Olá! Sou nova aqui...

E gostaria de contar meu caso especificamente....
Tenho 43 anos. Meu pai é português, mas naturalizou-se brasileiro na adolescencia, qdo veio morar no Brasil. Meu avô tb é portugues (nao naturalizado), tem 95 anos e ainda é vivo, mora no Rio de Janeiro (e eu em SP).
Meu tio (irmao do meu pai q ja nasceu aqui), a esposa dele, meus primos e seus filhos, todos do Rio, já conseguiram a cidadania portuguesa atraves do meu avô.
Minhas duvidas:
- posso pedir a minha cidadania portuguesa independente do meu pai resgatar a dele ou não?
- sou casada ha 20 anos, uma vez que eu pedi-la, meu marido tb pode te-la?
- Tenho um casal de filhos menores de idade, eles so podem obte-la qdo eu ja tiver, correto?

Estive numa agencia dos Correios e vi afixado no mural q ja é possivel pedir cidadania portuguesa, espanhola e italiana atraves de documentaçao retirada nos correios, porem a agencia q fui era franquia e disseram q so fazem isso em lojas proprias, alguem sabe se pode mesmo ser tudo feito via correios?

Muito obrigada!

Comentários

• O mais provavel eh que seu pai nao perdeu a cidadania, e a unica garantia para que seus filhos obtenham, eh iniciar o processo atraves dele, fazendo por atribuicao.

Se seu pai foi o seu declarante, nao precisa transcrever o casamento dele, isso se enviar o processo pelo correio.

Seu marido nao tem direito a cidadania "automatica", tera que viver por tres em Portugal pra conseguir.
  • Obrigada, Cibele!
    Qual seria o primeiro passo, então?
    Digo, o q devo dizer ao meu pai para fazer? Procurar o consulado de Portugal aqui em SP, uma agencia de correios?
    Desculpe a total ignorancia...rs..entrei aqui realmente para compreender todo o processo.
  • Denise,

pelo consulado esta bem rapido, se fizer por eles, seu pai tera que fazer a transcricao de casamento e atualizar os documentos, tem saido em 15 dias, e o processo de atribuicao tambem tem ficado pronto em menos de um mes, o primeiro passo eh conseguir a certidao de nascimento do seu pai, voce ja tem ?
  • Denise,
    Consiga uma certidao nova do seu pai para ver se aparece que ele se naturalizou.
    Como disse a Cibele é muito provável que nao apareca a naturalizacao dele la em Portugal. Revise seus documentos e os dos seus irmaos para ver se em algum aparece o seu pai como brasileiro. Veja a certidao de casamento dele se tem alguma mencao tambem. Os documentos devem ser coerentes para que nao tenham problemas.
    A certidao pode ser conseguida no site do portal do cidadao.
  • Em meus documentos não consta a nacionalidade dele, verifiquei.
    Nem nos dos meus filhos.
    Em tempo, ele é divorciado de minha mãe, casado pela segunda vez.
    Isso interfere em algo?
    A esposa dele tb nao pode obter a cidadania, assim como meu marido? A minha tia, casada com meu tio q ja tem a cidadania, obteve-a tb....
  • Casadas antes de 1981 podem.
    Consiga uma certidao portuguesa dele recente para ver se aparece a naturalizacao.
    Nos documentos de voces aparece que ele é portugues?
    O importante é que nao aparece em nenhum documento que ele nao é portugues.
    Se assim for nao sera dificil voces conseguirem suas cidadanias.
  • Denise, nos documentos nao aparece que ele é português, mas tb nao aparece q é brasileiro. Então comecei bem, certo? rs
  • Comecou muito bem.
    Voce poderia tentar pedir sua nacionalidade por atribuicao (pai portugues) pelo consulado portugues em SP mas acho que vai se complicar, pois ele teria que atualizar o BI e para tal teria que transcrever casamento, depois o divorcio que so se faz em Portugal e em seguida o outro casamento. Muita mao de obra.
    Verifique como esta a situacao dele em Portugal com relacao à naturalizacao e dai entre aqui para ver que outros documentos precisara.
  • Na certidão de casamento dele consta q é brasileiro
    Isso complica muito?
  • Denise

Voce nao precisa da certidao de casamento dele, somente a de nascimento, entao peca pelo portal uma certidao nova e vai comprovar que nao consta a nacionalidade dele brasileira, e nesse caso, faca pelo correio, pois no consulado vao te exigir muitas coisas.
  • De toda maneira, pode resgatar sua nacionalidade pela. E ainda mantem a brasileira. Ta la. Mas nesse caso ele ainda eh portuga e declarante do seu nascimento. Manda brasa
  • Muito obrigada!
  • Mas li isso no site http://www.consuladoportugalsp.org.br :

Atenção: O Bilhete de Identidade do pai, ou da mãe (aquele que for português) ou de ambos (no caso de serem os dois portugueses) deve estar válido e actualizado em relação ao estado civil. Por exemplo, se o casamento tenha ocorrido no Brasil, o mesmo terá de ser transcrito para Portugal.
    É possivel omitir o casamento?
  • Qual o caminho através dos correios?
  • Isso foi justamente o que te disse no dia 1-06. Com essa certidao de casamento onde ele aparece brasileiro nao podera fazer pelo consulado.
    Se o seu pai foi o declarante do seu nascimento na sua certidao de nascimento voce precisará em primeiro lugar a certidao de nascimento do seu pai e os seguintes documentos:
    1- sua certidão de nascimento em inteiro teor com firma reconhecida, autenticada no Itamaraty e legalizada no consulado português
    2- copia autenticada do seu RG legalizada no consulado português
    3- formulário 1C assinado frente a um funcionário do consulado português ou assinado em cartório reconhecendo a firma por autenticidade.
    Revise bem os documentos e veja que os nomes, datas, etc. estejam todos corretos.
    Coloque os documentos num envelope com o endereço que aparece no 1C.
    No correio compre o vale que se chama Dinheiro Certo por 175 euros no seu nome. Leve um documento da gente para que emitam o vale (RG, CPF, etc). Anote o número do vale no quadro 8 do 1C. Coloque o recibo original no envelope, guarde uma copia pra você.
    Enviar por SEDEX MUNDI.
    Controle por internet a chegada do envelope em Portugal.
    Abaixo o link do formulário 1C.
    IMPRIMA A CORES NUMA MESMA FOLHA (FRENTE E VERSO). VEJA O MEU.
    DECLARAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO-IMPRESSO MOD 1C[http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Mod._1C_ci.pdf?nocache=1199877671.25
  • Escritorio do Itamaraty em Sao Paulo:
    Av. das Nações Unidas, 11857, 4º andar
    Brooklin Novo
    CEP: 04578-908
    São Paulo - SP
    TELEFONE: (0XX11) 5102-2526
    FAX: (0XX11) 5102-2526 (opção 8)
    eresp@mre.gov.br

Entre no site do portal do cidadao e veja como mandar os documentos (certidao de nascimento em inteiro teor) para autenticacao.

No site do Consulado aparece como mandar os documentos para legalizacao.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.