Olá! Sou nova aqui...
E gostaria de contar meu caso especificamente....
Tenho 43 anos. Meu pai é português, mas naturalizou-se brasileiro na adolescencia, qdo veio morar no Brasil. Meu avô tb é portugues (nao naturalizado), tem 95 anos e ainda é vivo, mora no Rio de Janeiro (e eu em SP).
Meu tio (irmao do meu pai q ja nasceu aqui), a esposa dele, meus primos e seus filhos, todos do Rio, já conseguiram a cidadania portuguesa atraves do meu avô.
Minhas duvidas:
- posso pedir a minha cidadania portuguesa independente do meu pai resgatar a dele ou não?
- sou casada ha 20 anos, uma vez que eu pedi-la, meu marido tb pode te-la?
- Tenho um casal de filhos menores de idade, eles so podem obte-la qdo eu ja tiver, correto?
Estive numa agencia dos Correios e vi afixado no mural q ja é possivel pedir cidadania portuguesa, espanhola e italiana atraves de documentaçao retirada nos correios, porem a agencia q fui era franquia e disseram q so fazem isso em lojas proprias, alguem sabe se pode mesmo ser tudo feito via correios?
Muito obrigada!
Tenho 43 anos. Meu pai é português, mas naturalizou-se brasileiro na adolescencia, qdo veio morar no Brasil. Meu avô tb é portugues (nao naturalizado), tem 95 anos e ainda é vivo, mora no Rio de Janeiro (e eu em SP).
Meu tio (irmao do meu pai q ja nasceu aqui), a esposa dele, meus primos e seus filhos, todos do Rio, já conseguiram a cidadania portuguesa atraves do meu avô.
Minhas duvidas:
- posso pedir a minha cidadania portuguesa independente do meu pai resgatar a dele ou não?
- sou casada ha 20 anos, uma vez que eu pedi-la, meu marido tb pode te-la?
- Tenho um casal de filhos menores de idade, eles so podem obte-la qdo eu ja tiver, correto?
Estive numa agencia dos Correios e vi afixado no mural q ja é possivel pedir cidadania portuguesa, espanhola e italiana atraves de documentaçao retirada nos correios, porem a agencia q fui era franquia e disseram q so fazem isso em lojas proprias, alguem sabe se pode mesmo ser tudo feito via correios?
Muito obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se seu pai foi o seu declarante, nao precisa transcrever o casamento dele, isso se enviar o processo pelo correio.
Seu marido nao tem direito a cidadania "automatica", tera que viver por tres em Portugal pra conseguir.
Qual seria o primeiro passo, então?
Digo, o q devo dizer ao meu pai para fazer? Procurar o consulado de Portugal aqui em SP, uma agencia de correios?
Desculpe a total ignorancia...rs..entrei aqui realmente para compreender todo o processo.
pelo consulado esta bem rapido, se fizer por eles, seu pai tera que fazer a transcricao de casamento e atualizar os documentos, tem saido em 15 dias, e o processo de atribuicao tambem tem ficado pronto em menos de um mes, o primeiro passo eh conseguir a certidao de nascimento do seu pai, voce ja tem ?
Consiga uma certidao nova do seu pai para ver se aparece que ele se naturalizou.
Como disse a Cibele é muito provável que nao apareca a naturalizacao dele la em Portugal. Revise seus documentos e os dos seus irmaos para ver se em algum aparece o seu pai como brasileiro. Veja a certidao de casamento dele se tem alguma mencao tambem. Os documentos devem ser coerentes para que nao tenham problemas.
A certidao pode ser conseguida no site do portal do cidadao.
Nem nos dos meus filhos.
Em tempo, ele é divorciado de minha mãe, casado pela segunda vez.
Isso interfere em algo?
A esposa dele tb nao pode obter a cidadania, assim como meu marido? A minha tia, casada com meu tio q ja tem a cidadania, obteve-a tb....
Consiga uma certidao portuguesa dele recente para ver se aparece a naturalizacao.
Nos documentos de voces aparece que ele é portugues?
O importante é que nao aparece em nenhum documento que ele nao é portugues.
Se assim for nao sera dificil voces conseguirem suas cidadanias.
Voce poderia tentar pedir sua nacionalidade por atribuicao (pai portugues) pelo consulado portugues em SP mas acho que vai se complicar, pois ele teria que atualizar o BI e para tal teria que transcrever casamento, depois o divorcio que so se faz em Portugal e em seguida o outro casamento. Muita mao de obra.
Verifique como esta a situacao dele em Portugal com relacao à naturalizacao e dai entre aqui para ver que outros documentos precisara.
Isso complica muito?
Voce nao precisa da certidao de casamento dele, somente a de nascimento, entao peca pelo portal uma certidao nova e vai comprovar que nao consta a nacionalidade dele brasileira, e nesse caso, faca pelo correio, pois no consulado vao te exigir muitas coisas.
Atenção: O Bilhete de Identidade do pai, ou da mãe (aquele que for português) ou de ambos (no caso de serem os dois portugueses) deve estar válido e actualizado em relação ao estado civil. Por exemplo, se o casamento tenha ocorrido no Brasil, o mesmo terá de ser transcrito para Portugal.
É possivel omitir o casamento?
Se o seu pai foi o declarante do seu nascimento na sua certidao de nascimento voce precisará em primeiro lugar a certidao de nascimento do seu pai e os seguintes documentos:
1- sua certidão de nascimento em inteiro teor com firma reconhecida, autenticada no Itamaraty e legalizada no consulado português
2- copia autenticada do seu RG legalizada no consulado português
3- formulário 1C assinado frente a um funcionário do consulado português ou assinado em cartório reconhecendo a firma por autenticidade.
Revise bem os documentos e veja que os nomes, datas, etc. estejam todos corretos.
Coloque os documentos num envelope com o endereço que aparece no 1C.
No correio compre o vale que se chama Dinheiro Certo por 175 euros no seu nome. Leve um documento da gente para que emitam o vale (RG, CPF, etc). Anote o número do vale no quadro 8 do 1C. Coloque o recibo original no envelope, guarde uma copia pra você.
Enviar por SEDEX MUNDI.
Controle por internet a chegada do envelope em Portugal.
Abaixo o link do formulário 1C.
IMPRIMA A CORES NUMA MESMA FOLHA (FRENTE E VERSO). VEJA O MEU.
DECLARAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO-IMPRESSO MOD 1C[http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_r
Av. das Nações Unidas, 11857, 4º andar
Brooklin Novo
CEP: 04578-908
São Paulo - SP
TELEFONE: (0XX11) 5102-2526
FAX: (0XX11) 5102-2526 (opção 8)
eresp@mre.gov.br
Entre no site do portal do cidadao e veja como mandar os documentos (certidao de nascimento em inteiro teor) para autenticacao.
No site do Consulado aparece como mandar os documentos para legalizacao.
http://www.portalconsular.mre.g