Tenho direito a cidadania portuguesa

Eu sou bisneto de portugues sendo que meu bisavô morreu e minha vô que era filha dele tbm faleceu e minha mae nao obteve a cidadania entao quero saber se eu tenho como alguma chance de conseguir eu agradeço desde já .

Comentários

• ai eu consigo

Então se minha mae tirar eu tenho direito msm tendo minha avó falecido ela sendo neta ela pode conseguir e eu consigo tendo minha mae conseguido eu tbm posso ? e obrigado pela ajuda !
  • Roberto, como disseram anteriormente se sua avó não obteve a cidadania portuguesa antes de morrer, você não possui mais direito a cidadania. Sua mãe por outro lado ainda tem direito, mas mesmo ela obtendo, não seguiria adiante.
  • Roberto, infelizmente não. Sua mãe tem direito a Naturalização, que não pode ser passado pra filhos maiores de idade. Quem sabe no futuro a lei seja alterada, muitos acreditam que será.
  • Obrigado por vcs me ajudarem

Eu tinha lido sobre isso eu entendi dessa forma mas achei que nao tinha entendido mais blz obrigado msm por me ajudar um grande abraço paz!
  • Aproveitando o tópico...

Sou neta de portuguesa falecida que, até onde sei, não se naturalizou brasileira. Minha mãe é brasileira e ainda vive.
    Pesquisei na comunidade e vi tópicos com conselhos para casos parecidos com o meu. A atribuição para a mãe e posteriormente para mim seria possível, mesmo minha avó sendo falecida?

Como ainda estou começando a pesquisar o assunto, outra pergunta é sobre o processo de atribuição. Ele anula a cidadania brasileira, substituindo pela portuguesa, ou seria atribuída a dupla nacionalidade?

Desculpem pelas perguntas bem básicas, comecei a procurar sobre o assunto hoje e ainda estou estudando a viabilidade para a minha dupla cidadania.

Desde já obrigada!
  • thatiana

é o mesmo caso meu tbm, e a minha já ta saindo agora pra agosto assim espero, mas primeiro fiz a do meu pai filho do portugues, se precisar algo é só entrar em contato, abraços e boa sorte.
  • [APAGADO]
  • Pessoal,

muito obrigada pelas respostas!
  • Thatiana,
    Se voce nao tem filhos, poderia fazer tambem diretamente da sua avo, ou seja, pulando a sua mae, caso ela nao esteja interessada na nacionalidade portuguesa.
    Veja os topicos e guia de ajuda relacionados con NATURALIZACAO.
    SE VOCE MORA EM SAO PAULO, entre no site do consulado portugues e tambem tera informacao completa. Aparentemente, apesar de pedir mais documentos, pelo consulado de Sao Paulo, os processos estao saindo mais rapidamente.
    Qualquer duvida, pergunte.
  • Denise,

primeiramente, muito obrigada por responder.

não, não tenho filhos. Mas pelo o que li aqui, me parece que a atribuição é mais fácil e rápida do que a naturalização, não?
    Não moro em SP, moro no RJ. Será que tem como pedir fazer o processo pelo consulado de SP, mesmo estando no rio? (passando os documentos por fax, talvez?)
  • Thatiana,
    Pelo que dizem os companheiros cariocas, os processos pelo consulado do Rio estao demorando muito. Só usam o consulado para legalizar os documentos.
    Nao morando em SP nao é possível fazer nenhum processo por la. Eles pedem comprovante de residencia no nome do interessado.
    Vamos por partes:
    - voce ja tem a certidao de nascimento da sua avo?
    - ela é a declarante da sua mae na certidao de nascimento desta?
    - caso tenha casado, ela (avó) mudou de nome?

Responda estas perguntas para que possamos orienta-la um pouco mais.
  • Denise, mais uma vez obrigada pela atenção.

- voce ja tem a certidao de nascimento da sua avo?

Não, não tenho mais. Mas tenho a data de nascimento e sei a cidade onde ela nasceu (Viana do Castelo). Vi que há um link para solicitar certidões, é necessário saber mais do que isso para solicitar?

- ela é a declarante da sua mae na certidao de nascimento desta?

Creio que não. Acredito que tenha sido meu avô.

- caso tenha casado, ela (avó) mudou de nome?

Sim, ela casou. Não acredito que ela tenha mudado de nome porque meu avô coincidentemente tinha o mesmo sobrenome que ela, logo, não haveria sentido :)
  • ´Thatiana,
    Os avòs casaram em Portugal? Se casaram no Brasil e a avó nao foi a declarante ou mudou de nome ao casar, voce tera que fazer a transcricao de casamento dos avos la em Portugal, caso essa nao tenha sido feita ainda, antes de solicitar a cidadania da sua mae.
    Para pedir a certidao dela voce precisa da data de nascimento, filiacao e local exato, ou seja, concelho e freguesia.
    Entre no site abaixo, inscreva-se e solicite.

http://www.portaldocidadao.pt
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.