Por onde começar!!!

Boa noite pessoal! Gostaria de saber como faço para retirar minha cidadania portuguesa, sou neta um de portugues com uma alemã que vieram para Minas faz um tempo. Acontece que meus avós faleceram antes do meu nascimento e não sei por onde começar e o que fazer, já pesquisei e as informações não se encontram ou cada um fala um coisa me deixando bem perdida.

Portanto gostaria da ajuda de vcs! O que devo fazer?! Quais os documentos preciso procurar, o que preciso fazer?! Enfim, sou completamente leiga no assunto e sem qualquer informação, mediante isso qualquer ajuda será bem vinda. A única coisa que eu sei é que meu tio retirou a dele a pouco tempo, mas como não tenho um relaçao muito boa com ele resolvi pedir a ajuda vcs!

Desde já agradeço muitissimo e aguardo pelas respostas!!!

Obrigada!!!

Bjus

Comentários

• Meu pai que teria direito, mas disse que não se interessa por isso, portanto que ele nunca correu atras disso. Pensei em fazer dessa forma que vc me disse, passando de geração e no caso pulando uma. Sabe me dizer se eu fizer dessa forma meus futuros filhos poderão retirar a cidadania?!
  • Sei bastante coisa do vô sim, inclusive tenho uma tia viva que é irmã dele que a pouco tempo foi a Portugal e visitou a cidade que eles nasceram - Braga - tudo isso foi pago pela embaixada. Foi atraves de uma conversa com essa minha tia que fui orientada a fazer o pedido.

Meu pai não tem interesse pq não tem mais pretensão de viajar e acha que vai ser um dinheiro gasto a toa. Me orienta, o que vc acha melhor: meu pai tirar e eu tirar apos a ele ou eu fazer esse pedido de naturalização?1 Os "beneficios"são os mesmos?! Existe alguma diferença de um p/ o outro?! Qto custa mais ou menos tdo o processo?!
  • Naturalização: 9+ meses de espera, mais documentos necessários, vira português a partir da dada de naturalização (ou seja, influi nos direitos dos filhos já nascidos), não é possível se candidatar a certos altos cargos públicos, teoricamente pode perder a nacionalidade brasileira (APENAS teoricamente, pois na prática nunca ocorreu e quase certamente nunca ocorrerá, pois um país não controla o outro... além disso, o Brasil não tem interesse em revogar a nacionalidade de nenhum cidadão)

Atribuição: 5+ meses de espera, menos documentos necessários, é considerado português retroativamente (a partir da data de nascimento), é possível se candidatar até a presidente, não pode perder a cidadania brasileira nem teoricamente. Sem contar os gastos com os documentos adicionais da naturalização, acho que o preço é o mesmo.
  • Gabriella,

nos aconselhamos por atribuicao, eh bem mais facil e menos burocratico, mas fazer o processo de atribuicao de duas geracoes, custa mais caro do que fazer direto a naturalizacao, se o seu pai nao quer, faca por naturalizacao, se voce nao tem filhos, nao tem problema, mas ele pode vir a querer quando te ver portuga, ja aconteceu isso por aqui.
  • Para os documentos veja a Guia de Ajuda da Comunidade.
    E por uma questao pratica, faca as pazes com o tio. Vai economizar tempo e dinheiro!! rsrsrsrsrssrsrsrsrsrsrs
  • Meu interesse é retirar a cidadania p/ poder viajar e transitar com mais facilidades e possivelmente ir para estudos (futuro doutorado), não tenho interesse em me candidatar ou exercer cargos públicos. Então o objetivo da cidadania seria esse, viagens e estudos, além de poder passar isso para os meu futuros filhos. Então vcs acham que no meu caso o processo de aquisição é melhor que o de naturalização?!
  • [APAGADO]
  • A atribuicao eh sempre o melhor caminho, quando existe essa possibilidade, que eh o seu caso.
    Custa mais barato, exige menos documentos e mesmo que seu pai nao tenha interesse, como vc escreveu, pra ele nao muda nada e facilita as futuras geracoes.
  • FAÇA POR ATRIBUIÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.