pergunte no Consulado de SP (o requerente, seu pai, mora em SP, certo? Vao pedir comprovante de residencia) se eles aceitam a certidao que voces tem ou se precisariam de uma copia mais recente.
Se voce nao quiser ou puder telefonar para o Consulado, mande um e-mail que eles respondem.